O cartão PJ é um facilitador incrível para a gestão financeira da empresa. Só que a falta de administração também pode causar alguns problemas, como gastos excessivos com as tarifas.
Cada ação, positiva ou negativa, influencia diretamente no seu fluxo de caixa. O desequilíbrio financeiro pode ainda comprometer o sucesso da sua empresa e a prosperidade do negócio.
Então queremos orientar você um pouco mais sobre cartão de crédito corporativo, as vantagens e como economizar com as tarifas. Vamos nessa?
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
O que é um cartão PJ?
O cartão empresarial geralmente é cedido por instituições bancárias a todos os clientes empresariais.
Além das funcionalidades comuns, o cartão de crédito corporativo ainda traz uma série de benefícios para o empreendedor, como limites rotativos extras, créditos especiais e tarifas diferenciadas para as transações.
Ter ou não um cartão para empresas é opcional, de fato, mas você verá mais abaixo que ele ajudará o seu negócio em diversas situações, sejam elas financeiras ou administrativas.
Aqui na Cora, por exemplo, nosso cartão para empresas oferece a segurança para todos os clientes. Além do cartão físico, você ainda pode solicitar um cartão de crédito virtual, destinado apenas para transações online.
Conheça mais do seu cartão Cora e veja como solicitar:
Vantagens do cartão corporativo
O cartão PJ pode estar ou não associado à conta da empresa. Quando ele é emitido pelo mesmo banco no qual você administra o seu financeiro, as vantagens podem ser ainda maiores.
Em todos os casos, ele trará benefícios. Listamos alguns mais abaixo.
Controle de gastos de funcionários
O cartão empresarial permite que todos os gastos feitos por seus funcionários, quando estiverem em atividades externas, seja controlado de maneira mais efetiva.
Tudo é registrado pelo internet banking e mais facilmente anexado em relatórios financeiros. Nada de notas e recibos avulsos. Tudo é digitalizado e prático.
Planejamento financeiro melhorado
Se você tem um controle melhor dos gastos da empresa, automaticamente terá o planejamento contábil melhorado.
O cartão empresarial ajuda no controle de limite de gastos, na administração de investimentos, assim como indicará para onde está indo o passivo da empresa. Você consegue, por exemplo, relacionar quanto investiu em um determinado fornecedor e analisar se ele é ou não a melhor opção para o seu negócio.
Segurança financeira
Permitir que seus funcionários realizem atividades externas portando um cartão corporativo é muito mais seguro do que enviá-los com dinheiro físico, concorda?
Além disso, quase todos os bancos permitem que as transações sejam confirmadas por SMS ou PIN exclusivo, o que evita fraudes.
Leia também | Qual o melhor cartão corporativo para sua empresa?
O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa
Como economizar com as tarifas do cartão PJ?
Você pode ter um cartão de crédito PJ ou até mesmo de débito e não comprometer as despesas da empresa. Observando alguns pontos, dá para manter o equilíbrio e aproveitar todas as vantagens que listamos no tópico anterior.
Observe as taxas de juros
Toda emissora de cartão PJ tem as regras para atrasos de fatura. Antes de solicitar o cartão, entenda quais as taxas são cobradas e compare com outras instituições.
Também dá para negociar algumas taxas, principalmente quando você emite um cartão que está associado à conta da empresa.
Aqui na Cora, por exemplo, emitimos um cartão de débito PJ no momento da abertura da conta, o que ajuda o controle das finanças e não dá dores de cabeça quanto a taxas de juros, já que você utiliza o próprio limite disponível na sua conta!
Conheça mais do seu cartão de crédito Cora!
Entenda todas as taxas cobradas para evitar surpresas
Assim como as taxas de juros por atrasos, os bancos ou financeiras também podem cobrar taxas como anuidade, emissão de cartões extras – ou segunda via, em caso de perda/roubo -, seguro do cartão, entre outros.
Todas as taxas estão sempre detalhadas no contrato, quando você solicita o cartão. Leia sobre cada uma delas e, caso encontre alguma taxa que não seja útil para você, tente negociar com o banco essa cobrança.
Para te ajudar, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), disponibiliza uma lista completa com todas as taxas cobradas pelos bancos. Você pode acessar o site e conferir mais rapidamente todos esses detalhes.
Converse com seu banco
Se você associa o cartão PJ com a conta da empresa, além de ter um limite de gastos maior, consegue fazer uma gestão financeira mais eficiente, reduzindo as taxas cobradas por outras instituições.
Essas vantagens crescerão ainda mais com a chegada do Open Banking no Brasil, quando as emissoras e bancos conseguirão criar pacotes de serviços mais personalizados e, consequentemente, mais econômicos.
No entanto, enquanto essa atualização não chega por completo, converse com o seu banco. Veja quais as taxas podem ser retiradas do cartão ou se dá para conseguir um desconto sobre elas.
Você gostou das dicas sobre cartão PJ? Dá para ficar por dentro de muitas outras novidades da Cora! Assine nossa newsletter e saiba de todos os benefícios da sua nova conta!