O que significa ser acionista de uma empresa?
É chamado de acionista aquele que detém ações de determinada empresa. Essas ações podem ser negociadas para venda ou compra porque a oferta da empresa é feita publicamente, como acontece com as empresas de capital aberto na Bolsa de Valores.
Cada ação representa uma pequena parte do capital social da empresa. Dessa forma, o acionista é um investidor que poderá ter maiores ou menores poderes de participação sobre a instituição a depender da quantidade de ações que ele possuir.
Os acionistas são classificados em três tipos: acionista controlador (como o nome sugere, ele tem o controle sobre a empresa e poder de influência sobre os outros acionistas para tomadas de decisões), acionista majoritário (por possuir 50% ou mais da ações da companhia, o investidor desempenha um papel de destaque sobre os rumos da empresa) e acionista minoritário (esse é um investidor que não possui muitas ações da empresa, mas tem participação em tomadas de decisões importantes).
Com frequência o acionista majoritário é também o acionista controlador, já que o seu volume de ações lhe permite sobrepor suas decisões às dos demais investidores.
O direito de voto em assembleias gerais não está ligado a essa classificação, mas sim ao tipo de ação detida. Somente acionistas com ações ordinárias podem participar das tomadas de decisão de uma empresa.