Uma das etapas mais importantes para quem deseja empreender ou impulsionar o crescimento de um negócio é a hora de elaborar a estratégia que irá nortear todas as decisões da empresa.
Mas, apesar disso, muitas pessoas empreendedoras têm pouca noção de como fazer um planejamento estratégico e acabam prorrogando e tomando ações sem uma visão clara e estratégica do negócio.
E é aí que mora o perigo. O plano estratégico de uma empresa é determinante para que você saiba exatamente o caminho que quer seguir, quais resultados irá acompanhar e, principalmente, as ferramentas que irá usar para atingir o objetivo.
Se você está em busca de aprender a como fazer um bom planejamento estratégico, continue a leitura e conheça 10 passos para criar o seu.
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O que é planejamento estratégico?
Como o próprio nome sugere, planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que orienta e norteia sua empresa. Este planejamento será o guia das ações que você e todos os envolvidos na sua empresa devem tomar para alcançar seus objetivos.
Seja para montar um modelo de negócio ou otimizar os resultados de um negócio existente, o plano de ação estratégico funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.
Neste planejamento, você irá mapear as oportunidades e ameaças do negócio, incluir visão e valores e definir os objetivos. Isso ajudará a tomar decisões certas para a saúde geral da sua empresa.
Qual é a importância do planejamento estratégico?
Saber como fazer um bom planejamento estratégico é essencial para o sucesso do seu negócio desde o início. Ou seja, antes mesmo de definir o tipo de empresa que você quer montar, o planejamento estratégico precisa estar desenhado.
Mas não pense que, depois das portas abertas, essa necessidade desaparece. Muito pelo contrário, é aí que esse plano se faz ainda mais necessário. Isso porque, com o andamento dos negócios, você começa a analisar as métricas e observar se o resultado faz ou não sentido.
Empresas bem planejadas já nascem com uma identidade própria e um diferencial competitivo. Assim, é possível desenvolver seus processos, produtos e serviços com base nos propósitos designados. E é através desse planejamento que você irá entender se o caminho e as ações tomadas estão certas ou não.
Agindo de forma estruturada desde o início, será possível enxergar de longe o caminho para crescer e ganhar espaço no mercado, além de ter mais informações para ajustar a rota quando necessário. Assim, você evita apostar no lucro a curto prazo, correndo risco de ter vida curta.
E agora que você já entendeu o que é planejamento estratégico e a importância de se fazer um, é hora de colocar a mão na massa.
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Como fazer um planejamento estratégico?
A seguir, você vai conhecer o passo a passo para fazer um planejamento estratégico empresarial. Anote tudo e bom trabalho!
1. Faça um diagnóstico da sua empresa
É nesta etapa que você irá conhecer o mercado e sua força para lutar por ele. Um bom diagnóstico irá te ajudar a entender tudo sobre o que você está se propondo a fazer.
Pense que aqui será como um raio X completo do negócio. Você irá avaliar o seu planejamento financeiro empresarial, construção de marca, desempenho de processos, interesse dos consumidores, qualidade dos produtos/serviços que você irá vender/ prestar, entre outros fatores.
Para te ajudar nesta etapa, há um método muito difundido e útil para avaliar as condições externas e internas de um negócio. Este método é conhecido como análise SWOT.
Mas não se assuste com o nome. Se você nunca ouviu falar sobre isso, descomplicamos tudo pra você:
SWOT é uma sigla em inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em tradução livre, significa: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Forças: pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior e eficiência operacional.
- Fraquezas: pontos fracos e vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento.
- Oportunidades: eventos e situações que podem favorecer a empresa no mercado em uma projeção futura, como a abertura de crédito ou uma tendência de consumo.
- Ameaças: fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como uma crise ou entrada de um novo concorrente.
2. Conheça seus objetivos
A partir do momento que você fez a análise SWOT e já conhece todas as oportunidades e ameaças da sua nova empresa, é hora de definir os objetivos.
Uma dica importante para esta etapa é definir os objetivos estratégicos em metas realizáveis por período. Imagine como um jogo de videogame: você precisa passar fases para alcançar o objetivo principal.
3. Mapeie o mercado e concorrentes
Se for possível, faça uma pesquisa de mercado e mapeie os concorrentes. Assim, você entenderá o que a concorrência está fazendo de certo para te servir de base – e também o que não fazer, como:
- Usa redes sociais?
- Interage com o público?
- Há preocupação com produção de conteúdo relevante?
- Pratica preço competitivo?
- Qual abordagem usa para vender seus produtos e serviços?
- Anuncia online?
- Há recorrência de compra?
Respondendo essas perguntas, você conseguirá entender como será a estrutura do seu negócio, quais fornecedores você irá precisar e até mesmo como ser melhor que seu concorrente e como criar um produto/ serviço que seu público está atrás.
4. Crie ações que você realmente consiga desenvolver
É comum, ao se fazer um planejamento estratégico, pensar em diversas ações para executar a fim de se alcançar os objetivos. E neste momento, com a cabeça a mil, a pessoa empreendedora começa a ter milhões de ideias.
No entanto, saber definir qual delas será executada e qual a ordem de execução é bem importante. Pense na sua estrutura, até mesmo financeira, e valide qual é possível executar agora e qual o resultado ela trará.
Cuidado para não pensar em ações simples demais, que não trarão resultados consideráveis. Nao eprca seu tempo.
5. Defina métricas de sucesso
Saber o que medir e por que medir é muito importante. Não deixe de mapear nenhuma métrica, mas também não dê importância demais para métricas que não fazem sentido para o negócio.
Aqui, é importante entender o que seus concorrentes validam como métrica de sucesso e o resultado que eles têm alcançado, como margem de lucro, por exemplo: qual é a comum e saudável para o seu nicho de mercado?
6. Prepare um cronograma
Após fazer seu planejamento, é hora de começar a executar as ações. Mas é claro que, muitas vezes, é impossível executar tudo de uma vez.
Para isso, um bom cronograma de ações é imprescindível. Ele te ajudará a entender qual executar primeiro, o que você terá de retorno e qual métrica usar para definir o sucesso dessa ação.
7. Tem uma equipe? Inclua todo mundo
Se você já tem funcionários ou sócios, deixe todos saberem e conhecerem seu planejamento estratégico. Envolta todos do seu ambiente interno.
Assim, é mais fácil conseguir envolver todos e colocá-los em direção ao mesmo objetivo.
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8. Hora de colocar o plano em prática
Após o planejamento construído, métricas definidas e cronograma de ações pronto, é hora de colocar o plano de ação em prática. E caso no decorrer do caminho você perceba que algo não está claro ou faltando uma etapa, não se preocupe em recuar e planejar novamente.
O importante é ter todas as ações bem mapeadas e não executar nada que não esteja no plano. Isso te ajudará a não se perder no caminho.
9. Monitore os resultados conquistados
Com o planejamento em execução, é hora de colher os dados para analisar os resultados. Você precisa olhar bem para o passo 5 e entender o que medir como resultado de cada etapa.
Se algo não estiver saindo conforme o planejado, volte, reavalie e entenda se as ideias estão sendo bem executadas ou não.
10. Avalie tudo e revise o plano periodicamente
Como já dito anteriormente, um bom planejamento estratégico nunca terá fim. É importante sempre revisitá-lo. Afinal, com o passar do tempo, você irá conhecer mais sobre seu mercado, entender melhor as dificuldades e ter mais clareza sobre como chegar ao seu objetivo.
Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico e como isso te ajudará nas tomadas de decisão da sua empresa, continue acompanhando os conteúdos do Cora Blog para conhecer outras ações importantes para o sucesso da sua empresa.
Até a próxima e bons negócios!