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O que é pagamento recorrente para empresas?

12 de novembro de 2021
o que é pagamento recorrente

As tendências do mercado mudam em uma velocidade incrível e você precisa estar atualizado. Por exemplo, você já ouviu falar e sabe o que é pagamento recorrente?

Hoje em dia, todo mundo tem pelo menos um serviço que funciona com esse modelo de pagamento. A assinatura da Netflix é uma ótima forma de ver isso acontecendo na prática. Você só precisa cadastrar um cartão de crédito ou conta bancária no site do streaming para que a cobrança seja feita todos os meses.

O modelo de cobrança recorrente é bastante prático e tem se tornado um xodó dos usuários de serviços de assinatura. Isso porque ninguém precisa se preocupar com boleto bancário ou ainda correr o risco de esquecer a data do pagamento e ter o serviço suspenso.

Já como empresa, essa forma de pagamento ajuda bastante no planejamento financeiro, já que possibilita ter uma receita previsível, organizando as contas sem sufoco. Além disso, é uma ótima maneira de fidelizar clientes, pois dá para oferecer descontos e até gratuidade por tempo determinado.

Agora, imagine se a sua empresa adotasse um serviço de cobrança recorrente para seus clientes? Nós temos certeza de que a sua oferta seria bastante atraente para os clientes. Por isso, preparamos este texto com todas as informações que você precisa, desde a contratação até a implementação do pagamento recorrente em seu modelo de negócio.

 

Leia também | Mensagem de cobrança: qual a forma adequada de cobrar o seu cliente?

 

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente, como o próprio nome indica, é uma forma de cobrança automática realizada por períodos pré-determinados – mensal, bimestral, semestral, anual, etc. Nesse sentido, as cobranças geralmente são feitas em cartão de crédito, débito ou conta corrente e os valores são fixos, pois se referem à assinatura de algum produto ou serviço.

Atualmente, essa forma é considerada um dos melhores meios de pagamento da era digital, pois facilita muito o relacionamento da empresa com o cliente. 

 

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Pagamento recorrente não é o mesmo que débito automático

Apesar de terem finalidades parecidas, o pagamento recorrente e o débito automático funcionam de formas diferentes.

O débito automático é a cobrança autorizada pelo cliente, realizada na conta bancária, sem a necessidade de um plano de assinatura. Essa forma de pagamento é geralmente feita por empresas de serviços de consumo, como energia, água, telefone, etc.

No caso do pagamento recorrente, é indispensável a contratação de um plano, com valor fixo e por períodos pré-determinados em contratos, como já explicamos mais acima.

Além disso, o débito automático é feito por contas após o consumo. Ou seja, você consome ou utiliza o serviço para depois pagá-lo, por isso o valor é variável. Já na cobrança recorrente, o valor é pago antecipadamente para que você tenha acesso àquilo que está contratando. 

 

Principais tipos de cobrança recorrente

O pagamento recorrente é uma tendência global e provavelmente será adaptado para praticamente todo tipo de negócio. Por enquanto, os setores que mais utilizam esse modelo são: 

 

Serviços pessoais

Academias, lavanderias, estacionamentos, escolas, clínicas de estética, clubes esportivos e diversos outros serviços que utilizamos em nosso dia a dia já adaptaram a forma de pagamento para uma cobrança recorrente.

Nesses casos, é comum que o cliente tenha uma carência mínima para permanecer no plano. Assim, é possível aproveitar muitos outros benefícios adicionais, como descontos no valor da mensalidade, gratuidades em estabelecimentos parceiros e clubes de fidelidade.

 

Serviços de streaming

Podemos dizer que esses serviços foram os maiores incentivadores da cobrança recorrente nos últimos anos. Estamos falando de serviços de empresas como Netflix, Amazon Prime, Spotify, Globo Play, dentre outros.

Essas empresas cobram uma assinatura todos os meses do cliente e, em troca, oferecem uma plataforma repleta de entretenimento, como músicas e filmes, sem limite de uso.

 

Serviços SaaS

Apesar da popularidade desse meio de pagamento ter vindo com os serviços de streaming, foram as empresas de SaaS (Software as a Serviço ou na tradução Software como Serviço) que utilizaram a recorrência de cobrança pela primeira vez. Na época, início dos anos 2000, esse modelo  ainda era chamado de “economia recorrente”.

Essas empresas oferecem licenças de softwares na nuvem, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos programas. Isso foi uma alternativa a compras de licenças definitivas, que nem sempre tinham um custo acessível.

 

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Clubes de assinatura

Talvez esses sejam os tipos de pagamentos recorrentes mais recentes no Brasil. Os clubes de assinatura vêm crescendo muito nos últimos cinco anos, sendo o maior índice em 2020, segundo dados do BetalabsNos clubes de assinatura, os clientes recebem as famosas “caixinhas” recheadas de produtos específicos, como livros, maquiagem, bebidas, comidas e utensílios domésticos.

 

Principais vantagens em optar pelo pagamento recorrente na sua empresa

Entendendo melhor o que é pagamento recorrente, diversas perguntas acabam surgindo: o que a minha empresa vai ganhar com esse modelo? Vale a pena adotá-lo em meu negócio? Como isso pode ajudar o meu faturamento? 

Para te ajudar com essas dúvidas, listamos algumas vantagens para você:

  • melhor previsibilidade de pagamentos: se você tem um serviço com uma base de clientes fixas, consegue prever melhor o quanto a sua empresa vai faturar por mês considerando, é claro, a margem de inadimplência;
  • mais chances de fidelização: você poderá oferecer mais benefícios para esses clientes e fidelizá-los mais rapidamente;
  • venda recorrente e descomplicada: todo o processo de venda é facilitado, já que o cliente tem autonomia para escolher o plano, cadastrar a forma de pagamento e o serviço é disponibilizado automaticamente para.

 

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Como ter o serviço de pagamento recorrente na sua empresa?

O pagamento recorrente é um serviço que pode ser contratado em bancos ou plataformas específicas. É preciso verificar com a sua agência a disponibilidade e os custos vinculados com o serviço.

Aqui na Cora, estamos atualizando nossos sistemas para que você possa aproveitar esse serviço logo logo.  Por enquanto, convidamos você para conhecer nossa conta PJ gratuita e repleta de benefícios que ajudarão a sua empresa a crescer cada vez mais.

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Por Equipe Cora
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