Como montar um negócio online provavelmente foi um dos termos mais buscados no Google desde o início da pandemia no Brasil.
Segundo a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita em parceria entre o PayPal Brasil e da BigDataCorp, o número de lojas virtuais explodiu em 2020, com um crescimento de 40% em nosso país. Esse número representa uma movimentação financeira elevada e a geração de grandes oportunidades de negócio.
O interesse em ter um e-commerce também cresceu por parte de empreendedores que já tinham seu negócio, mas apenas em lojas físicas. O fechamento da maioria dos comércios, que durou quase um ano, incentivou a busca por novas estratégias de renda.
De início, ter um negócio online vai parecer um bicho de sete cabeças, pois há a necessidade de estruturar um site inteiro, o que aparentemente não tem um custo tão acessível.
Em partes, a ideia acima não está errada. No entanto, o avanço das tecnologias criadas no último ano, favoreceu muito o pequeno empreendedor que deseja investir em um negócio na internet.
Neste post, queremos mostrar um passo a passo prático, que ajudará você em todo esse processo de montar um negócio online e ganhar dinheiro vendendo os seus produtos pela internet.
Além disso, deixamos algumas dicas para quem deseja – e precisa – economizar e apontamos alguns setores que estão rendendo muito bem, que podem ajudar aqueles totalmente iniciantes e que buscam ideias para empreender! Confira.
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Criando seu negócio online: passo a passo
Quem está descobrindo como montar um negócio online, notará que o processo envolve etapas bem diferentes das empresas físicas. Por isso, mesmo que você tenha uma loja de rua ou shopping, por exemplo, vale considerar cada um dos passos abaixo para não ter problemas no futuro.
Passo 1: faça uma análise de mercado
Se você já atua em algum segmento, conseguirá direcionar a sua análise de mercado muito mais facilmente. No entanto, não desconsidere essa avaliação. O comportamento do consumidor na internet é diferente do comportamento do consumidor para lojas físicas, o que pode direcionar o seu negócio errado e gerar prejuízos financeiros.
Monte uma análise considerando:
- o rendimento do segmento;
- veja quem são os seus maiores concorrentes;
- entenda como essas lojas comercializam os produtos ou serviços;
- entenda a previsão de crescimento do mercado;
- quem são os melhores fornecedores;
- quais os melhores canais de adesão dos seus consumidores (Instagram, site, marketplace, etc).
Considere ainda, reavaliar essa análise de mercado sempre que for necessário!
Passo 2: defina o seu modelo de negócios
Um dos primeiros passos é definir o modelo de negócios. Isso porque ele é a base para qualquer empresa e sem ele, você não consegue crescer muito e a sustentabilidade da sua loja online fica comprometida.
Atualmente, é possível encontrar algumas plataformas que ajudam as pessoas empreendedoras a criar um modelo de negócios online. No entanto, vale ainda realizar essa construção na forma convencional.
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Passo 3: planeje bem os custos certos
Esse é um passo comum em qualquer planejamento financeiro de uma empresa. No caso de quem está descobrindo como montar um negócio online, perceberá que alguns investimentos devem ser adicionados como prioridade de gastos.
Inicialmente, você terá gastos essenciais, como:
- contratar uma plataforma de loja online;
- montar ou comprar um template para loja virtual. Em algumas plataformas, há a possibilidade de iniciar o negócio com um layout gratuito, mas considere investir nisso no futuro;
- comprar o domínio, que tem cobrança anual;
- comprar o certificado de segurança para lojas online (SSL), que garante transações e a navegação segura.
Para estruturar o comércio digital, você precisará fazer mais alguns investimentos:
- comprar um pequeno estoque ou criar pacotes específicos para o seu serviço;
- investir em embalagens seguras e que sigam o padrão exigido pelos Correios ou outras transportadoras.
Já para a divulgação da sua loja, considere:
- contratar um profissional para trabalhar o marketing e a comunicação da loja online;
- ter uma plataforma de CRM, para entender melhor os estágios de venda online e conseguir fechar mais negócios com seus clientes;
- contratar um sistema de automação para envio de e-mails, notas fiscais, comunicados, etc.
Além de todos os investimentos acima, você também pode sentir a necessidade de pagar por outros serviços, dependendo do seu ramo de atuação.
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Passo 4: invista em comunicação
O marketing é um investimento indispensável para quem tem loja online. É somente através da divulgação do seu negócio que as vendas, principalmente para quem está iniciando.
A comunicação para lojas online inclui ações e investimentos como:
- crie uma persona para entender melhor o comportamento do seu público-alvo;
- gere conteúdos relevantes e frequentes. Evite “sumir” das redes sociais e, caso precise fazer algum tipo de mudança de estratégia, sempre deixe seu público por dentro do que está acontecendo;
- alimente uma comunicação direta e mais humanizada com seus clientes. Evite robôs, mensagens automáticas, entre outros;
- o e-mail marketing vale ouro, então crie uma estratégia muito específica para esse meio de comunicação e invista em marketing digital.
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Passo 5: analise os resultados e corrija os erros
Errar é comum, principalmente se é um tipo de negócio novo para você. No entanto, para crescer e ter ainda mais lucro com a empresa, é preciso entender onde está errado e, principalmente, corrigir esses problemas.
Quem tem loja online, perceberá que esse tipo de análise acaba se tornando bem mais prática, pois a maioria das plataformas de loja online fornecem gráficos precisos, que vão se alimentando à medida que as vendas acontecem.
Caso você não tenha experiência com comércio online, vale contratar periodicamente um estrategista para dedicar um tempo analisando erros como:
- problemas com o código do site;
- erros de marketing e comunicação;
- problemas na produção
- falhas na entrega dos produtos ou serviços.
Passo 6: tenha uma logística e contabilidade segura
Talvez essa seja a dica mais importante e determinante para o sucesso da sua empresa na internet.
Ter uma logística de entrega que realmente funciona é fundamental. Não adianta trabalhar todos os pontos acima, se o seu produto ou serviço não chega no cliente.
Então, caso precise realizar entregas físicas, veja como funcionam os custos e prazos dos Correios ou transportadoras, para programar e comunicar o seu cliente sempre que uma venda acontecer.
Quanto à contabilidade, ter um controle financeiro também é importante. Além das planilhas e planejamentos estratégicos que ajudam nesse processo, a escolha do banco certo faz toda diferença.
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