Ao contrário do que muita gente imagina, cartão de crédito e fluxo de caixa saudável podem ter tudo a ver.
Mas, para que essa modalidade de crédito realmente funcione como uma aliada das finanças da sua empresa, é muito importante entender como ela funciona e como usar seu cartão de crédito PJ da melhor forma possível, sem extrapolar o orçamento. E é sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Antes de mais nada, o que é fluxo de caixa?
Antes de explicar como o cartão de crédito e fluxo de caixa vão ajudar você com as finanças do negócio, precisamos reforçar um conceito importante.
Sabemos que muitos pequenos empreendedores ainda não entendem bem o que é o fluxo de caixa e o consideram apenas como o valor que está na conta ou no caixa físico da empresa. Em partes, é exatamente isso, mas a ideia abrange muitos outros detalhes.
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que vai ajudar você a acompanhar todo o fluxo de dinheiro que entra e sai da sua conta de pessoa jurídica. É nesse controle que você também registra o financeiro do cartão de crédito corporativo, mesmo que ele só seja faturado após 30 dias.
Como um cartão de crédito podem ajudar a impulsionar o fluxo de caixa?
Quando falamos que cartão de crédito e fluxo de caixa caminham juntos no financeiro de uma empresa, estamos nos referindo principalmente às contas a pagar e as compras a prazo.
Explicamos melhor. Quando você opta por pagar uma conta ou comprar insumos para o seu negócio com os cartões de crédito corporativos, gera o que chamamos de fluxo de caixa projetado. Esses são débitos que, de outra forma, teriam que ser pagos hoje. No entanto, você se dá mais tempo para encontrar o dinheiro necessário para quitá-lo.
Normalmente, o período de carência é de 30 dias e, nesse tempo, você pode usar o dinheiro disponível em caixa para pagar outras contas ou investir em novas oportunidades.
Além disso, cartões de crédito e débito podem gerar “recompensas” que serão utilizadas futuramente. Os programas de pontos e cashback, por exemplo, ajudam a acumular saldos que podem ser trocados por itens, transformados em bonificações ou até prêmios para seus colaboradores. Esses reembolsos podem fornecer um fluxo de receita adicional, mesmo que pequeno.
Aliás, se você sente que está precisando ter mais visibilidade sobre as finanças da sua empresa e quer uma ferramenta que te ajude a organizar as contas, baixe nossa planilha de controle financeiro empresarial gratuita e pronta para usar.
3 razões para tornar o cartão de crédito e fluxo de caixa aliados financeiros
Você já viu até aqui que o cartão de crédito empresarial pode ajudar a manter o fluxo de caixa do seu negócio sempre positivo.
Realizar pagamentos com cartão como plano de ação emergencial vai favorecer o controle financeiro, é fato. No entanto, há mais três razões que queremos destacar e que tornam o cartão de crédito e fluxo de caixa grande parceiros na gestão empresarial. Veja:
1 – Financiamento de curto prazo e (quase sempre) sem juros
As linhas de créditos oferecidas para empresas ajudam muito o controle de fluxo e o capital de giro. No entanto, esses empréstimos quase sempre estão agregados a taxas administrativas e cobranças de juros que podem comprometer um pouco mais o caixa da empresa.
Com os cartões de crédito, você pode realizar investimentos, compras de estoque, pagamentos de contas e outras movimentações financeiras com garantia de não pagar taxas extras nesse processo.
2 – Economia de tempo e custo na consolidação de despesas
Com tantas entradas e saídas durante o mês, as pequenas empresas podem precisar de mais mão de obra dedicada à gestão financeira e de trabalho administrativo, que nem sempre pode ser feito por softwares.
Quando você une cartão de crédito e fluxo de caixa, consegue reduzir a consolidação de despesas e agilizar o trabalho do seu pessoal de financeiro. A razão é que os extratos são gerados automaticamente pelo internet banking do cartão, economizando tempo e esforço de quem faz esse processo.
3 – Separação dos custos pessoais e corporativos
Por fim, vale dizer que é muito interessante que os gastos relacionados ao negócio fiquem concentrados em um cartão de crédito PJ, por menor que seja a sua empresa.
Dessa forma, é possível enxergar com mais clareza o quanto você gasta por mês para sustentar o seu negócio e acompanhar a evolução das despesas por meio de uma fatura única. Assim, pode até ficar mais fácil perceber oportunidades de reduzir gastos.
Uma coisa é certa: misturar contas pessoais com as despesas do negócio vai atrapalhar o fluxo de caixa e toda a contabilidade da sua empresa.
Cuidados importantes
Como já dissemos, um cartão de crédito PJ pode ajudar e muito a sua empresa a se desenvolver. No entanto, lembre-se que, entre as diversas opções disponíveis no mercado, você deve escolher uma opção com vantagens que realmente façam sentido para o seu negócio.