Para muitas pessoas empreendedoras, os conceitos de lucratividade e rentabilidade são sinônimos. Mas será que são mesmo?
A resposta é: não!
Apesar dos dois conceitos estarem relacionados com a entrada de dinheiro na sua empresa, há muitas diferenças entre lucratividade e rentabilidade, principalmente na prática.
E para ter uma boa gestão financeira, é preciso estar totalmente alinhado com todos esses conceitos antes de tomar decisões e colocar a sua empresa em risco.
Então dedicamos um conteúdo inteirinho só para conversar sobre rentabilidade e lucratividade de uma forma didática, simples e bem prática. Confira!
Antes, saiba o que é lucratividade e rentabilidade
Dizer que uma empresa é rentável ou lucrável pode parecer a mesma coisa, mas vamos compreender o conceito das duas coisas e concluir que há diferenças.
O que é lucratividade?
Como o nome já supõe, lucratividade é um indicador de lucro, ou seja, quanto de lucro líquido a sua empresa tem, em relação a receita total.
Se pareceu um pouco confuso nesse início, você perceberá que é bem mais simples quando aplicar a fórmula básica para se calcular a lucratividade de uma empresa:
Lucratividade = Lucro Líquido x 100 ÷ Receita total
Dica importante: classifique como lucro líquido, o lucro total da sua empresa após os descontos das despesas fixas e variáveis. Podemos também dizer que é o total de receita que o seu negócio recebeu em um determinado período.
Vale lembrar ainda que o índice de lucratividade é dado em percentual, por ser um indicador de eficiência operacional.
O que é rentabilidade?
A rentabilidade, por sua vez, vai por um caminho até oposto ao da lucratividade. Esse conceito, representa a capacidade que o seu negócio tem de gerar renda.
A grande diferença é que, a rentabilidade pode indicar o alcance financeiro da sua empresa sobre investimentos em produtos, focando na geração de lucro.
Esse indicador também é medido em percentual e possui uma fórmula básica para o cálculo:
Rentabilidade = Lucro Líquido x 100 ÷ Investimento
Entender a lucratividade na prática é bem mais simples do que parece. Se você quer descobrir se um produto será rentável para seu negócio, é necessário realizar essa análise das vendas anteriores. A partir dela, dá para saber se os investimentos realizados trarão retorno financeiro para o negócio ou não.
Geralmente a rentabilidade é muito aplicada em campanhas sazonais, de forma que a sua empresa descubra se vale a pena investir em um estoque maior ou um desconto para chamar atenção dos consumidores naquele período.
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E na prática, qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Entendendo o conceito de lucratividade e rentabilidade, você compreenderá que enquanto um se relaciona com o dinheiro que já está no caixa da empresa, o outro está condicionado ao retorno sobre o lucro líquido que entrará após um determinado período de vendas.
É sempre válido reforçar que os dois são indicadores financeiros e ambos têm relação com o lucro líquido, mas não necessariamente andam juntos. Empresas lucrativas nem sempre são rentáveis e o contrário também é válido.
Então na prática, por exemplo, um produto que vende bastante na sua loja gera receitas, mas não necessariamente gera lucro.
Para entender melhor essa relação e até mesmo direcionar bem seus investimentos, é válido acompanhar esses indicadores e o fluxo de caixa da sua empresa.
Como avaliar a lucratividade e rentabilidade
Há algumas maneiras de avaliar a lucratividade e rentabilidade da sua empresa. Não é porque elas são indicadores diferentes, que não possuem uma relação de influência.
Por exemplo, se você tem um negócio que é rentável, ou seja, que vende bem, mas ele não está gerando lucro em relação ao investimento, é preciso analisar os custos, pois eles podem ser muito altos.
Há ainda casos em que a empresa precisa fazer uma ação sazonal para aproveitar tendências do mercado. Nessas situações, é preciso sempre calcular a rentabilidade no final para entender se a receita que entrou no período, alcançou o investimento inicial e gerou lucro líquido para o caixa.
Além disso, pode ser que o negócio não seja rentável no começo, mas a lucratividade compense ao longo dos anos e promova a recuperação do investimento — nesse caso, só o prazo de retorno do investimento é que será maior.
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Outra situação muito comum e que exige uma análise desses indicadores é a abertura do negócio. Você pode não ter um bom lucro líquido no início, mas tem uma boa rentabilidade, o que favorece investimentos mais pontuais e que otimizam os custos incluídos na receita bruta.
Deu pra notar que o equilíbrio entre os dois indicadores faz toda a diferença para a sustentabilidade da sua empresa, não é? Então mantenha sempre essa sincronia positiva, para que seu negócio só cresça!
E podemos ajudar ainda mais! Um dos segredos para não desequilibrar a lucratividade e rentabilidade, é sempre ficar de olho no dinheiro que entra e sai no caixa da sua empresa. Isso a gente já citou mais acima.
Portanto, deixamos uma planilha de fluxo de caixa gratuita para você baixar e adaptar para a realidade do seu negócio! Faça o download aqui embaixo.
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