Você sabia que tem como pagar darf sem código de barras? Pois é, mesmo quem empreende há muito tempo, ainda fica surpreso com essa informação.
Acontece que a ausência desse fator causa muita dúvida na hora de realizar o pagamento desse tributo. Inclusive, pelo próprio internet banking é possível cumprir esse compromisso preenchendo manualmente os dados correspondentes ao documento.
Se este é o seu caso, que não sabia dessa possibilidade, este texto vai te mostrar como pagar DARF sem código de barras, falar mais a respeito desse documento e a importância dele para a sua empresa.
O que é Darf?
O Darf nada mais é que o nome dado a uma guia para arrecadação de impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras.
O significado da sigla por si só já explica muita coisa: Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Um ponto muito importante do Darf é que ele não é um documento exclusivo para pessoa jurídica. Pessoa física também pode precisar efetuar essa arrecadação em algumas situações.
Neste documento, são pagos tributos federais importantes para o país, como IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outras cobranças.
Uma dica bem importante aqui é: mesmo que você saia deste texto sabendo tudo sobre o Darf – que é o principal objetivo – jamais dispense a ajuda de um contador profissional e experiente para que não haja erros.
Como já dito, esta contribuição é muito importante e qualquer erro que possa acontecer irá prejudicar muito a sua empresa, deixando de estar em dia com a Receita Federal.
Darf Simples
Existem dois tipos de Darf. O primeiro aqui é o Darf Simples, criado em 1997, para empresas que se enquadravam em um regime tributário especial, pagando seus impostos como IRPJ, CSLL, PIS e CONFINS em uma guia única.
Porém, após a instituição do Simples Nacional, ocorrida em 2011, esta cobrança foi substituída pelo DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Darf Comum
Este tipo de Darf aqui ainda continua em vigor e é utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. O Darf Comum serve para recolher tributos como:
- imposto na alfândega por importação de mercadorias trazidas do exterior;
- PIS sobre o faturamento da empresa;
- Imposto de Renda pela sua fonte pagadora;
- Entre outros.
Como pagar Darf sem código de barras?
Mas a grande questão aqui é como pagar Darf sem código de barras, certo? Acontece que, por ser um boleto, todo mundo imagina que é necessário dessa representação gráfica para efetuar pagamentos.
Afinal, todos já estão acostumados até mesmo a escanear o código pela câmera do próprio celular e pagar qualquer conta diretamente pelo app do banco. Mas com o Darf é diferente e pode parecer um mais difícil ou impossível de pagar, porém não é.
Então, indo direto ao ponto, você pode ter algumas opções de efetuar esse pagamento. Confira algumas abaixo.
Pelo internet banking
A primeira opção é pagar pelo Internet Banking, que nada mais é que um ambiente bancário na internet. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, todos os bancos possuem este serviço, onde o correntista consegue realizar diversas atividades sem a necessidade de se deslocar até uma agência bancária. Pagar o Darf é uma delas.
Como o processo operacional do internet banking fica a cargo de cada instituição financeira, vale ressaltar que são livres para usar nomenclaturas e ambientes digitais diferentes. Então, caso você, mesmo seguindo o passo a passo aqui apresentado, não consiga efetuar o pagamento, é importante entrar em contato com a central do seu banco, combinado?
E para pagar o documento pela internet, não é necessário nem mesmo imprimi-lo. Basta seguir o passo a passo:
- Acesse seu internet banking.
- Vá na opção “Pagamentos”.
- Clicar em “Impostos e Taxas/Impostos e Tributos”.
- Escolha a opção “DARF”.
- Preencha os dados solicitados pelo banco.
Após finalizar o preenchimento, de todas as informações solicitadas, confira com muito cuidado cada dado informado e, então, continue para concluir o recolhimento.
Caso você queira fazer o pagamento pela conta de outra pessoa, não tem problema. Porém, todos os dados preenchidos devem ser do titular do Darf.
Por um banco digital
Para efetuar o pagamento do Darf em um banco digital, você vai precisar de um documento com código de barras.
Acontece que, ainda, não tem como pagar Darf sem código de barras em bancos digitais, mesmo com tantas empresas e pessoas físicas optando por este tipo de instituição financeira.
Também, não é para menos. Os bancos digitais têm oferecido muito mais recursos e benefícios aos seus correntistas, como a Cora, por exemplo, uma conta pj gratuita que disponibiliza cartão de crédito sem anuidade e outros serviços sem taxas. Tudo de forma gratuita, rápida, prática e intuitiva.
Mas não se preocupe. Caso você – ou sua empresa – seja adepto aos bancos digitais, há uma forma bem simples de pagar o Darf.
A Receita Federal disponibilizou um aplicativo chamado Sicalc – Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais para gerar este código para você. Basta acessar o próprio site da Receita para fazer o download.
Mas atenção: o conselho aqui é jamais clicar em outro link a não ser do site oficial da Receita Federal para fazer o download. Fazendo isso, você tem muito mais confiança de que está baixando o aplicativo correto.
Para gerar o Darf com código de barras, basta seguir esses passos:
- Baixe o programa Sicalc Auto Atendimento no seu computador ou acesse o Sicalc Web no site da Receita Federal;
- Instale e abra o programa.
- Escolha o município de referência;
- Preencha os próximos campos com o código da Receita Federal, a data e o valor do imposto do DARF.
- Clique em “Calcular”.
- Insira o nome e o CPF/ CNPJ do contribuinte.
- Imprima.
Como preencher a guia do Darf?
Aqui, vai uma dica bônus de como preencher a guia do Darf na hora de efetuar o pagamento ou criar o documento com código de barras no Sicalc.
De maneira geral, os campos de preenchimento do Darf vai solicitar os seguintes dados:
- Nome e CPF/CNPJ do contribuinte;
- Período de apuração do rendimento tributável em questão;
- Código da Receita Federal;
- Data de vencimento do documento;
- Imposto devido em “valor principal”.
Caso o DARF esteja vencido, nesta última etapa, informe a quantia final (imposto + acréscimos legais) em “valor total”.
Viu só como não é tão difícil e assustador quanto parece? Uma solução rápida para algo que você estava achando um grande problema, certo? O problema mesmo é deixar de pagar o Darf, um importante tributo para manter sua empresa em dia com a receita.