Uma preocupação que nunca sai da cabeça das pessoas gestoras é como diminuir a inadimplência escolar. Nos últimos dois anos, essa questão se tornou ainda mais desafiadora, já que a pandemia trouxe dificuldades financeiras para diversas famílias.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, somente em 2020 os dados já apontavam um aumento de 44,4% no volume das transferências de alunos de escolas particulares para a rede pública. Se por um lado os fatores externos possuem grande responsabilidade sobre a inadimplência, por outro, falhas na gestão escolar também podem contribuir para o agravamento do problema.
Portanto, para reduzir a inadimplência nas escolas é preciso olhar para dentro e para fora da instituição. Preparamos este conteúdo para te ajudar a melhorar os índices de pagamento da sua escola de um jeito eficiente.
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Inadimplência nas escolas: o que diz a legislação?
A Lei n° 9.870, de 1999 estabelece direitos e deveres às instituições de ensino quando se trata de inadimplência.
De acordo com a norma, é permitida a cobrança dos débitos por parte da escola e, em períodos maiores que 90 dias de atraso, a cobrança pode ser realizada via medidas judiciais. O desligamento de alunos inadimplentes também é permitido, desde que seja feito ao final do ano ou semestres letivo do estudante.
Já o CDC (Código de Defesa do Consumidor), estabelece que a multa por atraso na mensalidade não pode ser superior a 20% do valor previsto em contrato. Além disso, a negativação dos pais em serviços de proteção ao crédito não é permitida, por se tratar de um serviço considerado essencial.
Afinal, como diminuir a inadimplência escolar?
Não dá para negar que a falta de pagamento das mensalidades afeta diretamente o equilíbrio financeiro das instituições e pode colocar em risco a sobrevivência. No entanto, algumas ações podem ajudar a evitar ou amenizar os impactos desse problema. Por isso, separamos 5 dicas de como diminuir a inadimplência escolar.
1. Faça um mapeamento dos inadimplentes
Antes de qualquer coisa, você consegue ter uma visão clara do tipo de inadimplentes na sua escola? Se a resposta for “não”, é hora de levantar informações.
Diferentes características podem levar uma família a se tornar inadimplente. Uma perda de emprego pode significar uma inadimplência temporária, enquanto o falecimento de um familiar pode tornar insustentável o pagamento por um longo período, por exemplo.
Dessa forma, é importante saber com clareza quem são os inadimplentes da sua instituição e o que pode ser o motivo para tal. Separe-os em grupos dos maiores aos menores devedores e busque investigar as características de cada inadimplência, seguindo os critérios que se encaixem na realidade da sua escola.
Assim, você poderá desenhar uma gestão de cobrança que dialogue de forma coerente com as famílias.
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2. Fortaleça seus canais de comunicação
Nem todo atraso de pagamento acontece propositalmente. Como já citamos, situações de emergência, tragédias e outros fatores externos podem contribuir para que isso aconteça. Portanto, ter um atendimento que trate as famílias com empatia é fundamental.
Mas além de ter uma boa comunicação, você também precisa ter bons canais para conseguir entrar em contato com as famílias. Uma boa estratégia para fortalecer os canais de comunicação da escola é adotar as conhecidas “réguas de comunicação”, que basicamente são sequência de mensagens programadas para serem enviadas em diferentes situações.
Nesse sentido, vale ressaltar que uma boa comunicação é aquela que chega até o receptor. Ou seja, de nada adianta você escrever ótimas mensagens de cobrança e enviar por email se as famílias apenas utilizam o WhatsApp como meio de comunicação, por exemplo.
Também faz parte da estratégia de comunicação organizar os pontos de contato entre a sua escola e as famílias. Realize o envio dos boletos de mensalidade pelos canais que mais fazem sentido para a sua realidade, seja por email, através da agenda digital, por meio de carnê impresso ou ainda disponibilizando o arquivo online no seu site.
Uma comunicação estruturada e fortalecida é peça fundamental na prevenção da inadimplência escolar.
3. Valorize quem paga em dia
Criar programas de benefícios aos bons pagadores pode ser uma ferramenta importante para estimular aqueles que pagam em dia e, de quebra, diminuir a inadimplência. A partir disso, você pode criar:
- Sistemas de descontos progressivos na mensalidade ou na renovação da matrícula para quem paga de forma antecipada;
- Programa de pontos que são acumulados a cada mensalidade paga em dia, podendo ser trocados por descontos no material didático ou ainda em papelarias parceiras;
- Fornecimento de algum item do uniforme ou do kit de material escolar no início de cada ano letivo para quem pagou tudo em dia no período anterior.
Alternativas como essas não faltam. Contudo, é importante que você estabeleça parcerias sólidas e equalize bem seu fluxo de caixa antes de conceder qualquer desconto para não se prejudicar.
4. Estabeleça regras na hora de cobrar os inadimplentes
Não é só a crise econômica. Um dos grandes vilões do aumento da inadimplência está também relacionado à ausência de um sistema claro de cobrança pelas próprias empresas.
Para não se perder em um “mar” de boletos atrasados, busque montar uma agenda de cobranças. Categorize cada aluno inadimplente por períodos de mensalidades em aberto e programe mensagens de cobrança periódicas.
Mas é sempre bom lembrar que a abordagem deve ser respeitosa e humanizada por parte da pessoa que ficará responsável por essa função. Isso não é sinônimo de deixar a “dívida rolar”, acumulando juros ao responsável e prejudicando seu caixa. A gestão de cobrança tem como objetivo encontrar um acordo entre as partes e caso não haja solução amigável, partir para as soluções judiciais para fazer a recuperação do pagamento.
Além disso, contratar uma empresa especializada em cobranças também pode ser uma boa alternativa para quem não quer gerar atritos com pais de alunos nesse momento.
5. Tenha um bom sistema de gestão de cobranças
Contar com um bom sistema de gestão de cobranças, em uma plataforma moderna e confiável, é muito importante para diminuir a inadimplência. De acordo com um levantamento recente do SPC Brasil, cerca de 20% dos consumidores não conseguem se lembrar de todas as contas recorrentes que têm e, por isso, acabam atrasando o pagamento de algum compromisso.
Aqui na Cora, desenvolvemos funcionalidades especialmente para quem quer ter mais simplicidade e rapidez na hora de cobrar e receber:
- Acompanhe suas cobranças por data de vencimento e status de pagamento de forma clara, com gráficos comparativos mês a mês;
- Programe o envio de notificações automáticas de cobranças, sejam elas antes, depois ou no dia do vencimento;
- Parcelamento de boletos: na Cora, você pode emitir cobranças parceladas em até 12 vezes, na hora;
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