Você já deve ter se perguntado o que é cashback, não é mesmo? Afinal, nos últimos tempos, muito tem se falado sobre este benefício oferecido por operadoras de cartões de crédito e bancos. Saiba que é sim um excelente bônus e que conhecendo em detalhes como funciona o sistema você pode aproveitar no seu dia a dia agora mesmo. Continue a leitura para entender tudo sobre “dinheiro de volta”.
O que é cashback e como surgiu o sistema no mercado?
O cashback é um sistema muito popular nos Estados Unidos desde os anos 1990. No Brasil, o benefício é relativamente novo, mas cada vez mais tem ganhado repercussão no mercado e visto o número de adeptos crescer consideravelmente.
Para se ter ideia, segundo dados da Pesquisa Panorama Mobile Time e Opinion Box, 42% dos consumidores móveis do País consideram o cashback a melhor funcionalidade em um aplicativo. E na semana anterior à Black Friday 2021, as buscas por oportunidades de cashback subiram 38% comparado com o mesmo período um ano antes, segundo informações da equipe de Insights do Google.
Na tradução literal, o que significa cashback é “dinheiro de volta”. Ou seja, o cashback nada mais é do que receber de volta parte do dinheiro gasto em suas compras.
Para o consumidor é uma recompensa muito interessante, já que ele não está apenas gastando, mas também recebendo de volta parte do dinheiro que usou para adquirir um produto ou serviço que consumiria de qualquer maneira.
É importante apenas lembrar que quem utiliza o cashback não está economizando, porque o benefício só existe se o gasto ocorrer antes, certo? No entanto, apesar disso, é sim muito interessante e deve ser considerado cada vez mais na hora de decidir onde fazer uma compra, qual cartão contratar e qual banco utilizar.
Leia também | 10 vantagens da conta Cora que você precisa conhecer
Como funciona o cashback?
Não é muito difícil de compreender o funcionamento do cashback. A premissa do sistema é simples, na verdade: na utilização do cartão de crédito, por exemplo, você efetua a compra, como está acostumado, e depois você recebe de volta uma porcentagem do valor gasto diretamente na sua fatura, em pontos ou até mesmo na sua conta-corrente.
Para a operadora do cartão, o cashback é uma forma de fidelizar os clientes e incentivá-los a usarem seus cartões cada vez mais, além de uma estratégia para conseguir novos usuários. É um verdadeiro “ganha-ganha”, já que os dois lados saem felizes, consumidores e empresas.
Mas é fundamental que você tenha em mente que cashback não quer dizer “ganhar dinheiro”. Porque, como explicamos anteriormente, para que ele funcione é necessário que você primeiro consuma, gaste seu dinheiro fazendo compras. Por isso, ele é mais parecido com um sistema de reembolsos ou recompensas do que uma forma de distribuição de dinheiro grátis.
É importante também você saber que o valor recebido de volta com o cashback é muito variável, podendo oscilar entre 1% e 5% das transações, dependendo do seu cartão e até mesmo do tipo de produto que você comprou – é possível que o titular de um cartão receba de volta 3% do valor em uma compra de eletrônicos e apenas 1% na compra de alimentos, por exemplo.
Para saber exatamente como funciona o cashback da operadora de cartão que você utiliza, é necessário ler o contrato, questionar a empresa e também sempre ficar de olho em promoções pontuais que possam ocorrer, com recompensas extras para gastos em determinados estabelecimentos, por exemplo, ou determinados períodos, como a Black Friday.
Não existe uma regra absoluta. O cashback é tão variável que para clientes de cartões Black, por exemplo, o percentual de retorno de dinheiro costuma ser maior. É por isso que saber o que é e como funciona o cashback é importante, para que você consiga escolher os produtos financeiros que utiliza de forma estratégica, encontrando os que ofereçam os melhores benefícios para você.
Leia também | Como calcular juros da maquininha de cartão?
Quais instituições oferecem cashback e o que elas ganham com isso?
Diversas instituições financeiras oferecem cashback. Existem, inclusive, algumas que são especializadas apenas neste nicho, como a Méliuz, por exemplo. Para saber mais informações sobre cada empresa, você vai precisar pesquisar “o que é cashback Picpay”, “o que é cashback Inter”, “o que é cashback Ame”. Assim, será possível entender o funcionamento detalhado do programa para cada uma dessas instituições.
O que você precisa entender é que todas essas empresas não oferecem o cashback porque são apenas bacanas, mas sim porque fidelizam os clientes, aumentam a quantidade de usuários, crescem as vendas, coletam mais dados dos usuários.
Na prática, essas empresas compartilham com o consumidor parte da taxa de transação cobrada dos comerciantes no uso do cartão de crédito, por exemplo, deixando de ganhar 100% do lucro, mas conquistando mais clientes, o que vai ser muito mais rentável no longo prazo.
Outra forma de “ganhar” para as empresas é quando elas sugerem que o valor do cashback seja aplicado em investimentos dentro da instituição financeira ou ainda seja usado para realizar compras em parceiros específicos. Nesses casos, ela também ganha novamente dependendo da sua decisão de utilização do cashback.
Leia também | Como usar o cartão de crédito em favor do fluxo de caixa
Como usar o dinheiro do cashback e quais cuidados tomar?
Existem vários tipos de programa de cashback, cada um possui suas regras e determinações específicas sobre como o dinheiro pode ser usado. Mas, no geral, são três os tipos mais comuns:
- o que oferece o dinheiro de volta na conta bancária para ser usado de maneira livre, inclusive para compras em lojas físicas;
- o que oferece um dinheiro que só pode ser usado em determinadas situações como abatimento em compras futuras, pagamento de contas ou compras em um grupo de lojas específico;
- o “social” que, em vez de devolver o dinheiro para o consumidor, faz uma destinação de parte daquilo que foi gasto a instituições carentes.
O resgate do dinheiro devolvido também depende das regras e critérios estabelecidos por cada programa, e se o crédito será oferecido em conta, na fatura ou em pontos. Muitas vezes, é necessário baixar um aplicativo específico para poder utilizar seu cashback para compras online.
Apesar de ser muito interessante receber de volta parte do dinheiro que você gasta, é necessário ficar de olho e tomar alguns cuidados para fazer um bom uso do cashback.
O primeiro deles é se atentar para não gastar mais do que deve somente pensando no cashback. Isso porque alguns cartões de crédito condicionam o pagamento do benefício a um valor meta de fatura. Por exemplo: só se você gastar R$ 10 mil por mês irá receber o cashback. Se o usuário focar nisso e esquecer de considerar sua renda mensal, ele poderá desequilibrar totalmente seu orçamento. Lembrando que os juros do cartão de crédito são altíssimos. Não há cashback no mundo que compense esse custo, ok?
Também é importante ficar de olho no tempo que pode levar até que o cliente receba seu dinheiro de volta e ainda a possibilidade de haver um teto para cashback em um determinado período. Se o tempo de espera para o crédito cair for longo ou se houver um limite, avalie se o benefício realmente irá te ajudar.
Por fim, outro ponto é se atentar às taxas que podem ser cobradas pelas emissoras de cartão de crédito para dar acesso ao benefício do cashback. Muitas vezes, para oferecer este benefício, o cartão cobra uma anuidade muito alta. Aí, no longo prazo, o cashback pode ter sido só uma ilusão e você ter utilizado ele apenas para pagar a anuidade.
Para quem empreende, por exemplo, um cartão com outros benefícios e 100% gratuito pode valer mais a pena do que um cartão com cashback. É preciso fazer as contas, avaliar seus custos e compreender o que é mais vantajoso para você.
E agora, ficou claro o que é cashback, como funciona e como utilizar o benefício? Esperamos que sim! Mas se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário ou falar com a gente por meio dos nossos canais de atendimento.
E se quiser conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às pessoas empreendedoras por meio da nossa conta PJ digital e cartão de crédito PJ, é só clicar aqui! Até a próxima e bons negócios!