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Saiba como precificar um serviço da maneira certa

4 de maio de 2022
como precificar um serviço

Saber como precificar um serviço é fundamental para manter a lucratividade e crescimento do negócio, não importa o ramo de atividade. 

Porém, como os serviços têm particularidades em relação aos produtos, a precificação se tornar um desafio ainda maior.

Nesse artigo você vai entender o que precisa incluir no cálculo do preço dos seus serviços, além de aprender como cobrar por hora e por tipo de serviço.

Conheça as particularidades no método de precificação de serviços

A precificação de serviços tem algumas particularidades em relação à precificação de produtos. É importante estar ciente dessas características antes de montar sua estratégia.

Simultaneidade

O consumo do serviço ocorre em simultâneo à sua prestação. Pense nos serviços de um salão de beleza, por exemplo. 

Mesmo que a pessoa cliente pague antes, ela só vai consumir o serviço no momento em que ele for realizado. Diferente de um produto, que a pessoa pode adquirir e só usar depois.

Intangibilidade

É possível ver todas as características de um produto antes da compra. Já na prestação de serviços, isso não é tão simples. 

Como mensurar a qualidade de um serviço de consultoria, por exemplo? Nesse caso, as certificações da empresa ou profissional e depoimentos de clientes ajudam a ter uma ideia. Mas não é possível saber o resultado exato da entrega antes da prestação.

Efemeridade

Diferente dos produtos, serviços não podem ser guardados ou devolvidos. Por isso, são considerados perecíveis, devendo ser consumidos durante o período de prestação contratado.

Variabilidade

A qualidade dos serviços pode variar entre diferentes empresas e profissionais. E a pessoa consumidora não tem como visualizar essas diferenças de forma clara antes da prestação, devido à intangibilidade. 

Um serviço de maquiagem, por exemplo, pode variar bastante conforme a experiência da pessoa maquiadora, qualificação e técnicas utilizadas.

Veja também | O que é Markup?

 

Como precificar um produto
Baixe o nosso guia de precificação e aprenda a precificar um produto na prática.

 

Conheça a diferença entre preço e valor

Valor e preço costumam ser usados como sinônimos, porém, no contexto nos negócios, são conceitos diferentes.

E você precisa entender a diferença para precificar seus serviços corretamente, cobrando preços acima dos da concorrência, inclusive, se fizer sentido para o momento do seu negócio.

Explicando de um jeito simples: preço é a quantia em dinheiro que a pessoa consumidora paga por um serviço. Sendo assim, o preço de uma aula de inglês pode ser R$ 100, por exemplo. 

O preço é um dos elementos que influenciam a decisão de compra, por isso, é importante considerar quanto seu público está disposto a pagar e os valores cobrados pela concorrência na precificação.

Já o valor se refere aos benefícios que a pessoa consumidora recebe ao adquirir um produto ou contratar um serviço.

No exemplo da aula de inglês, o valor se refere ao aprendizado que a pessoa aluna adquire, o que vai depender da didática da pessoa professora e recursos utilizados, ente outros fatores.

Entregar mais valor é uma forma de se destacar da concorrência praticando preços similares, afinal, você está oferecendo mais benefícios.

Melhorar a percepção de valor que o público tem dos seus serviços também permite cobrar preços acima dos da concorrência, já que o público se dispõe a pagar mais caro para ter mais benefícios.

O que considerar na precificação de serviços?

Existem três fatores que você não pode deixar de fora quando for calcular o preço de um serviço: concorrência, valor agregado, custos e despesas. Entenda porque eles são importantes.

Concorrência

Você não deve precificar seus serviços apenas com base na concorrência. Mas é importante conhecer os valores praticados por profissionais e empresas que oferecem serviços similares aos seus.

Até porque essa é uma forma de sondar quanto o público está disposto a pagar por determinado serviço. Ou, o quanto de valor agregado você precisa adicionar para ganhar competitividade.

Custos e despesas 

O preço dos serviços deve cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis envolvidos na prestação. Além disso, deve incluir a margem de lucro para alavancar o crescimento do negócio.

Os custos são relativos aos recursos diretamente ligados à prestação do serviço, como materiais, mão de obra (sua ou de uma pessoa funcionária) e custos de deslocamento.

Já as despesas são gastos necessários para manter o funcionamento da sua empresa, como aluguel, luz, internet, assinaturas de software, etc. Considere também os impostos e contribuições no cálculo.

Portanto, você precisa apurar esses valores antes de definir sua tabela de preços, para garantir a sustentabilidade do negócio.

Valor agregado do seu serviço

Perceba os diferenciais que seu serviço proporciona à pessoa consumidora, seja em qualidade, rapidez ou praticidade. 

A partir dessa análise, você pode cobrar acima da concorrência, já que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um serviço que consideram de melhor qualidade ou que oferece mais benefícios, vale repetir.

Além de ser um elemento de formação do preço, o valor agregado é um dos pontos que devem ser trabalhados na estratégia de marketing do seu negócio.

Veja também | O que é margem de contribuição?

 

Precifique corretamente o seu serviço com a nossa Planilha de Orçamento 
Planilha de orçamento

 

Formas de precificar um serviço

Existem duas formas principais de cobrar por serviços: por hora trabalhada ou preço fixo. Porém, mesmo que você escolha cobrar um preço fixo por serviço, é importante calcular o valor da sua hora de trabalho.

Cobrar por hora

Nesse formato, a pessoa cliente contrata seu serviço por número de horas. Então, se você cobrar R$ 150 a hora e o serviço demandar 4 horas de trabalho, o preço final será R$ 600.

Para calcular o valor da hora trabalhada, você deve estipular primeiro o total que pretende receber por mês, equivalente a um salário, e o número de horas que vai trabalhar.

Logo, se a meta de ganhos é de R$ 5.000, trabalhando 8 horas por dia de segunda a sexta (totalizando 160 horas por mês), o cálculo inicial da hora vai ser:

R$ 5.000/160 = 31,25. 

Sobre esse valor, é preciso adicionar ainda todos os custos e despesas de forma proporcional, para chegar ao valor final da hora.

Preço fixo por tipo de serviço

Nesse formato, você vende o serviço por um preço fixo, sem limitar o número de horas de trabalho. Você pode inclusive criar uma tabela de prestação de serviços, o que é útil na hora de prospectar clientes.

Certo, mas, como calcular o preço de cada serviço? Para isso, você deve fazer uma estimativa do tempo gasto para executar o serviço e multiplicar pelo preço da sua hora. 

Também é necessário acrescentar os valores proporcionais dos custos e despesas, assim como na precificação por hora.

A precificação correta é essencial para garantir vida longa ao seu negócio. Para ajudar ainda mais nessa parte, a Cora preparou uma tabela de precificação

Você pode contar ainda com uma planilha de orçamento para manter as finanças do seu negócio organizadas.

 

Por Equipe Cora
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