Saber como precificar um serviço é fundamental para manter a lucratividade e crescimento do negócio, não importa o ramo de atividade.
Porém, como os serviços têm particularidades em relação aos produtos, a precificação se tornar um desafio ainda maior.
Nesse artigo você vai entender o que precisa incluir no cálculo do preço dos seus serviços, além de aprender como cobrar por hora e por tipo de serviço.
Conheça as particularidades no método de precificação de serviços
A precificação de serviços tem algumas particularidades em relação à precificação de produtos. É importante estar ciente dessas características antes de montar sua estratégia.
Simultaneidade
O consumo do serviço ocorre em simultâneo à sua prestação. Pense nos serviços de um salão de beleza, por exemplo.
Mesmo que a pessoa cliente pague antes, ela só vai consumir o serviço no momento em que ele for realizado. Diferente de um produto, que a pessoa pode adquirir e só usar depois.
Intangibilidade
É possível ver todas as características de um produto antes da compra. Já na prestação de serviços, isso não é tão simples.
Como mensurar a qualidade de um serviço de consultoria, por exemplo? Nesse caso, as certificações da empresa ou profissional e depoimentos de clientes ajudam a ter uma ideia. Mas não é possível saber o resultado exato da entrega antes da prestação.
Efemeridade
Diferente dos produtos, serviços não podem ser guardados ou devolvidos. Por isso, são considerados perecíveis, devendo ser consumidos durante o período de prestação contratado.
Variabilidade
A qualidade dos serviços pode variar entre diferentes empresas e profissionais. E a pessoa consumidora não tem como visualizar essas diferenças de forma clara antes da prestação, devido à intangibilidade.
Um serviço de maquiagem, por exemplo, pode variar bastante conforme a experiência da pessoa maquiadora, qualificação e técnicas utilizadas.
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Conheça a diferença entre preço e valor
Valor e preço costumam ser usados como sinônimos, porém, no contexto nos negócios, são conceitos diferentes.
E você precisa entender a diferença para precificar seus serviços corretamente, cobrando preços acima dos da concorrência, inclusive, se fizer sentido para o momento do seu negócio.
Explicando de um jeito simples: preço é a quantia em dinheiro que a pessoa consumidora paga por um serviço. Sendo assim, o preço de uma aula de inglês pode ser R$ 100, por exemplo.
O preço é um dos elementos que influenciam a decisão de compra, por isso, é importante considerar quanto seu público está disposto a pagar e os valores cobrados pela concorrência na precificação.
Já o valor se refere aos benefícios que a pessoa consumidora recebe ao adquirir um produto ou contratar um serviço.
No exemplo da aula de inglês, o valor se refere ao aprendizado que a pessoa aluna adquire, o que vai depender da didática da pessoa professora e recursos utilizados, ente outros fatores.
Entregar mais valor é uma forma de se destacar da concorrência praticando preços similares, afinal, você está oferecendo mais benefícios.
Melhorar a percepção de valor que o público tem dos seus serviços também permite cobrar preços acima dos da concorrência, já que o público se dispõe a pagar mais caro para ter mais benefícios.
O que considerar na precificação de serviços?
Existem três fatores que você não pode deixar de fora quando for calcular o preço de um serviço: concorrência, valor agregado, custos e despesas. Entenda porque eles são importantes.
Concorrência
Você não deve precificar seus serviços apenas com base na concorrência. Mas é importante conhecer os valores praticados por profissionais e empresas que oferecem serviços similares aos seus.
Até porque essa é uma forma de sondar quanto o público está disposto a pagar por determinado serviço. Ou, o quanto de valor agregado você precisa adicionar para ganhar competitividade.
Custos e despesas
O preço dos serviços deve cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis envolvidos na prestação. Além disso, deve incluir a margem de lucro para alavancar o crescimento do negócio.
Os custos são relativos aos recursos diretamente ligados à prestação do serviço, como materiais, mão de obra (sua ou de uma pessoa funcionária) e custos de deslocamento.
Já as despesas são gastos necessários para manter o funcionamento da sua empresa, como aluguel, luz, internet, assinaturas de software, etc. Considere também os impostos e contribuições no cálculo.
Portanto, você precisa apurar esses valores antes de definir sua tabela de preços, para garantir a sustentabilidade do negócio.
Valor agregado do seu serviço
Perceba os diferenciais que seu serviço proporciona à pessoa consumidora, seja em qualidade, rapidez ou praticidade.
A partir dessa análise, você pode cobrar acima da concorrência, já que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um serviço que consideram de melhor qualidade ou que oferece mais benefícios, vale repetir.
Além de ser um elemento de formação do preço, o valor agregado é um dos pontos que devem ser trabalhados na estratégia de marketing do seu negócio.
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Formas de precificar um serviço
Existem duas formas principais de cobrar por serviços: por hora trabalhada ou preço fixo. Porém, mesmo que você escolha cobrar um preço fixo por serviço, é importante calcular o valor da sua hora de trabalho.
Cobrar por hora
Nesse formato, a pessoa cliente contrata seu serviço por número de horas. Então, se você cobrar R$ 150 a hora e o serviço demandar 4 horas de trabalho, o preço final será R$ 600.
Para calcular o valor da hora trabalhada, você deve estipular primeiro o total que pretende receber por mês, equivalente a um salário, e o número de horas que vai trabalhar.
Logo, se a meta de ganhos é de R$ 5.000, trabalhando 8 horas por dia de segunda a sexta (totalizando 160 horas por mês), o cálculo inicial da hora vai ser:
R$ 5.000/160 = 31,25.
Sobre esse valor, é preciso adicionar ainda todos os custos e despesas de forma proporcional, para chegar ao valor final da hora.
Preço fixo por tipo de serviço
Nesse formato, você vende o serviço por um preço fixo, sem limitar o número de horas de trabalho. Você pode inclusive criar uma tabela de prestação de serviços, o que é útil na hora de prospectar clientes.
Certo, mas, como calcular o preço de cada serviço? Para isso, você deve fazer uma estimativa do tempo gasto para executar o serviço e multiplicar pelo preço da sua hora.
Também é necessário acrescentar os valores proporcionais dos custos e despesas, assim como na precificação por hora.
A precificação correta é essencial para garantir vida longa ao seu negócio. Para ajudar ainda mais nessa parte, a Cora preparou uma tabela de precificação.
Você pode contar ainda com uma planilha de orçamento para manter as finanças do seu negócio organizadas.