O estorno do cartão de crédito pode ser solicitado sempre que o cliente ficar insatisfeito com a compra que fez, arrependido ou ainda se ocorrer algum erro no preço aplicado no produto.
Quer entender melhor como funciona o recurso de cancelar uma compra e pedir seu dinheiro de volta? Continue a leitura! Preparamos um conteúdo para tirar todas as suas dúvidas a respeito.
O que é e como funciona estorno do cartão?
O estorno nada mais é do que a devolução do seu dinheiro. Ele ocorre quando um cliente escolhe cancelar uma transação que fez com o cartão de crédito. E costuma acontecer mais frequentemente em compras efetuadas pela internet. Afinal, adquirir um produto que você nunca pegou na sua mão, só viu fotografias, pode ser complicado e, muitas vezes, frustrante.
É por isso que saber que o estorno pode ser solicitado funciona como uma garantia de que se houver qualquer problema você não ficará no prejuízo.
Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social imposto pela crise sanitária, comprar pela internet se tornou uma necessidade de grande parte da população mundial.
Para se ter ideia, aqui no Brasil, o e-commerce registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Neotrust. E mais: o número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas.
Com tanta gente comprando online, entender como funciona o estorno do cartão se tornou muito importante. Afinal, por mais que a internet facilite a vida das pessoas, ela não resolve todos os problemas. Conhecer um produto, experimentar, em caso de vestuário ou calçado, minimiza muito as chances de o cliente se arrepender da compra ou comprar errado.
Já no meio digital, muito propício ao consumo desenfreado, as chances de ser necessário solicitar a devolução do dinheiro aumentam consideravelmente.
Como fazer estorno do cartão de crédito?
Para solicitar a devolução do dinheiro, o cliente deve fazer o pedido de estorno para o estabelecimento comercial onde a compra foi realizada. Muitas vezes, é necessário justificar o pedido da devolução brevemente: “não serviu”, “não é da qualidade que eu imaginava”, “arrependimento” e por aí vai.
A loja irá verificar as políticas de devolução interna e se sua solicitação se enquadrar (estiver dentro do prazo para devolução, o produto estiver lacrado, sem uso, com as etiquetas e na embalagem original).
Se tudo estiver certinho, o valor será reembolsado primeiro para o adquirente da transação (isto é, a maquininha na qual você utilizou o seu cartão). Depois, o adquirente enviará a quantia devolvida para a bandeira do seu cartão que, por sua vez, irá validar a informação e mandar o “ok” para a operadora do cartão de crédito. No fim de todo este processo, a operadora estará pronta para devolver para você o dinheiro da compra cancelada.
Mas atenção: normalmente a compra será cobrada na sua fatura do cartão e somente na próxima conta o valor do estorno será creditado. Isso ocorre mesmo no caso de compras parceladas. No geral, o cliente segue pagando as parcelas, mas tem o estorno lançado na fatura com seu valor cheio.
No fim de tudo, se o estabelecimento não concordar com o estorno ou não ajudar na devolução do dinheiro, o cliente pode e deve acionar a operadora do cartão.
Nesse caso, abre-se uma disputa, e a operadora ajuda a enviar documentos para o adquirente (como fotos do produto ou comprovantes de atraso na entrega, por exemplo) que justifiquem o pedido de estorno.
Principais dúvidas sobre estorno do cartão de crédito
Por mais que o conceito de estorno do cartão seja simples, muitas dúvidas pairam no ar quando este é o assunto. Decidimos responder essas questões para você. Confira!
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Quem pode pedir estorno do cartão?
É direito de todo consumidor solicitar reembolso em compras feitas pela internet ou presencialmente nos seguintes casos:
- O produto, dentro do prazo de garantia, apresentou algum defeito e não foi reparado em até 30 dias;
- A quantidade recebida é diferente do que diz a embalagem;
- A oferta anunciada não foi cumprida (pode ser até em relação ao prazo de entrega).
Além dessas situações, que podem ser aplicadas em qualquer tipo de compra, existem algumas diferenças na hora de pedir estorno para gastos online e presenciais.
Para compras online, o Código de Defesa do Consumidor define que quem comprar pela internet tem 7 dias para decidir se quer o produto ou se quer pedir o reembolso.
Já para compras presenciais, o prazo varia de acordo com a política de cancelamento do próprio estabelecimento. Por isso, sempre verifique antes o processo interno de cada loja.
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Quem cuida do estorno do cartão?
O responsável por fazer a devolução do valor é sempre o estabelecimento comercial no qual você fez sua compra. Mas, se a loja não colaborar ou se recusar a devolver seu dinheiro, você deve avisar a operadora do cartão de crédito.
É importante lembrar que as operadoras de cartão são apenas um meio de pagamento e não têm autonomia para estornar nenhum valor em casos de compra cancelada. Elas apenas ajudam a intermediar o estorno, sem ter o poder de devolver o dinheiro já pago sem aprovação.
E fique atento: muitas vezes você solicita um estorno, envia o produto para a devolução, e por algum motivo a loja não devolve o dinheiro na próxima fatura. A orientação principal é sempre acompanhar sua fatura e, caso o dinheiro não seja creditado, entrar em contato diretamente com a loja para entender o que aconteceu.
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Quanto tempo demora o estorno do cartão de crédito?
Saber qual o prazo para estorno do cartão de crédito não é tão simples. Isso porque depende da política interna de cada loja. Mas no geral, todo o processo de devolução pode demorar algumas semanas ou meses.
Afinal, quando a loja informa que liberou o estorno no cartão, na verdade quer dizer que já deu início a todo esse processo dentro de seu sistema. E costumam avisar que se o crédito não aparecer na próxima fatura, irá aparecer na posterior. Fique de olho e acompanhe para não ficar sem o produto e sem o dinheiro.
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Como aparece estorno na fatura do cartão?
Depende do seu cartão. Mas, normalmente, o estorno é indicado na fatura em outra cor e com um sinal negativo ao lado (- R$ 200,00, por exemplo). Isso quer dizer que do valor final desta fatura será descontado a quantia de R$ 200,00 referente a algum estorno solicitado previamente.
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O que fazer se meu estorno for negado?
O pedido de estorno pode demorar um pouco, mas ele provavelmente será aceito se o cliente se encaixar dentro dos critérios previstos por lei e se o produto devolvido estiver nas condições originais, sem uso.
No entanto, se mesmo com a ajuda da operadora do seu cartão você tiver seu pedido de estorno negado, a orientação é procurar o PROCON da sua cidade e pedir auxílio jurídico para resolver o problema.
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Como solicitar estorno em caso de fraude no meu cartão?
Os golpes e fraudes com cartão de crédito, como phishing, não param de aumentar. O cliente que passar por uma situação criminosa pode, além de cancelamentos, entrar em contato com a operadora do cartão e pedir a devolução ou estorno caso não reconheçam uma compra.
E agora, já sabe como funciona e o que é estorno na fatura do cartão? Esperamos que sim! Mas se tiver ainda alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário. E se quiser, aproveite também para conhecer o cartão de crédito Cora. Até a próxima!