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Modelo de preço: como definir o melhor para sua empresa?

1 de julho de 2022
mulher calculando qual o melhor modelo de preço pra sua empresa

Como definir um modelo de preço para o meu negócio? Sabendo que a precificação é um dos temas que mais gera dúvidas entre pessoas empreendedoras, é provável que você já tenha feito essa pergunta em algum momento.

E saber como precificar seus produtos ou serviços da forma certa é realmente fundamental para a empresa seguir funcionando e dar lucro. Afinal, sem adotar uma estratégia de preços, o negócio pode acabar no vermelho, mesmo vendendo muito.

Neste artigo, você vai conferir os principais modelos de preço que podem ser aplicados, assim como outros fatores a considerar para fazer sua tabela de precificação.

 

Quais são os modelos de precificação?

Existem três modelos de preço principais, também conhecidos como fórmulas de precificação: markup, margem de contribuição e margem sobre o custo. Abaixo, você confere uma explicação sobre cada um.

Markup

Markup é um índice multiplicador usado para chegar ao preço de venda de um produto ou serviço, a partir de seu custo de produção. 

Portanto, aplicando um markup de 1,88, por exemplo, um produto com custo de produção de R$ 40 será vendido por R$ 75,20.

O modelo de precificação por markup considera os seguintes elementos na formação do preço:

  • Despesas fixas (DF): são as despesas que o negócio tem de forma recorrente, independente do volume de vendas. Contas de consumo (internet, energia elétrica, etc.) e aluguel do ponto comercial são exemplos de despesas fixas.
  • Despesas variáveis (DV): são aquelas que podem ocorrer ou não, dependendo da operação em um mês. Comissões e taxas sobre vendas, assim como tributos e gastos com frete são exemplos de despesas variáveis.
  • Margem de lucro (ML): é o valor que “sobra”, após a empresa cobrir todos os custos e despesas relacionados à venda de um produto ou serviço.

O primeiro passo para aplicar esse modelo é calcular o valor do markup, utilizando a fórmula:

100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]

Assim, substituímos as variáveis na fórmula para chegar ao markup. Em seguida, multiplicamos o custo de produção pelo markup para chegar ao preço de venda.

Exemplo de cálculo do markup: 

100 / [100 – (15 + 20 + 12)]

100 / [100 – 47]

100/53

Markup = 1,88

 

Retomando o do início da explicação, se o custo de produção de um produto ou serviço é R$ 40, o preço de venda será R$ 75,20  conforme o cálculo do markup descrito anteriormente.

 

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Margem de contribuição

O modelo de preço por margem de contribuição calcula o valor resultante após deduzir todos os custos e despesas variáveis do preço de venda de um produto ou serviço.

A fórmula de cálculo nesse método é:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Fazendo o cálculo, chegamos ao chamado lucro bruto. Do lucro bruto ainda serão subtraídos os custos e despesas fixos, para chegar ao lucro líquido obtido com a venda.

Esse modelo pode ser usado para calcular a margem de lucro global da empresa ou para calcular a margem de contribuição unitária de um produto ou serviço específico. 

A margem de contribuição unitária serve para mensurar em quanto um produto ou serviço contribui, de forma individual, para cobrir todos os custos e despesas do negócio. 

Para uma explicação detalhada, você pode conferir nosso artigo completo sobre o que é margem de contribuição.

 

Margem sobre o custo

É o modelo de preço mais simples de utilizar. Nele, adiciona-se a margem de lucro desejada sobre o custo final de um produto ou serviço para chegar ao preço de venda.

Sendo assim, primeiro é necessário calcular todos os custos. E se for um produto para revenda, deve-se incluir também os gastos com frete e taxas relacionados à venda. 

Esse modelo usa a seguinte fórmula:

Margem sobre o custo = custo do produto + lucro da empresa em número real

Podemos usar como exemplo um produto com custo final de R$ 65 e margem sobre o custo aplicada de 50%. O preço de venda será R$ 97,50.

 

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Quais fatores devem ser considerados na precificação?

Como adiantamos, erros na precificação podem levar um negócio a ter prejuízo com a venda de produtos ou prestação de serviços.

Isso acontece porque, em primeiro lugar, o faturamento da empresa deve ser suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis.

Custos são os gastos diretamente ligados à fabricação de produto ou prestação de serviços, como matérias-primas e insumos. 

Já as despesas estão ligadas ao funcionamento geral do negócio, como aluguel, contas de consumo e tributos. 

Quando uma empresa consegue equiparar seus custos e despesas com o faturamento, dizemos que ela atingiu o ponto de equilíbrio.

Mas, para que a empresa tenha capital para investir e continuar crescendo, não basta atingir o ponto de equilíbrio, é preciso ter lucro

Temos aí o segundo pilar da precificação: além de cobrir todos os custos e despesas, o preço de um produto ou serviço deve gerar um percentual de lucro.

Porém, raramente uma empresa é a única a oferecer determinado produto, ou serviço no mercado, certo? Portanto, é preciso considerar ainda a concorrência para estabelecer um modelo de preço no seu negócio.

Isso não significa que você vá copiar o preço da concorrência, mas é um parâmetro que não pode ser ignorado. Até para ter uma ideia de quanto o público está disposto a pagar.

 

Como escolher o modelo de preço do seu negócio?

Para montar a estratégia de preço do seu negócio, você deve considerar os três pilares que apontamos no tópico anterior:

  • Custos e despesas;
  • Margem de lucro;
  • Preços da concorrência.

 

Os modelos de precificação apresentados também ajudam no cálculo do preço de venda. Não é possível apontar o melhor método, já que todos consideram custos, despesas e margem de lucro.

Ressaltamos aqui a importância de observar o mercado, embora isso não signifique copiar os preços da concorrência.

Seu produto ou serviço pode ter um custo de produção mais alto, mas entregar uma qualidade melhor ao público. Nesse caso, a diferença de preço é justificável.

Em resumo, seu modelo de preço deve incluir todos os custos e despesas, gerar lucro e ainda manter seus produtos ou serviços competitivos no mercado.

 

Como criar uma tabela de preços?

A tabela de preços é uma lista de todos os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, com o valor de venda associado a cada um.

Além de funcionar como uma apresentação para clientes em potencial, a tabela pode ajudar a pessoa empreendedora ou colaboradora no cálculo de orçamentos, indicando valores mínimos, máximos e descontos aplicáveis.

Os três passos básicos para elaborar uma tabela de preços são:

  • Dispor de todas as informações técnicas sobre os produtos ou serviços que serão listados;
  • Criar o design da tabela;
  • Identificar todos os valores.

 

Além disso, a tabela precisa ser acompanhada com frequência, para manter os preços atualizados.

Para elaborar o modelo de preço do seu negócio com mais facilidade, você pode aproveitar ainda nossa planilha de precificação de produtos. Temos também uma planilha de orçamento gratuita.

Por Equipe Cora
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