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Quando abrir uma filial? Veja como descobrir se é o momento certo

3 de agosto de 2022
Empreendedora está em sua loja se organizando para entender quando abrir uma filial

O melhor momento da vida de uma pessoa empreendedora é quando o lucro começa a chegar e surge a oportunidade de expandir. Mas muitas empresas têm dificuldade em entender o momento certo de quando abrir uma filial.

Realmente esta é uma decisão muito delicada, principalmente por pensar que há muitos detalhes a serem discutidos e analisados para que isso aconteça.

Normalmente, a vontade de abrir uma nova loja ou espaço de prestação de serviço representa o objetivo de alcançar consumidores de outras localidades, aumentando a visibilidade e consolidando-se no seu segmento de atuação.

Para que isso não represente um risco e o dinheiro investido não seja perdido, este conteúdo vai te ajudar a entender o que avaliar antes de ter uma filial e o que ela vai impactar no seu negócio.

O que é filial?

Olhando um pouco mais para a parte conceitual, filial é uma nova unidade da empresa que segue as mesmas regras e diretrizes de uma sede ou matriz. Normalmente, a abertura de um outro estabelecimento é feita como uma estratégia de crescimento de marca. Sendo assim, o projeto nasce com uma finalidade específica como, por exemplo, a expansão do negócio.

Essa lógica fica ainda mais clara quando se olha para a definição do termo filial, que tem a ver com relação de dependência e subordinação a algo ou alguém.

Partindo dessa lógica, todas as decisões da filial devem respeitar a vontade da matriz. O objetivo passa a ser atender a demanda de um determinado público ou localidade e necessidade de estar mais perto do mercado de outro estado, cidade, país, ou simplesmente bairro.

Diferença entre matriz, filial e franquia

Este é um ponto muito importante a ser observado. A matriz é a sede da empresa e nela se concentram as principais atividades da companhia. A filial é um posto aberto pelo próprio negócio em outro local.

Já a franquia é aberta por terceiros, por meio de um sistema de venda de licença. Aqui, todo o processo é feito por meio de uma relação contratual, permitindo o uso de uma marca e produtos, visando a lucratividade do negócio.

Abrir uma franquia também exige seguir as mesmas diretrizes da marca, no entanto, o custo não é bancado pelo proprietário da “sede”, mas sim pelo franqueado.

Quando abrir uma filial?

Saber quando abrir uma filial é muito delicado, afinal, é necessário entender alguns pontos relacionados ao mercado e à própria empresa.

É claro que, antes de sair por aí fazendo análises para entender se é hora de expandir, é necessário ter certeza de que o produto já foi testado e que teve boa aceitação do público. Para isso, é necessário ter feito um bom planejamento no mercado e entendido muito bem se a empresa teve lucros e de onde eles vieram.

A partir desses dados, é possível decidir se é ou não hora de começar a pensar na abertura de uma filial. Somente assim, a pessoa que administra uma empresa terá a segurança de poder expandir seu negócio com grandes chances de sucesso.

É necessário ter em mente, também, que a partir desse momento, novas demandas irão surgir, já que a nova instituição empresarial também vai acarretar em um número maior de decisões a serem tomadas.

Leia também | Estudo de mercado: o que é e como fazer em 4 passos

O que ela vai impactar no meu negócio?

Antes de começar o processo de abertura de uma filial, deve-se, primeiramente, pensar na capacidade de produção dela no cenário e entender se será possível atender às novas unidades.

Ou seja, você precisará de novos colaboradores, gestores, parceiros e também de um espaço físico. Este último é essencial estar na análise, afinal, se o terreno ou imóvel da filial não for seu, o custo do aluguel precisará ser pago com o ganho do novo espaço.

Deve-se considerar também o caso de a nova filial não der certo. Neste caso, qual o impacto isso terá no negócio? O dinheiro investido será possível ser recuperado? Corre o risco de impactar a gestão financeira da matriz da empresa? Essas perguntas precisam ser consideradas também na hora de pensar em quando abrir uma filial, pois elas ajudarão a entender o quanto a nova filial vai impactar no negócio atual.

Planejamento é tudo

Para ser bem-sucedida, a nova filial precisa ser pensada e planejada com muito cuidado, assim como qualquer outro projeto que sua empresa decidir seguir. 

O objetivo é sempre ter resultados positivos, certo? Então, é preciso elaborar um plano para analisar todas as condições atuais da empresa e verificar se são suficientes para abrir filial.

Escolha um local bem estratégico para o ramo do seu negócio, pois isso fará toda a diferença e ajudará sua marca a ganhar maior visibilidade com o novo público. O custo deste novo local não pode impactar negativamente a margem de lucro, afinal, nem sempre será possível praticar preços diferenciados.

Outro ponto a ser considerado é o dinheiro para investir na abertura de filial. Há capital para isso? Para ter essa resposta, você precisa, primeiro, saber o quanto essa expansão irá custar ao caixa da empresa.

Aqui, não se deve considerar o capital de giro nem o fluxo de caixa da sua matriz. Afinal, ela não pode ser impactada e colocar toda a operação atual em risco.

Em resumo, uma filial só pode começar a ser considerada quando sua empresa já tenha maturidade suficiente para isso. Isso vai muito além de analisar somente a forma de gestão.

A maturidade empresarial é quando tudo aquilo que você realiza é de forma organizada e segura, com todas as chances de ser mais competitivo, sem necessidade de sacrifícios extremos.

Por isso, antes de pensar em abrir uma filial, considere fazer uma avaliação do todo da sua empresa. Muitos aspectos estão envolvidos, desde a gestão de cobrança, passando pela produção, até a gestão financeira. Se você expandir com problemas a serem resolvidos na matriz, essas dificuldades serão refletidas na filial.

Por Equipe Cora
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