Blog

5 formas de receber pagamentos de cursos online

3 de agosto de 2022
Aluno assistindo sua aula com transmissão ao vivo. Aprenda como receber pagamentos de cursos online.

Quem empreende com plataformas de educação, sabe que um dos desafios é conseguir pensar em receber pagamentos de cursos online onde a experiência dos alunos sejam as melhores e as taxas cobradas não impactem na lucratividade do negócio.

Para isso, é essencial avaliar o mercado e entender as melhores opções disponíveis. Afinal, somente assim é possível identificar quais se encaixam na sua plataforma e que atendem às necessidades dos seus clientes e alunos.

A preocupação é devido ao fato de que a experiência na hora de pagar conta muito para a conversão da compra. Além disso, um estudante que teve uma boa navegabilidade no seu site e conseguiu concluir o pagamento de forma fácil, rápida e segura, tem mais chances de indicar sua escola ou fazer outros cursos.

Por isso, este conteúdo irá te apresentar as principais formas de receber pagamentos online e conseguir aumentar as vendas do seu e-commerce.

Por que oferecer cursos online?

A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova realidade para o cenário mundial de consumo. Com a necessidade de ficar em casa devido ao isolamento social impostos pelos governos, as pessoas foram cada vez mais ao e-commerce.

O crescimento do setor foi de 27,6% em todo o mundo no ano de 2020, de acordo com os dados informados pelo eMarketer, empresa de pesquisa de mercado.

Assim, esse nicho passou a ser explorado por grandes escolas, ou até mesmo pelas pequenas e microempresas que tinham interesse em ofertar cursos online, mas sem estrutura física para isso.

Mesmo com o fim das restrições impostas pela pandemia, a realidade de consumo de cursos pela internet, no conforto de casa, se manteve em alta e com forte adesão no mercado brasileiro.

Eis, então, o principal motivo para enxergar grandes oportunidades de investimento neste tipo de negócio. O desafio passa a ser oferecer essas aulas com qualidade, numa plataforma estável e que seja possível receber pagamentos de cursos online com segurança e agilidade.

5 formas de receber pagamentos de cursos online

Os meios de pagamento que você oferece na sua plataforma de cursos podem influenciar diretamente no seu faturamento.

Os motivos disso vão desde a necessidade de se oferecer boas opções de pagamento para que o cliente escolha a que melhor representa a necessidade dele, assim como as taxas e tarifas cobradas pelas empresas parceiras que oferecem esses pagamentos. 

Hoje,  há diversos métodos de pagamento que podem ser integrados a uma plataforma de ensino e, quanto maior a oferta de meios de pagamento, maiores as chances de você atender às preferências dos alunos.

Mas é preciso considerar também os valores cobrados por cada solução, a fim de que as taxas e tarifas não comprometam a gestão financeira do seu negócio. A seguir, conheça um pouco mais sobre essas opções, conheça suas respectivas taxas e entenda qual faz mais sentido para sua empresa.

1. Cartão de crédito

Não somente no pagamento de cursos online, mas também em diversos outros segmentos de negócios online, o cartão de crédito tende a ser o preferido entre os consumidores.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), foram movimentados mais de R$295 bilhões via cartão de crédito no terceiro trimestre de 2020.

O motivo para isso pode ser tranquilamente justificado pela segurança oferecida nesse meio de pagamento. Hoje as empresas possibilitam até a geração de cartões virtuais, que dificultam a clonagem do cartão em compras virtuais.

Além disso, com a chegada das fintechs no Brasil, algumas dessas startups passaram a oferecer aos clientes o cartão de crédito sem anuidade. Este é o caso da Cora, uma conta digital PJ que, além desse benefício, também não cobra a taxa mensal de manutenção da conta.

Uma dica importante para a aceitação de cartão de crédito é verificar se a plataforma contratada oferece um leque interessante de bandeiras. O ideal é buscar aquela que oferece as mais variadas redes para realmente atender bem seu público.

A taxa média cobrada nesta categoria é de 4% e, assim como de costume, você recebe o dinheiro até 30 dias após o pagamento. Em caso de parcelamento, o dinheiro é repassado de acordo com os meses referentes às parcelas.

2. Cartão de débito

Embora não muito utilizado, o cartão de débito também é uma boa opção, principalmente para atender aqueles consumidores que optam por não usar cartão de crédito ou simplesmente por preferirem pagar à vista com débito em conta.

Neste modelo, o dinheiro é debitado imediatamente na conta do usuário e não há possibilidade de parcelamento. Assim, o repasse do valor é feito também de forma mais rápida, até 2 dias úteis em média, e a taxa costuma ficar na faixa de 2%.

3. PIX

Essa modalidade de pagamento cresceu bastante desde a sua implementação. Muitas empresas têm feito campanhas para incentivá-la em seus negócios exatamente por ter taxas mais atrativas.

Inclusive, clientes PJ da Cora não pagam para receber via PIX, o que se torna ainda mais atrativo, tendo em vista que 100% do valor do curso pago pelo aluno será repassado a você.

4. Boleto Bancário

O boleto também é um dos preferidos dos lojistas e também bem visto pelos consumidores. O motivo é a segurança e as taxas mais baixas ou nulas, como no caso da Cora, que também não cobra taxa de emissão de boleto, independente da quantidade que seu e-commerce precisar gerar.

A desvantagem deste modelo é a compensação do pagamento que acontece somente após em média 3 dias do pagamento. 

Leia também | Chegou o Boleto Recorrente da Cora!

5. Transferência bancária

Este formato não tem custo para o lojista, porém pode ter custo para o consumidor, daí o motivo da baixa adesão. Porém, do lado do lojista, pode haver uma confusão de compensação, onde sua gestão de cobrança precisa ser muito bem estruturada para identificar que aquela transferência foi referente ao cliente em questão.

Acontece que, a depender da instituição financeira onde o aluno tem conta, será necessário pagar uma taxa de transferência – conhecida como TED ou DOC – onde pode inviabilizar a compra.

No entanto, essa opção não pode ser descartada, tendo em vista que algumas pessoas podem se sentir mais seguras efetuando pagamentos assim.

Pronto, agora você já sabe das principais formas de pagamento para receber pagamentos de cursos online.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.