Receber o pagamento por um serviço prestado ou um produto entregue é o básico dos básicos, não é mesmo? Mas assim como algumas pessoas se perdem na hora de pagar suas contas e acabam atrasando a quitação dos boletos, algumas empresas também se confundem e nem sabem ao certo se já receberam de seus clientes o valor devido, o que significa que o controle de pagamento de clientes não está sendo feito corretamente.
Mas, calma! Se a sua empresa também está com este problema, temos uma boa notícia: existem medidas simples e práticas e ferramentas objetivas e intuitivas que podem ajudar você a organizar melhor o fluxo de recebimento dos seus clientes.
Quer conhecer melhor algumas delas? Então, já sabe, é só continuar a leitura. Vamos lá?
Controle de pagamento de clientes: por que é importante?
Objetivamente, o controle de pagamento de clientes nada mais é do que um conjunto de medidas que organiza e evidencia as informações relacionadas à jornada do consumidor ao adquirir um produto ou serviço de uma empresa.
Em outras palavras, é como o caderninho que o dono do mercado do seu bairro anota tudo o que vende “fiado” para a vizinhança e depois, quando recebe o pagamento, risca o nome do devedor da lista.
Perceba que o ato de anotar que a compra foi efetuada e riscar o nome da lista após a quitação do débito é uma forma de controlar pagamento de clientes.
Claro que uma forma muito simples, que pode inclusive gerar erros e esquecimentos (se o nome de quem estava devendo não for riscado do caderno na hora exata em que efetuou o pagamento, por exemplo, o consumidor continuará sendo considerado devedor).
Ou seja, esta metodologia de controle de pagamentos não é segura nem para quem empreende, nem para quem consome.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, existem maneiras muito mais eficientes de fazer esse acompanhamento. Mais adiante vamos explicar algumas delas.
Mas é importante deixar claro que o controle de pagamento de clientes é fundamental para evitar o famoso calote, conseguir manter as contas da sua empresa em dia e manter o fluxo do seu caixa sempre saudável, sem desequilíbrios.
Afinal, quando você vende algo, você conta com aquele dinheiro para pagar seus fornecedores, seus colaboradores, os custos de produção etc e, se não receber, corre o risco de desencaixar todo o seu caixa, ter que recorrer a empréstimos em caso de imprevistos e muitas outras dores de cabeça.
Como controlar pagamentos de clientes? 3 dicas práticas
Agora que você já entendeu a importância de fazer um bom controle de recebimento, já pode começar a implementar na sua empresa, não é mesmo? Por isso, separamos 3 dicas que podem ajudar você neste processo. Confira!
1. Negocie as datas de pagamento previamente
Quando um cliente compra um serviço ou um produto que será feito sob medida, por exemplo, como você diz que será feita a cobrança? Primeiro você entrega o serviço ou produto e depois você recebe? Ou primeiro você recebe e depois você entrega o que foi comprado?
Parece um detalhe sem importância, mas é um dos mais fundamentais. Se o cliente paga de forma antecipada 100% do valor ou ao menos antecipa uma parte do valor devido, o fluxo de caixa do seu negócio não corre risco de se desestabilizar por falta de pagamento.
É você que recebe, além do dinheiro, o voto de confiança do consumidor e precisa entregar o produto ou serviço no prazo prometido.
O bom de receber antes ou ao menos ter uma parte antecipada, é que se o cliente não pagar, você ao menos garantiu uma parcela e o prejuízo foi menor.
De qualquer forma, uma boa estratégia é optar por apenas um esquema de trabalho, para correr ainda menos risco de se confundir e prejudicar a organização do seu controle de pagamentos:
- A) pedido – pagamento – entrega ou
- B) pedido – entrega – pagamento
2. Ofereça formas de pagamento mais seguras
Vender “fiado” não é uma prática interessante. Ainda mais nos dias de hoje, que existem inúmeras formas de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito, boleto, Pix, transferência, cheque, dinheiro.
Além de Pix, dinheiro ou cartão de débito, uma das melhores opções para receber é o cartão de crédito. Mesmo que você tenha que arcar com uma taxa sobre o valor da venda, a garantia de recebimento compensa o valor descontado.
Fora que, com o cartão de crédito, se o cliente não pagar, quem terá que cobrar é a emissora do cartão e não você, o que ajuda a manter o bom relacionamento com o seu cliente.
3. Utilize a tecnologia a seu favor
Chega de caderninho! Hoje existem inúmeras formas de você fazer um controle de pagamentos eficiente.
Além do próprio Excel, onde é perfeitamente possível criar uma planilha para acompanhar os pagamentos dos seus clientes, softwares, aplicativos, sistemas de gestão de cobranças também permitem que você veja todos os recebimentos que ainda não foram concluídos de forma muito rápida e prática.
A Cora, inclusive, oferece aos seus clientes um sistema de gestão de cobrança completo e gratuito, com tudo o que é necessário para gerenciar os recebimentos de forma simples e inteligente.
Quer um exemplo? Utilizando o dashboard de Gestão de Cobranças da Cora, você consegue acompanhar em um único lugar todas as suas cobranças pela data de vencimento e pelo status de pagamento, além de visualizar gráficos com comparativos de recebimento entre o mês atual e o mês anterior.
Além disso, consegue enviar notificações automáticas de cobrança, programando o envio automático de lembretes para seus clientes antes, depois ou na data de vencimento dos boletos.
Falando em boleto bancário, na Cora é possível emitir de uma vez até 12 boletos parcelados, adicionar juros, multas e descontos nas cobranças e ainda programar boletos com cobranças recorrentes, aquelas que se repetem mensalmente pelo período de tempo que você determinar.
Ao programar essas cobranças, elas serão enviadas automaticamente para o e-mail do seu cliente 7 dias antes do vencimento. O bom de utilizar o boleto recorrente é que a empresa pode cadastrar todas as cobranças de uma só vez, sem ter que emitir boletos todo mês, fazendo o tempo de quem empreende render mais.
E não se preocupe, mesmo programado, se for preciso, é possível mudar valores e datas dos boletos com muita facilidade. Esta praticidade para emitir os boletos, sem dúvida, também irá facilitar o controle de pagamento de seus clientes e, de quebra, reduzir a inadimplência.
E agora que você já sabe como controlar pagamentos de clientes, fique à vontade para conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às pessoas empreendedoras por meio da nossa conta PJ. Até a próxima e bons negócios!
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