Blog

Como montar um pet shop: 3 dicas práticas para começar

17 de agosto de 2022
como montar um pet shop

Os pet shops, negócios que têm como objetivo oferecer produtos e serviços voltados para o cuidado com animais domésticos, são grandes oportunidades para quem busca começar o próprio negócio. 

Há alguns anos, os pet shops funcionavam apenas como um local para banho e tosa, e ofereciam poucos produtos na prateleira. Você se lembra? 

Hoje, a demanda do mercado é outra e o setor precisou se adaptar rapidamente. A concentração de ofertas diversas no mesmo local, do atendimento veterinário à venda de brinquedos para os pets, é uma tendência para ficar de olho.

Acredite: seu amor pelos animais pode se tornar uma oportunidade para empreender em um ramo promissor. Se você tem pensado bastante sobre isso, mas ainda quer entender melhor como dar os primeiros passos para montar um pet shop, continue por aqui que a gente te explica!

Para começar: como funciona um pet shop?

Antes de dar os primeiros passos em direção à abertura do seu pet shop, é importante entender algumas informações essenciais sobre esse tipo de negócio.

Em primeiro lugar, vale reforçar: um pet shop é um estabelecimento que tem como objetivo oferecer produtos e serviços focados em animais domésticos

É possível ofertar em um pet shop:

 

  • Vendas de produtos, rações e brinquedos;
  • Serviços para o bem-estar animal;
  • Higiene e estética para os pets;
  • Transporte para animais domésticos;
  • Atendimento veterinário;
  • Hospedagem/hotel;
  • Adestramento, entre outros.

 

Mas será que seu pet shop precisa oferecer todos esses itens? A resposta é bem simples: não. Especialmente no começo, dependendo do seu orçamento, pode ser melhor abrir um pet shop pequeno e, com o crescimento do negócio, identificar oportunidades para aumentar o portfólio.

Pet shop simples: o que oferecer aos clientes?

Nesse caso, a resposta não é tão simples assim. Em um pet shop pequeno e simples, a definição dos serviços e produtos a serem ofertados depende de alguns fatores. Para te ajudar nessa escolha, leve em consideração:

 

  • Espaço físico: o local comporta quais tipos de serviços e produtos? O espaço é adequado e confortável para as atividades que pretende oferecer?
  • Veículo: você possui ou pode investir em um meio de transporte adequado para os animais?
  • Orçamento: qual valor você tem disponível para investir? Quais serviços ou produtos de qualidade você pode oferecer com esse valor?

 

Recomendamos que você use essas perguntas para refletir antes de tomar a decisão do que será oferecido no seu pequeno pet shop. Mas não se deixe enganar, viu? Por mais simples e enxuto que o negócio pareça em um primeiro momento, planejamento e organização são essenciais para que a empresa não entre no vermelho e, acima de tudo, o bem-estar dos animais seja garantido!

Como montar um pet shop pequeno: 3 dicas práticas

Como você deve imaginar, alguns fatores podem influenciar no processo de abertura do seu pet shop. Afinal, dependendo do seu contexto, região, orçamento, serviços disponibilizados, entre outras questões, alguns passos específicos precisarão ser dados.

Aqui, mostraremos as recomendações essenciais para você começar e abrir o seu pet shop. Vamos lá?

1. Monte seu plano de negócios

Planejar antes de executar para ter maior controle e previsibilidade. É sobre essa premissa que se baseia o plano de negócios. 

Reserve um tempo para montar seu plano de negócios com calma. Para te guiar nesse processo, responda às seguintes perguntas:

 

  • Qual o seu objetivo com o pet shop? 
  • Quais serão os seus diferenciais? 
  • Qual será o público-alvo?
  • Quais fornecedores você deve buscar? E parceiros de negócio?
  • Quais recursos (físicos, financeiros, de pessoal e infraestrutura) você já possui? Se ainda não possui, como conseguirá?
  • Quais serão seus principais custos?
  • Quais serviços/produtos serão ofertados?
  • Como você pretende fidelizar seus clientes? Quais canais de comunicação usará?

 

Para estruturar as respostas, o Sebrae disponibiliza um template para montar seu plano de negócios.

2. Estruture seu planejamento financeiro

Sem ter clareza sobre quanto dinheiro você tem, quanto precisará investir, quais serão os gastos e as ferramentas necessárias para gerenciar as finanças do negócio, ficará muito difícil para seu pet shop sair do papel!

Por isso, dedique um tempo para se aprofundar nessas questões e faça o seu planejamento financeiro mesmo antes de começar a ter gastos. Assim, você certamente tomará decisões conscientes e melhores para o seu negócio. 

Nós sabemos as dificuldades de empreender e, com certeza, a melhor dica que podemos te dar nesse início é: separe as finanças pessoais das finanças da empresa. Com isso, você facilita sua organização financeira e evita uma série de problemas. 

E a abertura de uma conta PJ gratuita é mais fácil do que você imagina. Na Cora, você abre sua conta digital sem nenhum custo – e sem letras miúdas. É gratuita de verdade. A Cora é ideal para você que está começando a empreender e quer liberar seu orçamento das tarifas abusivas cobradas por bancos tradicionais.

3. Se programe para resolver documentações e burocracias

Essa é a parte que quase ninguém gosta de fazer, mas é necessária. Então, vamos lá!

Para abrir um pet shop, ainda que seja um pequeno negócio, existem algumas burocracias a serem seguidas:

 

Documentações necessárias para abrir um pet shop
O que fazer Descrição
Consulta junto à Prefeitura ou Secretaria de Urbanismo Antes de investir no empreendimento, é importante verificar as regras, junto a esses órgãos, para ter certeza se o funcionamento do pet shop no endereço escolhido é autorizado.
Verifique o Registro de Marca Já tem um nome para o pet shop? Pesquise na internet e na Junta Comercial para verificar se já existe um outro estabelecimento com o mesmo nome ou se ele está livre para o seu negócio!
Abra o seu CNPJ O CNPJ é necessário para formalizar a sua empresa e possibilitar a emissão de notas fiscais. Se optar por se registrar como Microempreendedor Individual (MEI), todo o processo é online.
Registre-se junto à Receita estadual Seu pet shop também precisará da Inscrição Estadual, necessária para processar o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), obrigatório para toda empresa que compra/vende produtos ou oferece serviços.
Conseguir o Alvará de Licença e AVCB Para operar de forma regular, você deve solicitar a visita da Vigilância Sanitária para que seja expedido o Alvará de Licença e também a Vistoria dos Bombeiros, que deve emitir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) Esse passo depende do serviço/produto que será oferecido no pet shop. Por isso, recomendamos que procure o CRMV mais próximo para verificar as regras específicas.

 

Em geral, vale a pena contar com o suporte de um contador e sindicatos da sua região para te orientar em relação a detalhes mais específicos, viu? 

Leia também | Como abrir um CNPJ? Saiba como formalizar o seu negócio

Dica especial do SEBRAE para começar um pet shop

Uma maneira bem interessante de ficar por dentro do que acontece no mercado de pet shops, fazer bons contatos profissionais e encontrar fornecedores de qualidade é participar de eventos

O Sebrae recomenda alguns eventos para o mercado pet como: PET South America, Riovet Trade Show, Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária, Feira Nacional de Produtos e Serviços para a Linha Pet e Animais de Produção, e a famosa Feira do Empreendedor Sebrae.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e te inspirado nos primeiros passos rumo à abertura do seu pet shop! O início é, de fato, desafiador. Mas os resultados provenientes de um bom planejamento são recompensadores! 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.