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Saiba o que não pode faltar no planejamento para abrir uma empresa

28 de agosto de 2022
Empreendedora está organizando o seu planejamento para abrir uma empresa, em seu escritório, que conta com mesa, quadro de anotações e uma planta ao fundo.

Sabia que, antes de começar um novo negócio, é preciso montar um bom planejamento para abrir uma empresa? Pois é, este documento é essencial para te fazer entender melhor sua realidade e também a do nicho que você deseja entrar.

O problema é que nem todo mundo pensa nesse projeto e, impulsionado pela ansiedade de começar logo a operação do novo empreendimento, saem tentando aprender e entender as coisas conforme elas vão acontecendo.

Por isso, preparamos algumas dicas para você ganhar mais dinheiro, aproveitar as oportunidades, conhecer o seu setor e possíveis parceiros. Confira 10 passos para montar um planejamento empresarial eficaz, com gestão financeira e menos dor de cabeça.

Como montar um planejamento para abrir uma empresa

Como você já viu, o planejamento para abrir uma empresa é a primeira ação que você deve tomar para se preparar para empreender. Isso não significa que não haverá falhas, ou que tudo sairá perfeito no seu dia a dia como uma pessoa empresária.

Porém, o planejamento serve para que você comece a identificar cada passo do processo a fim de entender melhor como tudo funciona. Não só a parte das vendas ou prestação de serviço, mas também a captação de clientes, a busca por bons fornecedores, as leis tributárias que permeiam o setor, entre outros.

1. Objetivo geral

O primeiro passo é você definir qual é o principal objetivo do seu negócio. Aqui, é preciso estabelecer, por exemplo, em que área você deseja atuar e de que forma será essa atuação.

Por exemplo, você pode prestar serviços na área de beleza ou de saúde; fabricar algum produto específico; vender mão-de-obra ou produtos para um determinado público; montar uma escola dedicada a ensinar alguma atividade; enfim, há diversas possibilidades, mas primeiro, é preciso definir o que você quer fazer.

2. Objetivos específicos

A partir do momento que você tem claro qual seu objetivo principal, é hora de ir quebrando a ideia em objetivos específicos.

Nesta fase, é preciso definir alguns pontos, como o público que você quer atender, o tipo de produto que você quer fabricar ou vender, como será a operação deste processo, etc.

Cuidado para não pensar num projeto que demanda muito tempo, dinheiro ou conhecimentos que você não tenha. Isso tudo pode impactar diretamente o lançamento da sua nova empresa.

Por isso essa fase é tão importante e precisa ser pensada com muita cautela.

3. Análise de mercado

Agora é hora de entender como está a situação do mercado que você quer atingir. Aqui, pense em curto, médio e longo prazo, afinal, é preciso saber se sua ideia tem futuro, assim como estar confortável com o tempo mínimo para começar a ter lucro.

Lembre-se que isso impacta diretamente no investimento inicial, assim como no seu capital de giro.

4. Análise de concorrência

Como a sua concorrência está lidando com o mercado que você deseja atuar? Você tem alguma carta na manga para fazer diferente deles? Sua nova empresa será capaz de ser competitiva com os preços praticados?

Nem sempre você terá essa resposta no primeiro momento, porém, considere fazê-las, pois lançar uma empresa no mercado que faz exatamente o que todas as outras fazem pode não ser uma boa ideia.

5. Crie seu modelo de negócio

Com os passos acima mapeados, é hora de começar a criar seu modelo de negócio. Por exemplo, sua operação será online ou você terá uma loja física? Seu restaurante irá atender apenas pessoas presencialmente, ou também irá oferecer delivery? Seu Petshop terá um espaço físico, ou seus clientes serão atendidos a domicílio.

Pense que cada formato desse novo modelo de negócio irá impactar diretamente no investimento inicial. Imagine, por exemplo, que você quer abrir uma loja física, mas não tem nenhum imóvel próprio. Neste caso, será necessário considerar o preço do aluguel e seus reajustes no seu capital de giro. 

6. Conheça seu público

A verdade é que, para conseguir definir o tópico acima e responder às perguntas feitas, você precisa conhecer bem o seu público e o que eles esperam de você.

Nem sempre é preciso reinventar a roda, como diz a expressão. Às vezes, fazer o básico bem feito é mais que suficiente para atingir o sucesso. No entanto, oferecer o que seu cliente precisa é essencial para conquistar bons e fiéis consumidores.

7. E também seus fornecedores

Da mesma forma que você precisa de clientes para se sustentar, tem que fechar boas parcerias para conseguir oferecer um serviço de qualidade. Seus fornecedores precisam confiar no seu projeto e estar dispostos a te ajudar, afinal, uma boa negociação de preço pode interferir diretamente na sua margem de lucro.

Então, busque mapear e conhecer seus possíveis fornecedores e parceiros de soluções e ferramentas. Confira se o propósito deles vai de encontro ao seu e estabeleça uma parceria de confiança.

8. Elabore um plano de marketing

O ideal aqui é, claro, é você deixar isso na mão de uma agência ou uma equipe especializada – caso você não tenha familiaridade com este assunto. Porém, isso pode inviabilizar o início da operação por conta dos custos iniciais.

Sendo assim, independente de ser feito por terceiros ou por você mesmo, dedique-se a montar um bom plano de marketing para divulgar sua marca e adquirir seus clientes.

Entenda as métricas da área, veja como calcular o retorno do investimento feito e teste muitas opções para descobrir a mais assertiva na aquisição e conversão das vendas.

Leia também: Vendas pela internet: 10 dicas para obter sucesso

9. Estabeleça processos

Antes de iniciar a operação, busque estabelecer processos em todos os setores. Seja no operacional, seja no administrativo, seguir padrões é necessário para conseguir organizar tudo da melhor forma.

10. Fique de olho na parte burocrática

Não inicie sua operação enquanto não estiver tudo certo com a parte burocrática da sua empresa. Por isso, desde o início do seu projeto, converse com um contador para saber todas as licenças a impostos que serão necessários, inclusive o que precisa ser renovado anualmente.

Dica extra: considere uma conta corrente PJ

Assim que o CNPJ for aberto, considere abrir uma conta corrente exclusiva para sua empresa. Desde o começo, o ideal é separar a sua conta pessoal da corporativa.

Essa dica é, talvez, uma das mais importantes para o sucesso da sua empresa. Afinal, as finanças da sua empresa tem particularidades diferentes do seu orçamento financeiro pessoal. Por isso, não use seu cartão de crédito PF para resolver coisas do seu CNPJ – e vice-versa.

Se você tem medo de o custo disso impactar no seu orçamento, saiba que a Cora oferece uma conta PJ digital gratuita – sem taxa de mensalidade e sem anuidade do cartão de crédito. Você abre sua conta em questão de minutos, direto pelo aplicativo, sem demora e sem burocracia.

Por Equipe Cora
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