O setor de turismo passou por um período bem turbulento devido à pandemia da Covid-19, porém voltou com força total. Sendo assim, para você estar lendo este conteúdo, provavelmente tem interesse em saber sobre como abrir uma empresa de turismo, certo?
Bom, se esta for sua vontade, saiba que está no caminho certo, afinal, a população brasileira está retomando suas viagens, seja para praias, montanhas, resorts, entre outros.
Mas para que sua nova empresa de turismo tenha sucesso, é importante seguir um passo a passo para evitar que alguma etapa importante seja deixada para trás.
É exatamente este o objetivo deste texto, te apresentar alguns detalhes necessários para conseguir oferecer qualidade aos seus clientes, além de ter uma boa lucratividade com a empresa.
O mercado de turismo no Brasil
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o índice de atividades turísticas no Brasil fechou o ano passado com alta de 21%. Para a FecomercioSP, o setor faturou R$152,4 bilhões em 2021, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Diante deste cenário, não há como negar que investir no setor de turismo é uma boa opção para quem busca uma empresa de sucesso e com boa lucratividade.
No entanto, um ponto muito importante a ser considerado é que, para abrir uma empresa neste setor, não basta apenas gostar de viajar, ou saber os bons roteiros que o país tem a oferecer.
É preciso bem mais que isso, principalmente considerar aprender muito sobre contabilidade, finanças e marketing, claro.
Principais destinos
De acordo com o Ministério do Turismo, os locais com natureza à disposição, em especial com sol e praia, se destacam na preferência dos brasileiros que desejam viajar a lazer.
Em 2022, os 25 principais destinos divulgados pelo ministério para viajar são:
- Alter do Chão (PA)
- Belém (PA)
- Boa Vista (RR)
- Bonito (MS)
- Campos do Jordão (SP)
- Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante-GO)
- Fernando de Noronha (PE)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Gramado (RS)
- Ilhabela (SP)
- Jalapão (TO)
- João Pessoa (PB)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Paraty (RJ)
- Pirenópolis (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)
- Porto Seguro (BA)
- Praia Grande (SC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Serra da Capivara (PI)
- Ubatuba (SP)
Ou seja, para você que está buscando saber sobre como abrir uma empresa de turismo, não esqueça que oferecer pacotes para os destinos acima pode ser primordial para já iniciar suas atividades, indo de encontro à vontade da maioria dos turistas.
Como abrir uma empresa de turismo
Agora, veja algumas dicas práticas:
1. Faça um plano de negócios
A realidade é que, independente da área que você deseja atuar, montar um plano de negócio é a primeira atividade a se fazer. Nele, deve conter algumas informações importantes sobre o mercado que você está entrando, além de outros tópicos, como:
- Análise da concorrência
- Plano financeiros
- Plano operacional
- Plano de marketing
- Segmentação de clientes
- Entre outros pertinentes à área.
Leia também | Como elaborar seu modelo de negócio e começar a empreender
2. Regularizando a empresa
Depois de montar seu plano de negócios com o direcionamento necessário, é hora de iniciar o processo de abertura da empresa de turismo. Primeiro, você deve ir atrás de abrir seu CNPJ, como em toda empresa.
Para isso, considere a ajuda de um profissional de contabilidade para evitar qualquer falha durante o processo, ou então pagar impostos erroneamente. O CNPJ será importante para você se manter legalizado, além de conseguir abrir a conta corrente PJ da empresa.
Lembrando que a Cora oferece esse serviço sem cobrar taxa de mensalidade, além de oferecer um cartão de crédito sem anuidade e outros serviços importantes para o seu negócio.
Com o CNPJ em mãos, deve-se fazer um registro no Ministério do Turismo por meio do Cadastur, um sistema do Ministério do Turismo para cadastrar pessoas físicas e jurídicas que atuam com turismo.
O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site do Cadastur e, para concluir, é necessário apresentar cópia do CNPJ, o ato constitutivo da empresa e o Termo de Responsabilidade assinado pela Diretoria Regional ou pelo representante legal.
Outro ponto importante a ser considerado é que as empresas gerenciadas por Sociedades Cooperativas precisam apresentar os documentos acima junto com o Registro na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As atividades da empresa precisam estar relacionadas ao ramo em que ela foi cadastrada e esse cadastro precisa ser renovado a cada dois anos.
3. Quais serviços oferecer
No setor de turismo, você pode optar entre vender serviços separadamente, ou então pacotes onde contemplam tudo num único pacote para facilitar a experiência de compra do seu cliente.
- Passagens: seja de ônibus ou de avião, aqui você vai precisar fechar algumas parcerias para conseguir ser competitivo no mercado. Vender as suas passagens no mesmo valor que os sites das companhias pode não ser muito competitivo.
- Hospedagem: aqui, você precisa ter boas opções, como pousadas, hotéis, entre outros. As parcerias também são importantes aqui para sair à frente da concorrência.
- Passeios: pesquise sobre as atrações turísticas do local e ofereça os ingressos de acesso dentro dos pacotes, ou então individualmente.
- Outros serviços: aqui, considere parcerias com restaurantes, ou então aluguéis de de carro, barcos, moto aquática, entre outros.
4. Canais de venda
Para conseguir vender seus serviços, é importante pensar na acessibilidade dos seus canais de vendas.
- Agências físicas
Se você optar por esta modalidade, pense que seu público fica um pouco mais restrito. Neste caso, você precisa considerar um ponto estratégico e de grande movimentação de pessoas para conseguir vender seus pacotes.
Além disso, considere também a necessidade de ter outras licenças para operar em dia com a legislação, alvarás de funcionamento, entre outros. Uma opção aqui é montar uma agência numa região turística e atender os turistas com passeios e hospedagens.
- Agências online
Esta é uma opção mais interessante por alguns motivos. O primeiro deles é não ter necessidade de espaço físico para atender seus clientes.
Além disso, quando se opta por uma agência física, você aumenta sua área de atuação, sendo possível atender pessoas do país todo, oferecendo diversos serviços, como os já apontados anteriormente aqui no texto.
Neste caso, é preciso ter uma boa presença digital, oferecendo conteúdos interessantes para convencer clientes na compra. Afinal, nesta modalidade, você não conta com a presença de um vendedor para negociação.
Agora que você já sabe o passo a passo de como abrir uma empresa de turismo, é só começar a correr atrás da parte burocrática, definir o modelo de negócio que irá atuar e começar a aproveitar a boa fase que o setor de turismo terá pela frente.