Alguns cursos na faculdade nem sempre tem o objetivo de preparar as pessoas para serem empreendedoras, e por isso costumam ter dificuldade na hora de abrir seu próprio negócio, como montar uma clínica de fisioterapia, por exemplo.
Normalmente, os cursos das áreas biológicas tendem a não falar muito sobre oportunidades de negócios, focando mais na parte prática da execução profissional. Sendo assim, caso o estudante queira empreender, terá de buscar algumas informações fora da sala de aula.
Se esta é a sua realidade, continue a leitura deste texto e veja mais detalhes sobre como montar uma clínica de fisioterapia na melhor região, com os equipamentos certos, o investimento necessário, uma equipe qualificada e, claro, a lucratividade esperada.
O mercado de fisioterapia
Se você decidiu abrir uma clínica de fisioterapia, saiba que trata-se de um mercado bem promissor.
Essa especialidade estuda os movimentos do corpo humano e as suas alterações patológicas e orgânicas. Por isso, profissionais encontram amplas possibilidades de atuação no mercado a partir do atendimento de pacientes.
Olhando para a área de atuação, sua clínica pode ser generalista, ou então se especializar em alguma dessas áreas apresentadas abaixo:
Fisioterapia do trabalho
Área da fisioterapia que promove melhorias na ergonomia para prevenir distúrbios causados pelo trabalho e lesões.
Fisioterapia esportiva
Atua no tratamento ou prevenção de distúrbios e lesões causadas pela prática de esportes, além de otimizar o desempenho de atletas.
Fisioterapia Traumato-Ortopédica
O foco aqui é o tratamento do sistema músculo-esquelético, como lombalgia, cervicalgia, dor ciática, hérnia de disco, escoliose, fraturas, artrose, entorses e luxações. Além disso, essa área também atua na recuperação pós-traumática, pós-cirúrgica e amputação.
Fisioterapia Respiratória
A fisioterapia respiratória foca em tratar ou prevenir doenças que afetam os músculos envolvidos na respiração, além de também ajudar a melhorar e recuperar algumas funções.
O que considerar na hora de escolher o local da clínica?
Assim como em todo negócio, saber escolher o local onde abrirá sua nova clínica é essencial para o sucesso da empresa. Para isso, considere avaliar os pontos abaixo antes de definir o endereço da sua clínica.
Público
Uma visão importante é entender o público que você deseja atender. Provavelmente, antes mesmo de definir muitos pontos, você fez seu plano de negócio, certo?
Com base nesse plano, você deve ter em mente o nível de serviço que deseja oferecer e cruzar com o público que vai atingir com ele.
A partir disso, é possível entender se aquela região é a ideal para encontrar este público, ou se é de fácil acesso para os futuros pacientes chegarem.
Preços
O preço que você vai cobrar também deve ser levado em consideração. Aqui, há um agravante de os preços serem tabelados pelo piso definido pela categoria.
Sendo assim, se a região desejada tiver um custo mais alto, não considere o piso, mas sim acompanhar o valor do mercado local.
Circulação de pessoas
Como dito no primeiro tópico, o fácil acesso deve ser requisito básico para definir o local da sua nova clínica. Isso significa pensar no transporte público, no trânsito e na facilidade de estacionamento.
Além disso, a região precisa ser bem movimentada, com grande fluxo de circulação de pessoas para que seja mais fácil fazer a aquisição de pacientes.
Normalmente, uma boa localização é aquela próxima a clínicas ou hospitais, onde o paciente já tem o costume de frequentar.
Custo de manutenção
Um agravante dessas definições citadas acima é que, normalmente, essas regiões costumam ter um custo de manutenção mais caro, como aluguel e outras taxas. Por isso, não esqueça de avaliar esta despesa no momento de precificar seus serviços.
Como montar uma clínica de fisioterapia?
Agora que você já viu alguns aspectos importantes da definição do local do seu novo empreendimento, confira outros fatores importantes de como montar uma clínica de fisioterapia.
Equipamentos
Os equipamentos necessários serão definidos pela área que você irá atuar. Dentro das opções, o custo desse material pode estar diretamente ligado ao investimento inicial do seu projeto.
Sendo assim, é importante considerar se o público da região que você irá atender tem interesses em equipamentos mais ou menos sofisticados, afinal, o custo disso tudo será pago por seus clientes.
Profissionais
A equipe de profissionais que irá compor o quadro de colaboradores da sua clínica precisa ser pensada também baseada na área que você deseja atuar.
Além disso, é importante considerar também a pessoa que irá trabalhar na recepção, assim como a equipe de limpeza, se será contratado pela clínica, ou se será por uma empresa terceirizada.
Licenças
Além de todos os registros e licenças básicas de qualquer setor, como CNPJ, inscrição estadual e alvarás de funcionamento, é necessário também considerar algumas exigências básicas da área de fisioterapia.
- Responsabilidade Técnica pelo serviço da empresa perante o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO;
- Comprovação do registro do profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO;
- Registrar a clínica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Marketing
Para conseguir pacientes, é importante considerar trabalhar o marketing da sua nova clínica. Aqui, avalie a presença digital, mas não descarte o marketing off-line, aquele que envolve trabalhar com folders, cartão-de-visita, entre outros.
Uma boa alternativa também é buscar parcerias para indicações, em clínicas da região, além de considerar atender via plano de saúde, onde a própria gestora dos planos faz a indicação.
Investimento
O investimento vai depender de alguns fatores apresentados acima, como área de atuação, local, número de funcionários, tamanho da clínica e região de atendimento.
Inclusive, caso você opte por trabalhar com franquias, a situação também muda um pouco, onde o investimento pode ser menor, mas impacta diretamente na sua lucratividade, tendo em vista a necessidade de repasse a quem detém o direito da marca.
Gestão de cobrança
É claro que, para conseguir atender bem seus pacientes, oferecer boas opções de pagamento é essencial, mas isso não pode se tornar um peso no seu lucro final.
Por isso, avalie oferecer formas de pagamento condizente com a realidade do público que você deseja atender, sem esquecer de avaliar o impacto que alguns custos terá para o seu negócio, como a taxa de maquininha do cartão ou para receber via Pix.
Inclusive, o sistema de gestão de cobrança da Cora não cobra para emitir boletos – mesmo em caso de cobrança recorrente – e também não tem taxa para receber ou enviar Pix.
A Cora é uma conta digital para pessoa jurídica que não tem manutenção de conta e ainda oferece um cartão de crédito sem anuidade para te ajudar a controlar o financeiro da sua clínica de fisioterapia sem dor de cabeça.