Abrir uma conta PJ virtual permite aproveitar recursos de uma conta exclusiva para empresas, como a emissão de boletos de cobrança, sem a burocracia dos bancos tradicionais.
Dessa forma, você consegue abrir sua conta com agilidade pelo celular, economizando o tempo que seria gasto em idas até uma agência. E a economia não se limita ao tempo, já que é possível ter uma conta PJ sem taxa virtual.
Neste artigo, você confere como abrir uma conta PJ virtual gratuita em até 7 minutos, além de entender como funciona um banco digital PJ e como escolher o melhor para a sua empresa.
O que é uma conta PJ virtual?
Conta PJ é uma abreviação para conta de pessoa jurídica — uma conta bancária vinculada a um CNPJ, ou seja, aberta em nome de uma empresa. Logo, a conta PJ se destina à movimentação financeira de uma pessoa jurídica.
Enquanto uma conta de pessoa física (conta PF), com o nome sugere, é aberta para uma pessoa física e fica vinculada a um CPF.
Além disso, a conta PJ costuma oferecer recursos que facilitam a gestão financeira de um negócio, como sistema de cobrança, boleto recorrente e cartão de crédito empresarial.
Sendo assim, até aqui já vimos o que é uma conta PJ, mas, e o “virtual”, o que significa? Em uma conta virtual ou digital, a abertura e movimentações ocorrem exclusivamente por meios eletrônicos (aplicativo ou plataforma online da instituição).
Portanto, para abrir uma conta virtual, não é preciso se deslocar até uma agência física e aguardar em filas nem assinar papelada. E o atendimento nessa modalidade também ocorre exclusivamente por meios digitais.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
O que é preciso para abrir uma conta digital PJ?
O requisito básico para abrir uma conta virtual PJ é possuir um CNPJ com situação cadastral ativa, já que a modalidade é exclusiva para pessoas jurídicas. Porém, as instituições têm liberdade para definir os próprios critérios de abertura.
Desse modo, a instituição pode não oferecer conta para empresa com mais de um sócio, por exemplo, se a abertura for exclusiva para empresas unipessoais.
De todo modo, o processo para abrir uma conta PJ virtual costuma ter as seguintes etapas:
- Preenchimento da solicitação de abertura, pelo aplicativo ou site da instituição;
- Envio da documentação exigida, que pode variar;
- Análise cadastral e resposta sobre a aprovação da conta.
Quanto às informações e documentos necessários para abrir a conta digital PJ, normalmente é preciso informar:
- o CNPJ da empresa;
- dados da pessoa sócia ou representante legal;
- foto do documento de identificação e uma selfie.
Em alguns casos, é preciso enviar ainda uma foto do ato constitutivo da empresa (contrato social ou documento equivalente).
Como escolher a melhor conta virtual PJ?
Com várias opções de conta virtual PJ no mercado, você pode ficar em dúvida sobre qual a melhor para a sua empresa.
Ainda que não exista uma resposta única, pois o melhor banco digital PJ é aquele que melhor atende as necessidades do seu negócio, você pode usar os critérios abaixo na hora de decidir:
Autorização do Banco Central
Todas as instituições financeiras precisam da autorização do Banco Central do Brasil (BCB) para funcionar.
Portanto, checar se o banco digital ou fintech possui a autorização é um cuidado básico para escolher onde abrir sua conta. Para isso, você pesquisar no site do BCB.
Cobrança de mensalidade e tarifas
Se uma das razões para abrir a conta PJ digital é reduzir as despesas financeiras da empresa, vale conferir se a instituição cobra taxa de manutenção mensal e outras tarifas.
Recursos para a sua empresa
Confira se os recursos da conta PJ virtual atendem às necessidades do seu negócio. Se a sua empresa trabalha com um modelo de assinaturas, por exemplo, é recomendável buscar uma conta com a opção de gerar boleto recorrente.
Atendimento
Saber que você terá um atendimento ágil e humanizado quanto precisar é outro cuidado básico. Mas, como checar a qualidade do atendimento antes de ser cliente da instituição?
Para isso, você pode consultar avaliações do app da conta virtual nas lojas de aplicativos, e também conferir opiniões de clientes em sites como o Reclame Aqui.
Leia mais: A conta Cora é confiável?
Como abrir uma conta PJ virtual na Cora em poucos minutos
A Cora é uma conta PJ virtual sem taxas e livre de burocracia, disponível para todas as categorias de CNPJ (LTDA, SLU, Sociedade Simples, S/A, MEI, etc.).
Sendo assim, estamos sempre em busca de soluções para facilitar a vida de quem empreende e isso começa com um processo de abertura simples e rápido — preencher o cadastro demora no máximo 7 minutos, em média.
Além da isenção de tarifas e abertura rápida e descomplicada, os benefícios da conta Cora incluem:
- Cartão de débito Visa empresarial;
- Emissão de boletos de cobrança ilimitados, sem taxa de compensação;
- Gestão de cobrança gratuita;
- Liberdade para adicionar pessoas na conta com os Perfis de Acesso Cora;
- Pagamento de contas e impostos sem código de barras.
E você ainda pode se inscrever na lista de interesse para ter o cartão de crédito Cora, sem anuidade. Após uma análise de crédito, em caso de aprovação, seu cartão de débito tem a função crédito ativada.
Passo a passo para abrir a conta Cora
Confira agora o passo a passo para abrir sua conta PJ virtual sem tarifas:
- Baixe o app Cora na Google Play Store (Android) ou App Store (iPhone);
- Abra o app Cora e clique em “Quero fazer parte”;
- Siga as etapas que o aplicativo vai indicar (preenchimento de dados, envio da foto de um documento de identificação e de uma selfie, etc.);
- Após finalizar o cadastro, é só aguardar a resposta sobre a aprovação da conta, que costuma chegar em poucas horas, com prazo máximo de três dias úteis.
Agora você já sabe como uma conta PJ virtual funciona e quais critérios podem ajudar na hora de escolher onde abrir a da sua empresa.
E se você ficou em dúvida sobre como é possível oferecer uma conta PJ gratuita cheia de funcionalidades, pode conferir o artigo que explica como a Cora ganha dinheiro.