Se você está conduzindo sua empresa há algum tempo ou acabou de abrir um negócio, talvez tenha parado para pensar em como o nome do empreendimento faz toda a diferença. Mas, se ele não identifica o propósito da sua marca de forma clara, pode ser hora de alterar o nome fantasia da sua empresa.
Também pode ser uma questão contratual, conflito com nomes de outros negócios ou um reflexo de alguma mudança na estratégia da empresa. Seja qual for a motivação para a mudança, qualquer negócio precisa de um nome minimamente memorável se quiser prosperar, não é mesmo? Vamos falar sobre este assunto aqui.
Passo a passo para alterar nome fantasia de uma empresa
Se você precisa alterar o nome da sua empresa, então este confira pequeno guia que preparamos para você:
1. Registrar na Junta Comercial
O primeiro lugar aonde você deve ir para mudar o nome do negócio é a Junta Comercial ou cartório da cidade em que ele está registrado.
Não é necessário justificar nada na hora de assinar, mas tenha certeza de que o nome escolhido, seja de Razão Social ou fachada, é o melhor para o seu negócio. Você não vai querer repetir o processo todo depois.
2. Renovar os certificados digitais
Quando você altera a Razão Social da empresa, muitas outras coisas deixam de ser compatíveis com sua marca. Entre elas, estão os certificados digitais da empresa, aquelas chaves criptográficas usadas para assinar documentos digitalizados pela internet.
Lembre-se de mudar o nome registrado nestes certificados logo ou você vai ser pego de surpresa sem conseguir assinar documentos importantes.
3. Informar o seu público
Claro, o público não vai acompanhar você até cartório e anotar na agenda o dia da sua mudança de nome. Você precisa ter uma campanha que esclareça para as pessoas quando e por que essa mudança ocorreu.
Remova anúncios antigos e substitua todos pelo novo nome assim que ele estiver legalmente registrado. Esse cuidado facilitará a mudança de mentalidade nos consumidores.
Leia também | Tipos de CNPJ: como escolher a categoria ideal para o seu negócio
Como alterar nome fantasia MEI
Veja o passo a passo para alterar o nome fantasia de uma empresa MEI:
1º Passo
Na prática, você deverá acessar o Portal do Empreendedor, selecionar a opção ALTERAÇÃO e preencher as informações solicitadas pelo sistema.
É recomendável que antes de fazer a alteração você tenha em mãos o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual original. Ele poderá ser necessário para aferição de informação, principalmente se no futuro você desejar se relacionar com um banco. Já se sabe que junto ao banco é solicitado o certificado original, ou seja, de quando a empresa foi inscrita.
Seguindo as instruções, logo após a conclusão do processo aparecerá um novo CERTIFICADO DE CONDIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL contendo as informações já alteradas. Você deve imprimir esse documento.
2º Passo
Agora você deve acessar o site da Receita Federal e imprimir o CNPJ na situação atual para fins de comprovação junto ao órgão arrecadador no qual o MEI possua registro como contribuinte, seja na Prefeitura (Departamento de Arrecadação e Tributos), no Estado (Secretaria da Fazenda) ou nos dois.
3º Passo
Lembre: o contribuinte tem obrigação de informar ao órgão arrecadador quando houver mudança de nome empresarial, endereço comercial ou de atividade econômica do Microempreendedor Individual.
Portanto, para concluir o processo de alteração, você também deverá solicitar as mesmas alterações junto ao Departamento de Arrecadação e Tributos – DAT (Prefeitura Municipal) e/ou Secretaria da Fazenda – SEFAZ, para atualização de seu cadastro de contribuinte.
Veja os dados cadastrais que são possíveis de alterar em uma empresa MEI:
– Alterar o título do estabelecimento (Nome fantasia).
– Excluir o título do estabelecimento (Nome fantasia).
– Alterar o endereço entre municípios do mesmo estado.
– Alterar o endereço entre estados.
– Alterar o endereço em um mesmo município.
– Alterar o número de telefone.
– Alterar o endereço de e-mail.
– Excluir o endereço de e-mail.
– Alterar as atividades econômicas (principal e secundárias).
– Alterar o capital social.
– Alterar a forma de atuação.
– Fazer pedido de baixa.
Veja também as orientações da Receita Federal para a alteração de dados cadastrais de Matriz ou Filial.
Alterações de informações cadastrais de uma empresa
Afinal, como funciona o processo de alteração das informações cadastrais da empresa? É o que explicaremos com mais detalhes a seguir:
Razão Social
Esse é o seu nome propriamente dito: é como sua empresa está registrada no âmbito jurídico e nos contratos. Sendo assim, é o nome que carrega mais peso em questão de mudanças.
Mesmo que esse não seja o seu nome de fachada e ninguém mais o conheça, ele ainda serve como o registro de identidade do seu trabalho. Naturalmente, há mais burocracia na hora de mudar sua Razão Social, mas vamos falar disso daqui a pouco.
Quadro societário
Junto com o nome da empresa, você também pode alterar as pessoas que têm participação nela como sócios. Se alguém adquire uma porção da empresa, faz um investimento ou vende sua parte para poder sair, o quadro societário muda e você tem que atualizá-lo.
Há vários detalhes que você precisa levar em conta nessa hora, então não temos espaço para compartilhar todas as informações. É melhor pesquisar um pouco este processo antes de colocá-lo em prática.
Nome fantasia
Esse é o “nome de fachada” de um negócio. E, no geral, ele deve dar conta do que você precisa na hora de alterar o nome da empresa.
Ele não precisa ser igual à Razão Social, mas vai aparecer no CNPJ e será usado para construir sua marca. Há bem menos consequências e burocracias envolvidas nessa mudança, já que, do ponto de vista da justiça, seu registro ainda é o mesmo.
Como escolher um bom nome para a empresa?
Então, se você já tem certeza de que é hora de mudar o nome da empresa, lembre-se de que você não pode escolher um nome qualquer. Essa será a identidade do seu negócio e é uma parte importante da construção de sua marca, além de ter algumas implicações jurídicas.
Veja aqui cinco pontos para considerar na hora de escolher o melhor nome fantasia.
1. Analise a sua empresa
O primeiro passo é analisar de que forma que você gostaria de apresentar sua empresa ao mercado. Ao buscar um novo nome, avalie em que momento encontram-se os seus negócios e tome como base a sua missão, valores e visão. Desta forma, os objetivos ficam mais claros e os seus propósitos como empresário, também.
A pergunta principal é: o que diferencia a sua empresa de outras que atuam no mesmo setor? A resposta será fundamental para selecionar um nome que expresse com clareza a personalidade da sua marca.
2. Conheça a história da sua marca
Elabore a sua história de marca, na qual a sua empresa cumpre um papel como um personagem de um livro. Qual é a história que está por trás do seu negócio e que você gostaria de contar aos seus clientes, colaboradores e parceiros?
A história que você contar deve envolver seus clientes e despertar o interesse deles. Esses sentimentos e emoções devem estar presentes quando as pessoas ouvirem o nome da sua empresa.
3. Escolha palavras que identifiquem o seu negócio
Para buscar um nome alinhado aos seus negócios, escolha palavras que estejam relacionadas com a sua empresa, produtos e serviços.
Você pode iniciar a sua pesquisa com a ajuda de um dicionário de sinônimos. Inspire-se e brinque com as palavras que você encontrar, formule expressões, faça trocadilhos e busque rimas.
4. Opte pela simplicidade
Na hora de alterar o nome da empresa, não tente refinar ou rebuscar demais. É apenas um nome. Ele deve ser fácil de lembrar, de falar e de escrever para o seu público-alvo, certo?
5. Verifique disponibilidade e nomes parecidos
Por fim, você precisa tomar cuidado para não ser confundido! Muitos negócios, especialmente os pequenos, vão para os cartórios com nomes iguais aos de outras empresas já estabelecidas, mesmo sem saber.
Você pode fazer uma busca na internet, redes sociais e averiguar se os domínios relevantes estão disponíveis. Também é preciso ter cuidado para não escolher um nome que já está registrado.
E então, o que achou das dicas? Alterar o nome fantasia da sua empresa pode ser uma estratégia importante para conferir mais credibilidade para o seu negócio, que é único e especial.
Aliás, justamente por ser única, sua empresa precisa de uma conta só dela. Conheça a Cora, a Conta PJ que o seu negócio merece, e livre-se de uma vez por todas de burocracias e taxas desnecessárias.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.