Blog

Anuidade do cartão empresarial: como se livrar dessa taxa?

12 de julho de 2022
Anuidade do cartão empresarial: como se livrar dessa taxa?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento desejada por muitas empresas devido à possibilidade de se fazer capital de giro. Porém, as taxas cobradas podem assustar, principalmente quando se fala em anuidade do cartão empresarial.

Sendo assim, as pessoas responsáveis pelo setor financeiro de uma empresa começaram a buscar alternativas no mercado para que essas cobranças não sejam um problema na hora de calcular o lucro dos negócios.

Por isso, estar atento a todas as alternativas do mercado e entender bem sobre quais outras taxas podem ser cobradas é importante para que o cartão de crédito traga benefícios para a empresa.

Se esse é o seu desafio, este texto vai ajudar a entender melhor sobre do que se trata a anuidade do cartão empresarial, como se livrar dela e o que mais pode ser cobrado.

O que é cartão empresarial?

O cartão empresarial geralmente vem com a função de crédito e débito atrelado a uma conta de pessoa jurídica – a famosa conta PJ.

Em geral, funciona da mesma forma que o cartão pessoal, com limite de crédito que pode ser negociado com a instituição financeira, permissão para fazer compras à vista ou parceladas e também saques nos caixas eletrônicos.

Tudo isso é cobrado de uma única vez após um ciclo, normalmente de 30 dias, negociado entre você e a instituição financeira que emitiu seu cartão. 

Um dos principais motivos que as empresas optam pelo cartão empresarial é a possibilidade de centralização dos custos, além de ter mais poder de compra devido ao limite de crédito – normalmente maior que para pessoa física.

Além disso, com o cartão de crédito, é possível comprar matéria-prima e outros produtos para pagar a prazo e vender a clientes para receber à vista.

Isso proporciona um cuidado maior com o capital de giro e fluxo de caixa, além da possibilidade de garantir bons descontos com pagamentos à vista, além de aproveitar momentos de promoções.

O que é anuidade do cartão empresarial?

No entanto, essas vantagens normalmente não saem de graça para quem empreende, pois é comum ser necessário pagar uma taxa de anuidade para ter acesso a esse tipo de serviço.

Se você não sabe o que é anuidade, trata-se de uma tarifa cobrada pela prestação de serviços como administração, manutenção, gerenciamento e monitoramento do cartão. Essa cobrança é realizada pela instituição financeira ou banco responsável pela emissão do cartão de crédito empresarial.

Além disso, a taxa pode ser ou não parcelada e vem cobrada na fatura do cartão junto com gastos mensais.

Porém, agora vai uma notícia boa. Algumas instituições financeiras isentam clientes da taxa de anuidade, o que a torna mais atrativa se comparada à concorrência.

Por que tem empresa que não cobra essa taxa?

Cada empresa tem um objetivo para não efetuar a cobrança da taxa de anuidade do cartão empresarial. Há aquelas que veem nessa ação a possibilidade de se destacarem diante à concorrência, como dito acima. Outras operam dessa forma por entender não ser necessária a cobrança

Este é o caso da Cora, uma conta digital PJ criada para libertar as pessoas empreendedoras de burocracias e taxas abusivas. O objetivo é descomplicar a gestão financeira dos negócios.

Na Cora, tanto a anuidade do cartão, como a manutenção de conta e taxa do Pix não são cobradas. A fintech levanta a bandeira de que o pequeno e médio empreendedor já passa por muitas dificuldades no dia a dia, então visa ajudar na prosperidade de seus negócios.

Além disso, a Cora tem grandes investidores por trás, contribuindo fortemente para que tudo isso continue desenvolvendo produtos diferenciados para cada cliente.

A Cora também acredita que, ao possibilitar a isenção de algumas taxas e oferecer um bom serviço, mais e mais pessoas passarão a conhecê-la, o que diminui o gasto de marketing para aquisição de novos clientes.

Como ter um cartão de crédito sem anuidade?

Mas, voltando ao assunto do cartão de crédito empresarial sem anuidade, provavelmente despertamos o seu interesse, não é mesmo? Afinal, por menor que seja uma taxa, ela sempre pode ser aplicada de forma mais inteligente para que retorne em lucro para sua empresa, não é?

Então, as dicas de como conseguir um cartão pj sem anuidade são:

  • Busque no mercado opções de instituições financeiras que isentam taxa;
  • Certifique-se de que não haja taxas escondidas
  • Tente negociar com o seu banco para que dê a isenção da anuidade
  • Busque concentrar seus gastos todos em um único cartão
  • Seja um bom cliente e não pague a fatura em atraso.
  • Busque informações de todas as taxas antes de contratar um cartão.

Demais taxas de cartão de crédito pj

Agora, para te ajudar a economizar ainda mais, confira as demais taxas que são cobradas do cartão empresarial e que podem ser poupadas pela sua empresa.

1. Saque

Alguns cartões permitem sacar uma parte do limite do cartão de crédito para ajudar nas despesas mensais. Acontece que isso funciona como um empréstimo, pelo qual é cobrado taxa de serviço, juros pelo empréstimo e até o IOF.

2. Pagamento de contas

Assim como o saque, há cartões que possibilitam pagar contas básicas, como luz, água e telefone. Porém, vale lembrar que esse serviço também funciona como um empréstimo, então há cobrança de taxas para utilização.

3. Segunda via do cartão

Se bem negociada, essa taxa pode ser isenta a depender do banco onde você tem seu cartão de crédito. Porém, vale ficar de olho e questionar antes mesmo de fazer a solicitação se há cobrança de segunda via em caso de perda ou roubo do cartão.

4. Crédito emergencial

O crédito emergencial ocorre quando você já utilizou todo o seu limite, mas mesmo assim precisa fazer alguma compra. Para te liberar mais crédito no cartão, o banco tende a cobrar uma taxa de serviço.

5. Juros e multas

As taxas de juros e multas do cartão de crédito por pagamento em atraso tendem a ser as mais caras do mercado. A taxa do rotativo – como é conhecido quando você não paga o valor total da fatura – gira em torno de 12% ao mês. Isso mesmo, não se trata de uma taxa anual, mas sim mensal.

Para se ter uma ideia, se você utiliza, por exemplo, R$ 1000, o valor cobrado em 30 dias é de R$120 a mais.

Pronto, agora você já sabe o que é a anuidade do cartão empresarial e como conseguir a isenção dessa taxa para aumentar os lucros do seu negócio. Assim, fica ainda mais fácil escolher o melhor cartão para você.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.