O que é uma API? Muitas pessoas não fazem ideia do que essa sigla quer dizer e muito menos de como essa tecnologia pode ser muito útil na hora de administrar os processos de gestão de uma empresa.
Neste conteúdo, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre API: o que é, como funciona, para que serve e como você pode começar, agora mesmo, a integrar os sistemas da sua empresa às APIs da Cora e ganhar tempo com transações financeiras em lote.
Continue a leitura para entender!
Afinal, o que é uma API e como funciona?
API é a sigla de “Application Programming Interface” ou, em português, Interface de Programação de Aplicação.
Objetivamente, APIs são mecanismos que permitem que dois componentes de software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos.
Para este sistema funcionar, os desenvolvedores devem estruturar solicitações e respostas entre as duas aplicações.
Ou seja, por meio de APIs, desenvolvedores podem criar novos softwares e aplicativos capazes de se comunicar com outras plataformas de forma automática.
Quer exemplos para ficar mais claro? A cotação da bolsa de valores que você tem acesso no seu telefone celular.
Funciona assim: o sistema de software da Bolsa contém dados sobre o comportamento das ações em tempo real. Então, a aplicação da bolsa do seu telefone “conversa” com esse sistema por meio de APIs e, assim, consegue mostrar para você as atualizações dos preços das ações de forma instantânea, na palma da sua mão.
Ou ainda, de forma mais “simples”, quando você conecta seu Spotify ao Waze. Ou quando a data e a hora do seu notebook, relógio inteligente ou celular são sincronizadas automaticamente quando você viaja para um local com outro fuso horário. Ou ainda quando um contato salvo no seu telefone celular aparece na lista de contatos do seu WhatsApp.
Todas essas operações só são possíveis graças às APIs.
Para que serve uma API?
Basicamente, a função de uma API é facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, além de oferecer um padrão para a criação de novas plataformas.
Isso porque, com o uso das APIs, não é necessário criar códigos personalizados do zero para cada função que um programa for executar, o que simplifica a criação de novos aplicativos, softwares e plataformas em geral.
Além disso, as APIs exercem também um papel de segurança, já que são capazes de bloquear acesso e permissões a dados de software e hardware que algumas aplicações não podem usar.
Quais benefícios as APIs proporcionam?
Já deu para perceber que falar de APIs significa tratar de um recurso bem técnico e tecnológico, certo?
Aqui, explicamos objetivamente o que é e como funciona. Até porque existem diversos tipos de APIs (elas são classificadas de acordo com sua arquitetura e seu escopo de uso).
Mas, de forma geral, uma comunicação de softwares e aplicações via API permite vantagens, como: integração, velocidade nos processos, inovação, eficiência, expansão e facilidade de manutenção dos sistemas (uma alteração em um altera o outro).
Na realidade de uma empresa, utilizar um sistema de gestão integrado com as APIs da conta jurídica, por exemplo, pode facilitar e agilizar a tarefa de pagar contas em lote, o que contribui para aumentar a produtividade no dia a dia do negócio.
Leia também | Integre os sistemas da sua empresa às APIs da Cora
Como integrar os sistemas da sua empresa às APIs da Cora?
A partir de agora, você pode integrar o sistema da sua empresa às APIs da Cora para ganhar tempo com diversos tipos de transações financeiras em lote.
A novidade é uma das ferramentas disponíveis para assinantes do Cora Pro, o novo plano da Cora. Com ele, por R$ 44,90 mensais, você tem acesso a serviços exclusivos na sua conta, desenvolvidos para simplificar ainda mais a rotina do seu negócio.
Leia também | Conheça as vantagens do Cora Pro, o novo plano da Cora
Quais APIs estão disponíveis?
Com a integração, os clientes Cora terão acesso a APIs de diversas categorias:
- APIs de Boleto:
- Emissão;
- Consulta de lista de boletos;
- Consulta de detalhes;
- Cancelamento;
- Edição de notificações de cobrança.
- Emissão de carnês;
- Iniciação de Pagamento de Boletos;
- Iniciação de Pagamento de DARF e GPS;
- Iniciação de Transferência;
- Webhooks para atualização dos artefatos gerados pela API;
- Consulta de extrato;
- Consulta de dados da conta.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como começar a usar a nova ferramenta?
Para ter acesso à integração às APIs da Cora, o primeiro passo é fazer a contratação do Cora Pro no aplicativo ou desktop.
Para isso, basta seguir estes passos no seu aplicativo da Cora ou no CoraWeb:
- Acesse o menu Conta e selecione a opção Plano Cora Pro.
- Na tela, aparecerá um resumo das novas ferramentas que você poderá aproveitar no plano e o valor mensal. Clique em Continuar.
- Revise os dados da contratação, aceite os Termos e condições e clique em Contratar.
Pronto! Com todos os dados confirmados, você já poderá aproveitar as ferramentas exclusivas do Cora Pro.
Além de acesso às APIs da Cora, os assinantes também têm acesso a serviços exclusivos, como:
Cobrança por SMS
Envie notificações automáticas de cobrança para o celular dos seus clientes antes, durante e após a data de vencimento dos boletos.
Boletos personalizados
Customize seus boletos de cobrança incluindo o nome e logotipo da sua empresa.
Plataforma de gestão de fluxo de caixa
Acompanhe os gráficos de entradas, saídas e lançamentos futuros da sua empresa sem dor de cabeça com uma plataforma mais completa e fácil de usar.
Agora que você já sabe o que é uma API e como esse recurso pode facilitar a rotina de uma empresa, que tal experimentar esse recurso com o Cora Pro?
Abra sua conta PJ gratuitamente agora mesmo e conheça todos os serviços que a Cora oferece para apoiar o seu negócio.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.