Otimizar o financeiro da empresa com um aplicativo de cobrança é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a poupar tempo e ter melhores resultados em um negócio.
Até porque, os processos envolvidos numa estratégia de cobrança podem exigir longas horas de trabalho se feitos manualmente. Logo, apostar na automação permite direcionar esse tempo valioso para tarefas mais estratégicas.
Sem falar que um sistema automatizado pode ajudar a reduzir erros, como a emissão de cobranças duplicadas e falhas no envio de boletos a clientes.
Além disso, você pode usar um aplicativo de cobrança gratuito para ter esses benefícios sem gerar novos custos para a empresa. Confira a seguir as dicas para escolher e usar um sistema.
O que é um aplicativo de cobrança?
Um aplicativo de cobrança para empresas é uma plataforma digital que permite gerenciar e automatizar processos de cobrança.
Nesse sentido, os processos englobam desde como emitir boletos de cobrança até o recebimento dos valores em uma conta PJ.
Por isso, um aplicativo ou sistema de cobrança pode ajudar a empresa a acompanhar e gerenciar seu fluxo de caixa, combater a inadimplência e aumentar a eficiência operacional.
Assim, algumas funcionalidades comuns em um aplicativo de cobrança para empresas incluem:
- Emissão de faturas ou boletos, podendo permitir ainda o parcelamento de boletos e a inclusão de juros e multa por atraso ou descontos;
- Acompanhamento das cobranças emitidas, para dimensionar a inadimplência, fazer projeções e calcular indicadores de cobrança;
- Envio de notificações de cobrança automáticas, para lembrar clientes sobre pagamentos a vencer ou vencidos, conforme a régua de cobrança da empresa.
- Geração de relatórios financeiros, como a projeção bancária informando o saldo previsto para um período futuro;
- Integração com outros sistemas financeiros e de contabilidade, proporcionando a centralização de dados e a otimização das operações da empresa, com todas as informações de contas em um só local.
Na Cora, os boletos são completamente livres de tarifas, tanto na emissão quanto na compensação
Como escolher um aplicativo de cobrança gratuito?
Existem algumas opções gratuitas de aplicativo de cobrança no mercado. Sendo assim, você deve ter critérios na hora de escolher um sistema para o seu negócio. Confira alguns aspectos importantes a observar:
Confira os serviços incluídos no plano gratuito
Às vezes, o cadastro em um sistema ou plataforma de cobrança é gratuito, mas existem taxas para usar alguns serviços.
Um exemplo é fazer a emissão gratuita de boletos de cobrança, mas cobrar uma taxa sobre os boletos compensados.
Da mesma forma, pode haver uma tarifa para transferir o saldo do aplicativo para a conta da empresa.
Por isso, é preciso conferir com atenção quais serviços estão incluídos no plano gratuito, para não ter surpresas ruins depois.
Leia mais | O que é taxa de emissão de cobrança?
Analise as funcionalidades
O aplicativo de cobranças deve atender as necessidades da sua empresa. Por isso, veja se as funções de cobrança de que você precisa estão disponíveis.
Sendo assim, se você trabalha com um modelo de cobrança recorrente (um curso ou clube de assinaturas, por exemplo), a emissão de boleto recorrente é uma função essencial.
Outro ponto a avaliar é se o sistema de cobrança permite integrações com sistemas ERP e softwares de contabilidade, caso você já utilize algum.
Pesquise a reputação da empresa
Mesmo se tratando de uma solução gratuita, é recomendável pesquisar a reputação da empresa responsável pelo aplicativo de cobrança antes de fazer o cadastro.
Para isso, você pode conferir o atendimento prestado em plataformas de reclamações, como o Reclame Aqui, além de ver avaliações de clientes no Google.
Assim, o objetivo da pesquisa é ter uma ideia sobre a qualidade do atendimento e suporte prestados pela empresa. Serve também para conhecer eventuais pontos negativos do sistema.
Baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Gestão de Cobrança e saiba como reduzir a inadimplência sem impactar o bom relacionamento com seu cliente.
Como usar um sistema de cobrança na empresa?
O primeiro passo para usar um aplicativo é fazer o cadastro da empresa. Sendo assim, se o sistema for integrado a uma conta digital PJ, por exemplo, é preciso abrir a conta para ter acesso à área de cobranças.
Da mesma forma, é recomendável consultar tutoriais e vídeo da empresa responsável para tirar eventuais dúvidas e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
Em seguida, é hora de cadastrar sua carteira de clientes e iniciar a emissão e o gerenciamento de cobranças.
Normalmente, os dados básicos para emitir cobranças para clientes são:
- Nome;
- CNPJ ou CPF;
- Descrição do produto ou serviço que gerou a cobrança.
A propósito, você não precisa se preocupar em como montar um boleto se usar um sistema automatizado, já que o próprio aplicativo cria o documento.
Leia mais | Saiba por que o Pix Cobrança é uma alternativa para o boleto bancário
Conheça a gestão de cobrança da Cora
A Cora é uma conta PJ livre de tarifas e disponível para todas as categorias de CNPJ (LTDA, ME, EPP, MEI, etc.).
Assim, ao abrir a conta PJ para o seu negócio, você também ganha acesso à gestão de cobrança Cora, gratuita e descomplicada. Com ela você pode:
- Gerar boletos de cobrança ilimitados, sem taxa de emissão nem de compensação;
- Acompanhar todos os boletos emitidos, visualizando os que estão abertos, os atrasados e os que já foram pagos;
- Rastrear a quantidade e o valor dos boletos emitidos, recebidos e a receber;
- Ver o gráfico de análise dos recebimentos de cada mês;
- Incluir juros, multa e descontos nos boletos;
- Parcelar boletos, emitindo carnê de pagamento para clientes;
- Emitir boletos recorrentes (você configura apenas uma vez e a Cora faz o envio todos os meses para o e-mail cadastrado);
- Configurar notificações automáticas de cobrança para clientes.
Vale dizer ainda que os valores recebidos por boleto caem direto na conta empresarial, sem que você precise solicitar a transferência e sem qualquer tarifa.
Esperamos que o artigo sirva como um guia prático para começar a usar um aplicativo de cobrança gratuito e ter mais eficiência na gestão do seu negócio.
E para saber mais sobre as alternativas para abordar clientes inadimplentes, você pode conferir um post sobre cobrança extrajudicial. Até a próxima!