Muitos consumidores, sejam pessoas físicas ou empresas, procuram um aplicativo para aumentar score ou qualquer outro método que faça a sua pontuação de crédito melhorar rapidamente.
Sabemos que um score baixo pode dificultar o acesso a cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, parcelamentos e outras modalidades. Mas será que existe mesmo um aplicativo ou jeito de melhorá-lo sem grande esforço?
Para ajudar você a entender mais sobre isso, preparamos este conteúdo detalhado. Continue a leitura!
Antes de mais nada: como o seu score é calculado?
Em primeiro lugar, é preciso entender que o score funciona como um reflexo da sua vida financeira.
Em outras palavras, se o sistema que calcula a pontuação entende que os seus hábitos estão bons, seu score tende a aumentar. Em contrapartida, um hábito financeiro considerado ruim pode impactar negativamente a sua pontuação.
A ideia é que, ao consultar o seu score, as instituições possam compreender como está a sua situação financeira para saber se você é um bom pagador — lembrando que, quanto mais alta for a sua pontuação, melhor é considerado o seu perfil de crédito.
A partir dessa informação, elas decidem se vão liberar crédito a você e, se sim, em quais condições.
Na prática, para alcançar uma boa pontuação, é importante manter o pagamento de suas contas em dia, manter o Cadastro Positivo ativo, regularizar dívidas atrasadas e/ou negativadas e solicitar crédito com moderação (já que pedidos frequentes de crédito em um intervalo curto de tempo podem prejudicar o seu score).
Essas são algumas práticas que vão ajudar a construir uma boa “reputação” do seu CPF ou CNPJ para o mercado de crédito.
Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas
E o aplicativo para aumentar score?
Agora que você já sabe como funciona o cálculo do score, vamos à questão principal: a verdade é que não existe um aplicativo para aumentar o score ou qualquer outro método capaz de fazer a sua pontuação aumentar do dia para a noite.
Ou seja, se você encontrar qualquer tipo de anúncio que ofereça um método para alcançar um score alto em pouco tempo, é cilada. Como vimos, esse número é um espelho dos seus comportamentos financeiros, é calculado exclusivamente pelos sistemas dos birôs de crédito e não pode ser forjado.
Vale lembrar que também não existe qualquer método pago para aumentar o score, tá? Alguns golpistas até chegam a se passar por funcionários dos birôs de crédito ou especialistas que conhecem “jeitinhos” para conseguir uma pontuação mais alta, mas ninguém é capaz de burlar o sistema para manipular o seu score.
Portanto, não existe outra saída a não ser trabalhar progressivamente para que seus números melhorem com o tempo.
Se você não sabe por onde começar, procure consultar sites oficiais dos birôs, como o da Serasa. Nesses endereços, além de consultar o seu score atual, você consegue saber quais comportamentos estão prejudicando a sua pontuação e, então, corrigí-los.
Como aumentar meu score de graça? 5 passos importantes
Se essa pontuação é um reflexo da sua situação financeira, nada melhor do que cultivar hábitos saudáveis para melhorá-la cada vez mais. E que tal começar agora?
A seguir, listamos cinco práticas que ajudam a impactar o seu score positivamente. Confira:
1. Mantenha o seu Cadastro Positivo ativo
Como já reforçamos por aqui, essa é uma medida que tem um impacto positivo importante na sua pontuação de crédito.
O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne uma série de informações sobre os compromissos financeiros que você está pagando em dia, como contas de consumo, empréstimos, faturas de cartão etc.
Ou seja: é uma espécie de currículo apenas com informações positivas sobre você que pode ser usado a seu favor na hora de fortalecer a sua reputação para o mercado.
Para saber se o seu Cadastro Positivo está ativo, você pode ligar para a Central de Atendimento da Serasa (0800 776 6606) ou acessar o site do birô.
2. Mantenha seus dados atualizados nos birôs de crédito
Pense assim: quanto mais as instituições souberem sobre você ao consultar o seu perfil, mais confiança elas terão para te oferecer crédito.
Afinal, nós só emprestamos dinheiro para pessoas que conhecemos e que sabemos que irão devolver no tempo determinado, não é mesmo?
Então, de tempos em tempos, acesse os sites dos birôs de crédito, com a Serasa e a Boa Vista SCPC, e confira se os seus dados estão atualizados.
3. Deixe suas finanças em dia
Para pessoas físicas ou empresas, esse é o melhor caminho para ver o seu score aumentar.
Busque manter um controle das suas entradas e saídas, observando sempre oportunidades de guardar mais dinheiro e não se esquecendo de gastar apenas o que você consegue pagar, seja agora ou no futuro.
Atualmente, existem diversos aplicativos que ajudam com essa tarefa. O da Cora, por exemplo, é excelente para fazer a gestão de cobranças do seu negócio. Por lá, você conta com um dashboard completo e gratuito para acompanhar o status dos pagamentos, comparar gráficos e facilitar a leitura do cenário financeiro do seu negócio. Abra sua conta em poucos minutos sem pagar nada e confira!
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
4. Negocie e regularize suas dívidas em atraso
Sair da inadimplência é outro ponto que contribui para o aumento do score. Para resolver esse problema, um passo a passo possível é:
- Anote todas as suas dívidas e identifique as que estão atrasadas há mais tempo e as que têm maiores juros (ou seja, que crescem mais rapidamente);
- Entenda qual é a sua renda mensal atual e de que forma você pode economizar eliminando algumas das suas despesas;
- Calcule o quanto você pode pagar por mês para quitar os valores que estão em aberto e em quanto tempo isso será feito. Dê sempre prioridade para as dívidas que possuem juros mais altos;
- Procure não manter o seu orçamento tão apertado, uma vez que imprevistos sempre podem aparecer;
- Se necessário, negocie diretamente com a empresa credora e confira se há ofertas de negociação com condições especiais disponíveis para você.
Uma vez que a sua situação esteja regularizada, inicie uma reserva para evitar novos desafios financeiros no futuro.
5. Tenha cautela ao pedir crédito no mercado
Por fim, vale lembrar que pedir crédito não é um problema, desde que essa solicitação seja feita com consciência.
Isso porque, se recentemente você pediu empréstimos ou fez simulações em vários lugares ao mesmo tempo, esse comportamento pode acender um “alerta” no sistema que calcula o seu score — pois essa urgência indica que você pode estar passando por alguma dificuldade financeira.
Sem falar, claro, que a cautela é sempre muito benéfica para a sua saúde financeira. Quando as decisões são tomadas com calma, você consegue avaliar suas reais necessidades e suas condições de arcar com um novo compromisso.
Como você percebeu, não existe um aplicativo para aumentar o score, mas manter hábitos financeiros saudáveis ajuda sua pontuação a melhorar ao longo do tempo.
Se você chegou até aqui querendo entender mais sobre a sua pontuação porque está em busca de crédito para sua empresa, que tal também conhecer um pouco mais sobre o cartão de crédito empresarial sem anuidade da Cora?
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Até a próxima e bons negócios!