A saúde financeira de qualquer empresa passa pela organização de pagamento e recebíveis, não é mesmo? Para isso, é importante contar com um aplicativo para cobrar clientes que seja eficaz e prático a fim de atender às principais necessidades do negócio.
Hoje, existem diversas soluções no mercado e, por isso, pode parecer um pouco difícil fazer uma escolha. Pensando em ajudar quem empreende a tomar as melhores decisões, compilamos neste artigo o que é fundamental analisar na hora de fazer uma gestão de cobranças. Confira!
Por que é importante fazer o controle de entradas e saídas financeiras da empresa?
O controle geral do caixa e das contas de uma empresa é um processo fundamental para garantir o crescimento do empreendimento.
Entre os seus principais benefícios, estão:
• Otimização de gastos e aumento de economias;
• Departamento financeiro muito mais organizado;
• Chances de fazer investimentos mais certeiros;
• Aumento da margem de lucro;
• Possibilidade de implementar novas estratégias para o negócio;
• Impacto positivo na imagem da empresa diante de instituições financeiras e acionistas.
E é claro que a etapa de cobrar os clientes é muito importante na rotina financeira de uma empresa, afinal, se for bem executada é uma maneira de evitar a inadimplência.
Como cobrar o seu cliente?
Cobrar clientes pode ser algo delicado, mas há formas de fazer isso de forma educada e eficaz. O objetivo é sempre garantir o pagamento e, no melhor dos mundos, evitar o atraso.
Você provavelmente já viu casos de ligações constantes, mensagens curtas e grossas ou e-mails com ameaças para fazer um cliente pagar o que deve. Mas, essa abordagem pode prejudicar a sua relação com o público.
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O importante é desenvolver um processo de cobrança simples, transparente e gentil. Além disso, como empresa, é importante adequar as suas ações ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar processos na Justiça.
O diálogo honesto e empático é fundamental nessas situações. É importante se colocar no lugar do cliente para entender as razões por trás do atraso no pagamento, e assim, tentar encontrar a melhor solução para ambos os lados.
Algumas alternativas interessantes a se considerar são:
• Redução de juros;
• Parcelar a dívida;
• Sugerir um desconto.
O que levar em consideração ao escolher um aplicativo para cobrar clientes?
Ao utilizar um aplicativo de cobrança todo esse processo é facilitado, afinal, a tecnologia está aí para apoiar quem empreende e oferecer soluções mais práticas para controlar pagamentos, vendas e débitos.
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Vale analisar se o aplicativo escolhido oferece o que a sua empresa precisa para tornar a cobrança mais simples e prática, favorecendo para que os pagamentos sejam feitos em dia.
A Cora, por exemplo, é uma conta digital PJ que, entre os diversos benefícios para quem empreende, oferece funcionalidades focadas em simplificar a gestão de cobranças e economizar tempo.
Entre os pontos a se considerar na hora de optar por um aplicativo de cobrança, lembre-se do seguinte:
Dashboard de gestão de cobranças
Todas as cobranças pela data de vencimento e pelo status de pagamento centralizadas em um único lugar.
Além disso, no caso da Cora, esse tipo de dashboard facilita a visualização porque conta com gráficos comparativos de recebimentos entre o mês atual e o anterior.
Notificações automáticas de cobrança
Para facilitar o seu dia a dia, vale conferir se o aplicativo tem a funcionalidade de envio automático de lembretes de cobranças para os clientes.
Estas notificações podem ser programadas para serem enviadas antes, depois ou na data de vencimento do boleto. É uma ótima forma de reduzir a inadimplência e garantir uma boa comunicação com os consumidores.
Gratuidade
Analise os custos envolvidos com o aplicativo, afinal, as taxas podem tornar o processo bem caro. Procure por soluções como as que a Cora oferece, que são gratuitas para quem abre uma conta digital PJ e utiliza o aplicativo.
Cobranças com descontos, juros e multas
Para evitar atrasos nos pagamentos também é recomendado ter a possibilidade de adicionar juros, multas e descontos nas cobranças por boletos.
Cobranças recorrentes
As cobranças recorrentes são aquelas que se repetem mensalmente por um período determinado.
Ao programá-las, serão enviadas automaticamente para o e-mail do cliente 7 dias antes do vencimento, o que traz muita praticidade para o dia a dia.
Boletos gratuitos
Imagine só como sairia caro pagar por cada boleto emitido aos seus clientes? Ao escolher por um app de cobrança, não deixe de analisar se a emissão de boletos de cobrança é gratuita e ilimitada, pois bancos como a Cora já oferecem isso aos seus clientes, pelo aplicativo.
A exceção é para as parcerias de API, que geram boletos em plataformas externas à Cora.
Vá além da gestão de cobranças: escolha um aplicativo com reais benefícios para quem empreende
Ao escolher pelo melhor aplicativo para cobrar os seus clientes, lembre-se de que essa decisão pode estar atrelada à escolha do banco no qual você irá abrir uma conta PJ.
A Cora, por exemplo, é uma conta digital PJ gratuita para quem empreende que, além de todas as funcionalidades de gestão de cobranças citadas acima, também oferece outros benefícios sem taxas e livres de burocracias, por exemplo:
• Cadastro simples, feito online e em poucos minutos;
• Cartão empresarial Visa sem anuidade;
• Integração à contabilidade;
• Suporte no aplicativo;
• Acesso múltiplo para sócios, funcionários e contadores.
Para saber mais e descobrir um mundo de facilidades, sem taxas abusivas e sem burocracia, conheça tudo o que a Cora oferece!