A contratação de uma assessoria contábil muitas vezes é vista apenas como uma burocracia a cumprir. Afinal, todas as empresas devem manter uma contabilidade, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI).
Porém, uma assessoria na área contábil pode fornecer apoio estratégico à gestão financeira da empresa, além de garantir o cumprimento de suas obrigações fiscais e trabalhistas.
Sendo assim, vale a pena entender melhor o papel de uma assessoria contábil, sua importância para o crescimento sustentável da empresa e como contratar esse serviço.
O que é assessoria contábil?
Podemos definir assessoria contábil como os serviços na área de contabilidade oferecidos por empresas e profissionais autônomos.
Aliás, a contabilidade é uma profissão regulamentada: seu exercício requer formação de nível superior em Contabilidade e registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Assim, os serviços que podem ser prestados incluem as rotinas contábeis básicas, relativas aos registros fiscais, pagamento de impostos e cálculo da folha de pagamento, por exemplo.
Até porque, como adiantamos, todas as empresas devem manter um sistema de contabilidade. Esse requisito está previsto no artigo 1.179 do Código Civil e só não se aplica ao MEI.
Mas o papel da assessoria contábil pode ir além dessas funções essenciais, possibilitando usar os dados gerados para apoiar a gestão da empresa na busca de maior lucratividade e eficiência.
Afinal, como a contabilidade registra e mensura todos os eventos financeiros do negócio, seus relatórios fornecem um retrato de sua situação econômica, ajudando a identificar padrões e pontos de melhoria.
Qual a função de uma assessoria contábil?
Como vimos no tópico anterior, uma assessoria contábil fornece serviços na área de contabilidade para empresas. Nesse sentido, a assessoria pode atuar nas funções descritas a seguir.
Abertura e regularização da empresa
A assessoria contábil pode ajudar a definir questões importantes como as atividades econômicas e o melhor regime tributário para a empresa, além de providenciar os registros nos órgãos competentes, na etapa de abertura do CNPJ.
Da mesma forma, a assessoria orienta os procedimentos a seguir em caso de alterações no quadro societário, no capital social e outras mudanças na constituição do negócio.
Regularização do pagamento de tributos e envio de declarações em atraso também podem ser resolvidos com o auxílio de uma assessoria.
Escrituração contábil
A escrituração contábil de uma empresa consiste no registro de todos os seus eventos econômicos e administrativos, fornecendo informações e relatórios para fazer o controle patrimonial do empreendimento.
Isso inclui a realizar a conciliação bancária dos lançamentos, além de emitir demonstrações financeiras como a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o Balanço Patrimonial.
Atualmente, a escrituração contábil pode ser feita digitalmente, pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), da Receita Federal.
Assim, os livros impressos não são mais utilizados e os registros contábeis podem ser enviados diretamente aos órgãos de fiscalização.
Assessoria tributária e fiscal
Também é função da assessoria contábil garantir que a empresa pague corretamente todos os tributos devidos no âmbito municipal, estadual e federal.
Da mesma forma, assessoria pode se encarregar das obrigações acessórias, como emissão de notas fiscais, escrituração dos livros fiscais e envio de declarações.
Além disso, o serviço de assessoria em contabilidade pode ajudar a empresa a reduzir sua carga tributária de forma legal, a partir de um planejamento tributário.
Cálculos trabalhistas
A assessoria em contabilidade também pode cuidar das obrigações trabalhistas da empresa, como cálculo da folha de pagamento, quitação e repasse de impostos e contribuições aos órgãos competentes.
Desse modo, a assessoria no âmbito de recursos humanos também pode se encarregar dos procedimentos de admissão e rescisão contratual, assim como da retirada de pró-labore pelas pessoas sócias.
Assessoria em gestão financeira
O serviço de assessoria em gestão financeira utiliza os dados e relatórios da contabilidade para identificar padrões e traçar estratégias visando o crescimento sustentável da empresa.
Dessa forma, é possível buscar soluções para reduzir os custos variáveis, melhorar a gestão do capital de giro e aumentar a margem de lucro, entre outros objetivos.
Ainda no âmbito da gestão financeira, uma assessoria pode auxiliar inclusive na estratégia de precificação do negócio.
Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira? Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais
Como contratar uma assessoria em contabilidade?
Para contratar uma assessoria contábil, é possível recorrer a um escritório tradicional, com sede física, ou a uma contabilidade online.
Mas, independente da modalidade, os critérios abaixo ajudam a escolher um serviço adequado para a sua empresa:
Valorize a especialização
Uma assessoria especializada no seu ramo entenderá as especificidades do seu negócio, além de se manter a par das atualizações legais.
Aliás, as empresas vêm apostando cada vez mais em segmentos específicos, como contabilidade para dentista ou contabilidade para restaurantes, por exemplo.
Entenda a proposta de serviços
Leia atentamente a proposta de serviços da assessoria e faça as perguntas que achar necessário, para garantir que as necessidades contábeis da sua empresa serão atendidas.
Além disso, avalie se o serviço inclui atendimento personalizado para a contabilidade consultiva, em vez de se limitar à entrega de relatórios.
Analise a reputação da empresa
Antes de assinar um contrato de assessoria contábil, confira a reputação da empresa, para evitar dor de cabeça depois.
Para isso, você pode buscar avaliações da assessoria no Google ou em plataformas como o Reclame Aqui.
Qual a diferença entre assessoria contábil e consultoria?
Ambos serviços se relacionam ao uso de conhecimentos na área de contabilidade para auxiliar o desenvolvimento das empresas.
Porém, a consultoria contábil pode ter um caráter pontual ou esporádico, se limitando a fazer diagnósticos e apontar soluções.
Já a assessoria contábil se refere a um trabalho recorrente de execução das rotinas contábeis da empresa e apoio à gestão.
Portanto, a consultoria costuma se limitar a alguns atendimentos, enquanto a assessoria é um serviço contínuo.
A propósito, sabia que com a conta Cora você pode criar um acesso exclusivo para a pessoa responsável pela contabilidade consultar as movimentações da empresa? Aproveite e saiba mais sobre o Perfil Contador Cora.