É normal ter dúvida sobre o que são exatamente as bandeiras de cartão de crédito, mesmo podendo citar algumas bem conhecidas, como Visa e Mastercard.
Até porque, o cartão de crédito é uma das formas de pagamento preferidas entre os brasileiros, como apontou uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
E pessoas empreendedoras também podem utilizar um cartão de crédito PJ para facilitar a gestão financeira do negócio, conseguindo mais prazo para o pagamento de custos e despesas da empresa. Confira a seguir o que são e como funcionam as bandeiras.
O que são bandeiras de cartão de crédito?
A bandeira de um cartão de crédito se refere à empresa responsável pelo processamento das transações e pela rede credenciada — o conjunto de estabelecimentos físicos e online onde a bandeira é aceita, no Brasil e no exterior.
Geralmente, a bandeira vem identificada por um logotipo no cartão de crédito físico, que pode estar localizado na parte da frente ou traseira do plástico.
Portanto, se você tem um cartão de crédito com a bandeira Visa, essa é a empresa responsável por processar a transação cada vez que você faz uma compra à vista ou parcelada.
Do mesmo modo, a empresa que corresponde à bandeira do cartão de crédito é quem faz as negociações para um cartão ser aceito em determinada rede de lojas, por exemplo.
A bandeira também é responsável pelas campanhas publicitárias e ações promocionais de um cartão de crédito.
No Brasil, Mastercard, Visa, Elo, American Express e Hipercard são exemplos das principais bandeiras de cartão de crédito em uso no mercado.
As bandeiras oferecem ainda diferentes categorias de cartão, como “standard”, “gold” e “platinum”. A diferença entre as categorias de cartão tem a ver com os benefícios adicionais (além de poder comprar no crédito), como seguros e programas de desconto.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Como funcionam as bandeiras?
Já vimos que a bandeira é como a “marca” do cartão de crédito, em geral, sinalizada por um logotipo no cartão físico.
Porém, para usar um cartão de crédito, seja como pessoa física ou para o seu negócio, você precisa fazer a solicitação a uma instituição financeira, que pode ser um banco tradicional ou banco digital.
Por isso, a instituição financeira é chamada de emissora do cartão de crédito, já que fica responsável por fazer a análise para conceder o cartão e estabelecer o limite de crédito. Limite de crédito é o valor total disponível para compras no cartão, à vista ou parceladas.
Várias lojas também emitem cartões de crédito. Nesse caso, o cartão pode ter uma bandeira, possibilitando ser usado em outros estabelecimentos, ou pode ser do tipo private label, para ser usado somente na loja ou rede de lojas que o emitiu.
Exitem ainda as credenciadoras ou adquirentes. São elas que permitem a um estabelecimento físico ou digital aceitar pagamentos com cartão, através de maquininhas ou sistemas online (para sites e lojas virtuais).
Principais bandeiras de cartão de crédito
Como adiantamos, as principais bandeiras de cartão utilizadas no Brasil são: Mastercard, Visa, Elo, American Express e Hipercard.
Mastercard
Criada em 1966, nos Estados Unidos, a Mastercard é a bandeira de cartão mais aceita no mundo atualmente, com presença em 210 países e uma rede credenciada de mais de 35 milhões de estabelecimentos.
Visa
A Visa é a segunda bandeira mais aceita no mundo, com presença em mais de 200 países e uma rede credenciada de mais de 44 milhões de estabelecimentos. A Visa é a bandeira do cartão de crédito da Cora.
Elo
A Elo é uma bandeira de cartão de crédito brasileira, fundada em 2011. Através de uma parceria com as bandeiras Diners Club e Discover, a Elo passou a oferecer também cartão de crédito internacional.
American Express
A empresa American Express (AMEX) foi fundada nos Estados Unidos em 1850 e lançou seu cartão de crédito em 1958. Sua bandeira é aceita em mais de 130 países e tem como público-alvo consumidores de alta renda.
Hipercard
A Hipercard foi fundada no Brasil, em 2004, e até 2019 funcionou como uma bandeira de abrangência nacional. Porém, a partir de 2019, a empresa passou a emitir um cartão de crédito com a bandeira Mastercard, de uso internacional.
Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira?
Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais
Qual a diferença entre bandeira e operadora de crédito?
A operadora de crédito é a instituição financeira que emite o cartão. A operadora é quem define o limite de crédito inicial da pessoa cliente e também fica responsável por emitir, enviar e gerenciar o recebimento das faturas.
Cabe ainda à operadora estipular os juros, taxas e valor da anuidade do cartão, lembrando que já existem opções de cartão de crédito sem anuidade e até mesmo cartão de crédito pré-pago.
Enquanto a bandeira, como vimos, é a empresa que detém a marca associada ao cartão de crédito e quem gerencia a rede credenciada, além de se encarregar pelo processamento eletrônico das transações.
Como escolher a melhor bandeira de crédito para o seu empreendimento?
Além de ter vantagens comuns aos meios de pagamento digitais, como praticidade e segurança, o cartão de crédito dá um prazo de até 30 dias para pagar as compras, sem falar nas opções de parcelamento.
Por isso, ter um cartão de crédito para empresas pode ajudar na gestão financeira do seu negócio, já que você ganha mais tempo para quitar compromissos, permitindo que o dinheiro em caixa seja direcionado a outros gastos ou investimentos.
Para saber mais sobre essa estratégia, você pode consultar o artigo completo sobre cartão de crédito e fluxo de caixa.
Mas, aí vem a dúvida: como escolher a bandeira de crédito para o cartão da empresa?
Um dos fatores a considerar é a rede credenciada. Escolher um cartão com boa aceitação é importante, pois assim você consegue fazer compras sem dificuldade em diferentes locais.
Você também pode avaliar os programas de benefícios que cada bandeira oferece para os cartões na modalidade empresarial.
Porém, além da bandeira, você deve levar em conta a instituição que vai emitir o cartão. Pois, como vimos, a operadora é quem faz a gestão das faturas e determina as taxas e anuidade.
O cartão de crédito da Cora, por exemplo, é livre de tarifas e anuidade, podendo ser solicitado por clientes da conta digital PJ Cora.
Depois de conferir o que são bandeiras de cartão de crédito e qual a diferença entre bandeira e operadora, você também pode gostar do artigo que preparamos sobre cartão de crédito para MEI.