Se você acessou as redes sociais nos últimos dias, provavelmente teve a sensação que não se fala em outra coisa: o filme da Barbie, uma das produções mais esperadas do ano, estreia hoje (20 de julho) no Brasil e já está fazendo um baita sucesso. No início da semana, o título bateu recorde e se tornou a maior pré-venda de todos os tempos da Warner Bros. Pictures em solo brasileiro.
Mas as conquistas da marca vão muito além das telonas. Desde que foi apresentada em uma feira de brinquedos pela Mattel, em 1959, a boneca não parou de colecionar fãs e atrair parcerias comerciais pelo mundo inteiro. Mais de 60 anos depois, a Barbie continua sendo a marca mais vendida do grupo Mattel, gerando o equivalente a mais de R$ 7,2 bilhões por ano para a empresa.
5 estratégias da Barbie (e do grupo Mattel) para aplicar na sua empresa
Afinal, o que explica todo esse sucesso e quais são os segredos que fazem a Barbie sobreviver e se manter relevante no mercado depois de tanto tempo?
Sem dúvida, as respostas para essas perguntas não são tão simples. Mas, ao analisar a marca com mais cuidado, é possível identificar estratégias que podem inspirar até mesmo as pequenas empresas. A seguir, listamos algumas delas:
1. Ouça o seu público
Desde o seu lançamento, a Barbie foi muito criticada por impor padrões estéticos irreais. No entanto, mesmo tendo alcançado o posto de maior fabricante de brinquedos do mundo, a Mattel sempre esteve muito atenta ao que os consumidores tinham a dizer para dar seus próximos passos.
Prova disso é que, ao longo dos anos, a empresa já fez muitas modificações no molde original da boneca e trouxe variedade de modelos para a coleção — o que sempre rendeu muitas divulgações na mídia e colocou a marca entre os assuntos mais comentados por diversas vezes.
Modelos da Barbie lançados em 2016.
2. Entenda que diversidade importa
Muitas empresas ainda não compreendem a real importância de priorizar a diversidade na estratégia do negócio.
Na prática, essa iniciativa pode ser o melhor caminho para gerar identificação do público com a sua marca — e a Mattel faz isso muito bem. Quer alguns exemplos?
Na década de 1980, nasceram as primeiras bonecas Barbie negras e hispânicas. Na mesma época, a marca passou a apoiar o empoderamento feminino e a diversidade, muito antes de essas pautas estarem “em alta” no mundo dos negócios.
Em 2016, a Barbie deu mais um passo importante em direção à diversidade e criou bonecas com diferentes corpos, tons de pele, cores de olhos e tipos de cabelo — o que a levou, inclusive, para a capa da revista Time, com a frase: “Agora podemos parar de falar do meu corpo?”.
Capa da Time, publicada após o lançamento dos novos modelos da Barbie, em fevereiro de 2016.
3. Faça parcerias para crescer mais rapidamente
A Barbie foi pioneira em estabelecer parcerias de sucesso. Ao longo da sua trajetória, a marca criou bonecas inspiradas em várias personalidades internacionalmente famosas, como as cantoras Cher, Nicki Minaj e Jennifer Lopez; além de se associar a outras grandes marcas, como a Disney, ao criar bonecas de personagens que já faziam sucesso.
Sem dúvida, a união com marcas e celebridades que estão em alta é uma das grandes estratégias que a marca adota para se manter atual.
Em parceria com a Disney, a Mattel lançou uma linha de bonecas da Disney Princesa e da Frozen, que chegaram ao Brasil neste ano.
4. Pense nos nichos que você quer atender
No caso da Mattel, apesar de ser conhecida em todo o mundo, a marca procura firmar parcerias para atingir públicos específicos, a nível local. Em outras palavras, a Barbie escolhe se associar tanto a marcas globais quanto locais; e isso faz com que ela se aproxime dos públicos de diferentes nacionalidades.
No Brasil, um dos exemplos mais recentes é a parceria entre a Barbie e a empresa de calçados Piccadilly, que resultou em uma coleção de edição limitada que também está fazendo sucesso. A Conselheira Estratégica da calçadista, Patrícia Brazil, contou como surgiu a ideia neste post em seu Instagram:
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Uma publicação compartilhada por Patricia Brazil Coelho Terini (@patriciabrazil)
5. Acompanhe as tendências e adapte-as à sua realidade
Como nem tudo são flores, entre 2013 e 2020, a marca Barbie ficou enfraquecida — o que, por consequência, impactou os resultados da Mattel. O grupo foi ultrapassado pela Lego e perdeu o posto de maior fabricante de brinquedos do mundo.
Um dos grandes planos para reconquistar o mercado foi, mais uma vez, observar e apostar nas tendências. Inspirada na própria Disney, a Barbie também resolveu lançar o seu live-action — que, como temos visto, já está rendendo bons frutos.
O caso da Barbie mostra que uma marca pode se manter relevante por muito tempo, desde que esteja atenta ao consumidor e às tendências e movimentos do mercado. Além disso, se associar a parceiros alinhados aos valores do seu negócio e que ajudem a reforçar os diferenciais da sua marca também é uma estratégia importante.
Gostou do conteúdo? Quais dessas estratégias da Mattel você considera que mais fazem sentido para a sua empresa? Agora, é hora de pensar em como colocá-las em prática, adaptando-as à realidade e possibilidades do seu negócio. Esperamos que a sua empresa alcance resultados cada vez melhores!