Você provavelmente já precisou organizar um documento com as suas principais formações e habilidades para conseguir um emprego em alguma empresa. O Cadastro Positivo funciona de um jeito bem parecido: trata-se do seu “currículo financeiro” no qual estão registrados seus bons hábitos de pagamento.
Desde julho de 2019, com a entrada em vigor da Lei Complementar 166, pessoas físicas e jurídicas passaram a fazer parte desse sistema de forma automática. Vamos falar sobre isso daqui a pouco!
Por enquanto, saiba mais sobre essa ferramenta e os benefícios que ela traz, sobretudo para quem empreende no Brasil.
O que é Cadastro Positivo e quais são as suas vantagens?
Como mencionamos, o Cadastro Positivo funciona como um histórico de pagamentos. Na prática, ele reúne informações positivas sobre o consumidor, ou seja, registra os seus compromissos financeiros pagos em dia — como empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.
Dessa forma, o sistema registra os valores totais financiados, quantidade e valores das parcelas, assim como o comportamento e a pontualidade demonstrados pela pessoa ou empresa em questão.
Por meio desses dados, você pode ser avaliado como bom pagador pelo mercado, o que aumenta as suas chances de conseguir crédito com melhores condições quando precisar.
Lei do Cadastro Positivo: entenda o que mudou
Com a alteração da Lei 12.414/2011 em 2019, todas as pessoas e empresas foram incluídas automaticamente no Cadastro Positivo.
De lá para cá, as informações sobre seus pagamentos feitos em dia passaram a ficar disponíveis para as instituições que consultam o seu nome ou o perfil da sua empresa, no caso de quem empreende.
Além disso, desde aquele ano o Cadastro Positivo começou a considerar mais informações de pagamentos, como contas de consumo de serviços continuados (água, luz, gás e telefone). Na prática, com mais dados sobre o seu perfil, as instituições financeiras podem conhecer mais sobre você e fazer análises de crédito mais justas.
A ideia do Cadastro Positivo é reunir informações sobre seus compromissos financeiros pagos em dia para que, aos poucos, você vá construindo a sua reputação de bom pagador no mercado.
Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas
Como funciona o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo funciona de uma maneira bem simples: conforme você paga suas contas em dia, essas informações vão para o banco de dados. Então, as empresas que consultarem o seu perfil de crédito poderão ter acesso a essas informações.
Desde que as pessoas e empresas foram incluídas automaticamente no Cadastro Positivo, em 2019, isso permitiu uma avaliação mais justa sobre o risco de crédito.
Antes do Cadastro Positivo, as instituições financeiras avaliavam apenas se o consumidor tinha ou não o CPF ou CNPJ negativado. Agora, os credores podem ter acesso a mais informações sobre o seu perfil; o que, por consequência, ajudou a aumentar o acesso a crédito e reduzir a inadimplência (já que as análises de crédito se tornaram mais assertivas).
No histórico, estão os dados de pagamento de:
- Financiamentos e empréstimos;
- Compras a prazo;
- Contas de luz, água, gás e telefone;
- Assistência médica e odontológica;
- Internet e TV por assinatura;
- Mensalidade escolar.
Como faço para consultar o Cadastro Positivo?
Você pode consultar o Cadastro Positivo e conferir se o seu está ativo a qualquer momento por meio de um birô de crédito.
A Serasa, por exemplo, tem uma Central de Atendimento (0800 776 6606) e um site exclusivo para o Cadastro Positivo.
Nesse endereço, é possível verificar basicamente três itens: dados de comunicação da abertura do Cadastro Positivo, seu score (ou seja, sua pontuação de crédito registrada no sistema), dados cadastrais e de registro e seus direitos segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Caso sinta falta de algum dado, identifique algum erro ou discorde do que está sendo apresentado no seu histórico, é possível solicitar a revisão desses itens.
A sua contestação será enviada para a empresa que forneceu a informação. Ela analisará o pedido e retornará com o parecer, sinalizando, inclusive, quando será feita a correção.
Como ativar o Cadastro Positivo?
De acordo com os birôs de crédito, a inclusão no Cadastro Positivo é automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que se relacionam com o mercado de crédito.
Isso inclui consumidores e empresas que adquiriram empréstimos, financiamentos ou que fazem compras a prazo com carnê/cartão de crédito.
Caso as suas informações não apareçam no sistema, é necessário solicitar à organização com a qual você tem contrato de crédito o envio de seus dados positivos (histórico de pagamento) ao birô de crédito que você consultou.
Dessa forma, você pode começar a alimentar o seu “currículo financeiro” e construir a sua reputação como bom pagador.
Leia também | Como ativar o Cadastro Positivo e quais são as vantagens?
Como cancelar o Cadastro Positivo?
Antes de aprofundarmos esse tópico, gostaríamos de pontuar que a participação nesse sistema não é obrigatória. Contudo, não é recomendado cancelar (ou desativar) o seu Cadastro Positivo, principalmente se você é um empreendedor.
Com ele ativo, o mercado tem acesso a mais informações positivas a seu respeito. Na prática, isso aumenta as suas chances de conseguir crédito e com melhores condições.
Ao cancelar o Cadastro Positivo, as instituições que consultarem o seu perfil irão analisar seu CPF e CNPJ apenas com base em dados restritivos, o que pode dificultar a liberação de crédito.
Se mesmo assim você optar pelo cancelamento, ele pode ser feito a qualquer momento, de forma gratuita em qualquer birô de crédito. A Central de Atendimento da Serasa, que já mencionamos, também trata de pedidos de cancelamento. O número é 0800 776 6606.
Leia também | Como funciona e quais são os benefícios do Cadastro Positivo para empresas?
Gostou de aprender mais sobre Cadastro Positivo? Se você chegou até aqui querendo entender sobre o tema porque está em busca de crédito para sua empresa, conheça um pouco mais sobre o cartão de crédito empresarial sem anuidade da Cora:
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
E, se quiser aprender mais sobre crédito, sinta-se livre para acessar o blog da Cora quando quiser. Aqui, você sempre vai encontrar novos conteúdos que vão te ajudar a entender mais sobre como funciona o mercado, além de dicas de gestão para a sua empresa. Até a próxima e bons negócios!