Com um calendário de conteúdo para redes sociais, você economiza tempo, além de manter a constância nas publicações, já deixando tudo planejado. Isso evita aquela dúvida sobre “o que postar?” e ter que produzir o conteúdo na última hora.
Até porque, publicar por publicar, sem uma estratégia definida, provavelmente não vai trazer resultados. Mais um motivo para fazer um planejamento editorial e aproveitar ao máximo os benefícios de ter a sua marca nas redes.
Por isso, preparamos este post explicando como criar o calendário de conteúdo para redes sociais da sua empresa, além de apresentar a definição e benefícios dessa ferramenta.
O que é um calendário de conteúdo para redes sociais?
O calendário de conteúdo para redes sociais é uma ferramenta para planejar, executar e acompanhar a produção de conteúdo da empresa em diferentes redes, como: Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube, etc.
Também chamado de calendário editorial, esse planejamento pode incluir ainda as publicações do blog, caso o negócio já tenha um site próprio.
Desse modo, o calendário reúne em só lugar todas as datas de publicações, assim como instruções sobre cada postagem, incluindo formato (texto, imagem, vídeo, etc.) e objetivo na estratégia.
Portanto, ele permite organizar a produção de conteúdo em diferentes canais, poupando tempo e trazendo mais constância à estratégia de marketing digital da marca.
Mas, como falamos no início do artigo, publicar por publicar pode não trazer resultados.
Por isso, antes de criar um calendário editorial, é importante fazer uma segmentação de público e avaliar quais redes fazem mais sentido para a marca, considerando seu segmento e audiência.
De todo modo, o número de pessoas usuárias de redes sociais no Brasil equivale a 79,9% da população, aproximadamente. Os dados são do relatório Digital Brazil 2022.
Sendo assim, empresas de todos os portes e setores podem aproveitar as estratégias para vender nas redes sociais.
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Quais as vantagens de usar um calendário editorial?
Como vimos, o calendário de conteúdo para redes sociais é uma ferramenta para usar na estratégia de marketing digital da empresa. Sendo assim, podemos citar como benefícios de seu uso:
Visão global
Usando um calendário editorial, você pode planejar e acompanhar a produção de conteúdo nas redes da empresa em só lugar.
Dessa forma, a centralização permite ter uma visão geral da estratégia, poupando tempo na hora de ter ideias para as postagens e acompanhar métricas.
Além disso, o calendário evita erros como a repetição de conteúdos e ajuda a aproveitar os melhores horários de publicação, usando o agendamento de posts.
Maior produtividade
Com a centralização no calendário, a produção de conteúdos fica mais organizada, ajudando a economizar tempo.
Desse modo, você pode adaptar um conteúdo para diferentes canais, por exemplo, otimizando o tempo de produção sem perder a qualidade das peças.
Ademais, um calendário facilita a estruturação de processos para planejar, criar e publicar as postagens, aumentando a produtividade.
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Aproveitar datas especiais
Ao incluir datas comerciais, lançamentos e eventos da empresa no calendário, fica mais fácil planejar suas ações nas redes sociais para obter mais resultados.
Portanto, o calendário ajudar a extrair ao máximo o potencial dessas ocasiões, para atingir os objetivos da estratégia de marketing digital do negócio.
Facilita a análise de resultados
Outra vantagem da centralização no calendário é facilitar o acompanhamento dos conteúdos já publicados, inclusive para fazer ajustes na estratégia, sempre que necessário.
Como montar um calendário de conteúdo?
Agora você confere o passo a passo para criar o calendário de conteúdo para redes sociais da sua empresa:
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para criar um calendário editorial é traçar o perfil do público que você deseja atingir, assim como o funil de vendas.
Nesse sentido, é indicado criar personas — representações de clientes ideais, que trazem dados como gênero, idade, profissão, hábitos e principais dores relacionadas ao produto ou serviço da empresa.
Além disso, nessa etapa você define em quais redes vai produzir conteúdo, conforme a público que deseja atingir e o modelo de negócio.
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2. Crie suas linhas editoriais
As linhas editoriais indicam os principais tópicos a abordar na sua estratégia de conteúdo.
Sendo assim, você pode se basear nos interesses do público-alvo, conteúdos da concorrência e tendências do seu setor para fazer esse direcionamento.
Da mesma forma, existem ferramentas que ajudam a encontrar temas e dúvidas relativos ao seu produto ou serviço, como Google Trends e AlsoAsked.
3. Estabeleça a frequência de publicação
Depois de definir suas personas e as linhas editoriais, é hora de estabelecer de quanto em quanto tempo você vai fazer postagens (3 vezes por dia, diariamente, 5 vezes por semana, etc.).
Nesse aspecto, ter uma frequência mais alta, com postagens diárias, pode ajudar a obter resultados mais rápido.
Porém, é preciso considerar a capacidade de produção do seu negócio. Ainda mais se você não tem uma pessoa só para cuidar do marketing.
De todo modo, após definir a frequência de publicação, é importante cumprir o calendário, mantendo a consistência da estratégia.
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4. Escolha a ferramente para montar seu calendário
A penúltima etapa de criação é escolher a ferramenta para montar seu calendário de conteúdo. Confira a seguir algumas opções para isso.
Planilha no Excel online ou Google Sheets: você pode criar o calendário do zero ou usar um modelo de planilha dessas ferramentas.
Google Agenda: essa ferramenta gratuita do Google permite agendar tarefas com horário e instruções, logo, também serve para montar um calendário editorial.
Trello e Notion: esses dois aplicativos de gerenciamento têm versões gratuitas e permitem organizar quadros de tarefas com datas, instruções, anexos, etc.
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5. Monte seu calendário de conteúdo para redes sociais
Após todas as etapas do planejamento, é hora de traçar seu calendário, como as datas e horários das postagens, além de todas as informações necessárias para criar cada conteúdo.
Aliás, você pode fazer seu calendário quinzenal, mensal ou para um período maior. Também é interessante ir construindo um acervo de referências com conteúdos e recursos que ajudem na criação das peças.
Essas foram nossas dicas para criar um calendário de conteúdo. Esperamos que o material ajude a alavancar a estratégia digital do seu negócio.
E, falando em estratégia digital, você pode conferir também o post que ensina como colocar a sua empresa no Google. Até a próxima!