Você estudou, se formou, aprendeu boas técnicas da área e montou seu tão sonhado espaço para trabalhar. Mas e agora, como captar clientes para escritório de arquitetura?
A resposta para esta pergunta não é ser simples, nem fácil de ser respondida. Afinal, a concorrência está por todo lado e você precisa se destacar de alguma forma, seja por preço, qualidade do serviço, ou montando uma estratégia de aquisição interessante o suficiente para não ser refém do “fazer barato”.
Mas é claro que montar um plano de ação para captar clientes para escritório de arquitetura não acontece da noite para o dia. É preciso muito estudo, dedicação, tempo e o mais importante, definir objetivos.
Para tornar este processo um pouco mais simples na sua vida e você conseguir colher bons resultados com ele, este conteúdo vai te apresentar 9 formas de como divulgar mais seus serviços e usar outros clientes para ajudar na captação de novos. Continue a leitura e boa sorte.
Mercado de arquitetura
A pandemia da Covid-19 impactou negativamente muitos setores da economia brasileira e mundial, e com a arquitetura não foi diferente. Apesar de alguns setores terem notado crescimento devido ao fato de oferecerem soluções condizentes com a nova realidade de isolamento social – como o mercado de cursos onlines, por exemplo –, os escritórios de arquitetura se viram obrigados a fecharem suas portas.
Além disso, mesmo aqueles que insistiram em trabalhar à distância, sentiram a resistência de clientes pela necessidade de reorganizar a vida financeira, ou então enfrentaram a falta de profissionais para execução da obra, que acabaram tendo que acatar ao isolamento social também.
Mas as coisas começaram a melhorar e o mercado voltou a ficar aquecido. A vida está voltando ao normal e as pessoas voltando a buscar por reformas e construções. Além disso, a nova realidade do trabalho remoto dos brasileiros tem colocado novas possibilidades de negócio para os arquitetos: inventar um novo espaço de trabalho em casa.
Esse foi um dos principais motivos do aumento da demanda, segundo identificou um estudo feito pela Archademy, startup brasileira que oferece soluções para arquitetos. De acordo com os dados, 80% dos profissionais de arquitetura tiveram alta na demanda de trabalho em 2021.
O estudo mostrou, ainda, que 95,5% dos profissionais receberam demandas para reforma de ambientes residenciais, quase 68% foram contratados para adequação do layout geral da casa, 66% para adequação de home office e 59% para alterar os espaços de convivência.
Como captar clientes para escritório de arquitetura
Observando os dados de crescimento acima, você conseguiu aumentar sua demanda também? Independente da sua resposta, captar clientes para escritório de arquitetura é sempre muito importante e é exatamente isso que iremos abordar agora.
1. Defina seu público
O público não é o mesmo e suas necessidades também não. Portanto, antes de começar a buscar novos clientes, você precisa definir quem você quer alcançar.
Isso é importante, pois todo o seu plano vai girar em torno do público que seu escritório deseja atingir. Avalie o nicho de mercado, entenda o local onde você está instalado e o entorno dele para conseguir definir este foco. Afinal, não adianta você oferecer serviços de alto padrão em um bairro onde as pessoas têm uma vida mais simples, não é mesmo?
2. Seu escritório, seu cartão-de-visita
Seu escritório é um espaço agradável e bem decorado para receber seus clientes? Não esqueça que ele é seu cartão de visita e pode servir de referência, já que as pessoas te procuram também para ter um espaço interessante em casa.
Sendo assim, dedique-se a aplicar suas técnicas de arquitetura também no escritório.
3. Construa seu portfólio
Cada novo projeto que você realiza, você deixa sua marca ali e precisa mostrar isso como referência aos novos possíveis clientes.
Os portfólios servem como gatilho de prova social. Eles certificam que seu serviço é aprovado pelos clientes e atuam como depoimento dos resultados obtidos. Tendo autorização da pessoa que contratou a obra, divulgue para o máximo de pessoas possível.
4. Aproveite a força das redes sociais
Por falar em divulgação, como andam suas redes sociais? Sim, são tantas que nem sempre é possível ter tempo para se dedicar a elas, não é? Como Instagram, Facebook, Twitter e o TikTok.
Mas é ali que está uma das grandes possibilidades de mostrar seu trabalho às pessoas. Para isso, é preciso entender que cada uma das redes funciona de uma forma e impacta um tipo de público.
Então, revise o ponto um dessas dicas, entenda o perfil do público que você deseja atender, descubra quais redes eles estão e crie conteúdos personalizados e de acordo com o que eles gostam de consumir.
5. Diversifique os canais de comunicação
As redes sociais são importantes, mas não as únicas e suficientes quando se fala em divulgação para captar clientes.
Há outras opções tão ou mais interessantes, como o Google, por exemplo, onde a maioria das pessoas procuram por profissionais quando precisam executar um serviço ou comprar um produto.
Considere, então, fazer campanhas com anúncios neste buscador. Caso não tenha familiaridade, não esqueça de buscar profissionais qualificados para te ajudar nesta etapa.
6. Marketing de conteúdo
Por falar em Google, você já ouviu falar em SEO? Ao contrário das campanhas citadas acima, há também aquele trabalho para consolidar os resultados do seu trabalho de forma orgânica. Ou seja, não pagar para aparecer nos resultados de busca.
Para isso, você precisa ter um site ou um blog onde se dedique a criar conteúdos que reforcem a ideia de que seu escritório é referência no assunto de arquitetura. O resultado não vem da noite para o dia, mas, quando bem feito, traz resultados incríveis.
7. Boca a boca
Cliente satisfeito indica outras pessoas, certo? Pois bem, crie essa política com seus clientes e peça ajuda para divulgar seu trabalho. Afinal, você pode mostrar seus trabalhos, conversar com clientes e explicar suas técnicas, mas o famoso boca a boca ainda é imbatível.
8. Palestras e eventos
Comece a dar mais às caras e fortaleça o nome do seu escritório fazendo um bom network. Palestras e eventos são essenciais para conhecer pessoas e conquistar clientes.
Não vá apenas como ouvinte ou visitante. Patrocine e coloque sua marca nas comunicações oficiais do evento, mas não esqueça de pensar numa forma de mensurar quando clientes você conquistou ali para entender se valeu a pena.
9. Faça parcerias
Por fim, a última dica é fazer boas parcerias. Há muitas lojas de decoração ou até material de construção para você oferecer uma parceria e vincular ao nome do seu escritório.
Pronto, essas são as dicas para seu escritório começar a captar mais clientes e você se destacar em meio aos concorrentes. Não esqueça de comentar qual delas você mais gostou.