Toda pessoa empreendedora que busca conquistar novos clientes sabe da importância de oferecer diversos métodos de pagamentos. E apesar da grande ascensão do cartão de crédito nos últimos anos, o bom e velho carnê de pagamento ainda é muito bem visto pelos brasileiros.
Também, não é para menos. Com essa modalidade, as pessoas conseguem comprar diversos produtos, desde sapatos na loja perto de casa, até carros em grandes concessionárias espalhadas pelo país.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), três em cada dez brasileiros usam essa modalidade como forma de pagamento.
Um dos motivos por esse ainda ser um meio de pagamento muito desejável por pessoa física é o fato de muitas pessoas não terem condições de pagar à vista e também não terem acesso a cartão de crédito ou limite disponível para realizar uma compra.
Então, se você ainda não conhece esse meio de pagamento ou não sabe como gerar um carnê para sua clientela e não quer perder vendas, continue a leitura e descubra mais detalhes sobre.
O que é carnê de pagamento?
Para que você tenha mais clareza sobre o carnê de pagamento e consiga definir melhor se é ou não interessante para o seu negócio, é importante, antes, entender bem a definição desse método.
Os carnês funcionam como vários boletos emitidos para pagamento recorrente de vendas ou de serviços onde o cliente optou pelo pagamento parcelado. Durante a negociação, as partes entram em acordo sobre a quantidade de parcelas e a data de vencimento.
Normalmente, os pagamentos feitos por carnês são mensais e podem ser aceitos nos mais variados tipos de negócios, como provedores de internet, cursos, escolas ou prestadores de serviços continuados.
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Como funciona o carnê?
É importante você entender que o carnê de pagamento funciona como uma concessão de crédito oferecida pelo próprio estabelecimento, ao contrário do cartão de crédito, onde a oferta passa a ser de uma instituição financeira.
Quando um cliente opta por fazer a compra a prazo por carnê, normalmente ele vai até o crediário da loja e negocia a quantidade de parcelas que deseja realizar a compra. Neste caso, após ter sua concessão aprovada, o cliente sai de lá com um compilado de boletos bancários referente ao número de parcelas que conseguiu.
Para ficar ainda mais claro, caso o crediário tenha sido aprovado em 30 vezes, o compilado contará com 30 boletos, normalmente entregue de forma física ao consumidor, contendo a data do vencimento, valor recebido, código de barras e informações de juros e multas no caso de atraso.
Para liberar a compra, você enquanto dono do estabelecimento tem a opção de fazer uma análise de crédito com o nome e CPF do cliente que está desejando a operação. A finalidade é identificar se a pessoa em questão é ou não um bom pagador e se terá condições de assumir essa dívida.
O que acontece se não pagar o carnê?
Caso você passe a ter problemas com um cliente que não pagou um boleto, é importante ter em mente o que acontece com ele e com o seu estabelecimento.
Um ponto bem importante que vale frisar aqui é que as taxas de juros do carnê de pagamento são consideravelmente mais baixas que o rotativo do cartão de crédito, e esse também é um dos motivos pela preferência por esse método.
Sendo assim, caso sua empresa comece a ter maus pagadores neste sistema de cobrança, você ainda pode se beneficiar da incidência dessas taxas que serão cobradas como uma punição ao consumidor inadimplente. Normalmente, as taxas são de 1% de multa e, em média, 2% de juros mensais.
E caso seu cliente insista em não pagar, é possível incluí-lo nos programas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, por exemplo. Ou seja, o cliente pode ficar com o famoso nome sujo caso fique inadimplente com o seu estabelecimento.
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Como fazer uma cobrança recorrente?
Assim como os carnês de pagamento, existem outras modalidades onde é possível fazer uma cobrança recorrente do seu cliente.
Trata-se de todo pagamento com tempo pré-determinado, combinado entre a empresa e o cliente, seja para ser pago mensalmente, a cada trimestre, semestre ou até anualmente.
Quer saber um pouco mais sobre as principais? Veja só:
Boleto bancário
Este é um método muito utilizado, seja para pagamento recorrente, como mencionado acima, ou aqueles que pagam à vista
Essa opção continua sendo a preferida dos clientes e também dos comerciantes, pois trata-se de uma forma de pagamento bem democrática, contempla quem não tem cartão de crédito, ou baixo limite nele, ou nem mesmo tem conta bancária.
Cartão de crédito
Com a chegada das fintechs e da democratização do acesso ao crédito, mais e mais brasileiros passaram a ter cartões de crédito. Esse é um meio de pagamento recorrente que garante segurança tanto para você, pessoa empreendedora, quanto para a sua clientela.
Os benefícios para você é não precisar ficar lembrando o cliente a cada data de vencimento, para pagar. Além de que você receberá o valor pago exatamente nos dias estipulados com a operadora do cartão.
Já para seu cliente, o benefício é a possibilidade de parcelar e organizar muito melhor os pagamentos, uma vez que tudo fica detalhado na sua fatura.
- Cadastro em apenas 7 minutos
- Receba atendimento humanizado quando precisar
- Adicione seus sócios sem complicação, caso tenha
- Tudo o que você precisa direto na tela do seu celular
Carnê de pagamento
E como já falamos, apesar de ser pouco comentado, esse ainda é um bom método de pagamento. Afinal, abrange um público muito maior e possibilita mais poder de compra, negociando diretamente com o estabelecimento.
Passo a passo para gerar carnê de pagamento personalizado
Com a Conta Cora, você pode fazer a Gestão de Cobranças da sua empresa de forma totalmente automatizada, emitir boletos gratuitamente, acompanhar todas as cobranças, enviar uma régua de cobrança automatizada e ainda . Assim, você economiza tempo e dinheiro para investir nas outras atividades da sua empresa.
Para gerar os boletos de cobrança da Cora que vão compor o carnê do seu cliente, basta:
- No aplicativo da Cora, clique em “Cobrar”
- Escolha a forma que o seu boleto de cobrança será gerado (Boleto+Qr Code Pix ou tradicional)
- Insira os dados do seu cliente ao clicar em “Emitir para novo contato” ou escolha um contato na sua lista de contatos recentes
- Selecione a opção “Parcelado”
- Insira o valor da cobrança. Nesse caso, trata-se do valor total da cobrança e não da parcela
- Defina o número de parcelas (o parcelamento pode ser feito em até 24x e o valor mínimo que a parcela pode ter é de R$20,00)
- Escolha a forma de vencimento da cobrança. Você pode escolher o mesmo dia de vencimento em todos os meses, em diferentes datas ou até mesmo em dias corridos.
- Se desejar, você pode dar um nome para a sua cobrança e acrescentar uma descrição. É opcional!
- Também é possível incluir desconto, cobrar multa, juros ou até enviar notificações de cobrança para o seu cliente. Todos esses meios também são opcionais!
Pronto! Depois de clicar em “Concluir”, o seu boleto será emitido e você receberá um e-mail com o carnê de todas as parcelas anexadas. Muito fácil, né? Vem ser Cora!
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