Utilizar o cartão corporativo para funcionários no dia a dia da empresa é uma maneira inteligente de garantir maior controle e praticidade financeira.
Normalmente, cargos de gestão e liderança são os que têm acesso a esse tipo de facilidade e, para tudo acontecer de maneira adequada, é necessário que sejam feitos combinados sobre quais são as regras de uso do cartão.
Se utilizado com responsabilidade, possibilita que os pagamentos sejam feitos com muito mais agilidade. Para saber sobre todos os seus benefícios, continue a leitura.
Aviso: Na Cora, somente titulares e sócios da conta PJ podem emitir o cartão corporativo.
O que é o cartão corporativo para funcionários?
O cartão corporativo para funcionários pode conter a função de débito e/ou crédito e deve ser utilizado pela equipe para realizar gastos relacionados às necessidades do trabalho.
Alguns exemplos são: reuniões com clientes, viagens, compras de materiais e contratações de serviços.
Enquanto o cartão de pessoa física é utilizado para despesas pessoais, o corporativo tem como objetivo centralizar os gastos da empresa em uma única fatura, o que é extremamente benéfico para a gestão financeira como um todo.
Leia também | Quanto de score precisa para fazer cartão de crédito? Entenda
Para os funcionários, essa facilidade é muito bem-vinda, afinal, a pessoa não precisa usar o próprio cartão para cobrir gastos empresariais. Além disso, é vantajoso porque também evita processos burocráticos de reembolsos.
Quais são os tipos de cartões corporativos para funcionários?
Existem dois tipos de cartões, o pré-pago e o pós-pago.
O pré-pago é uma modalidade que, para ser utilizado, é necessário que seja feito um depósito, Pix ou transferência para liberar um valor ao funcionário. Ou seja: exige a recarga mensal do cartão.
Entre as suas vantagens, não podemos deixar de citar a questão do controle financeiro, pois é possível selecionar o limite de gastos por pessoa ou área.
Já o cartão pós-pago é o tradicional, em que as compras são feitas ao longo do mês e é gerada uma fatura que pode ou não ser parcelada.
Como garantir o uso adequado do cartão?
Para que a empresa não sofra com prejuízos, é importante definir algumas regras de uso do cartão. Algumas delas são:
1. Definição de limite de gastos por equipe: caso ocorram imprevistos, os limites podem ser alterados e cabe ao responsável de cada área ter um canal de comunicação com o financeiro para solicitar e justificar as necessidades de mudanças;
2. Definição de gastos que podem ser pagos com o cartão: as mais comuns são passagens, gasolina, pedágio, alimentação, hospedagens, materiais de escritório, congressos e feiras e assinaturas de plataformas e ferramentas;
3. Definição de quais funcionários terão acesso ao cartão: normalmente, é a liderança do time que recebe um cartão e compartilha com as pessoas lideradas conforme a necessidade;
4. Definição do processo de aprovação e relatório de gastos: as etapas costumam passar por aprovação, pagamento e prestação de contas para garantir o controle financeiro da empresa.
Quais são as vantagens desse tipo de cartão?
O cartão corporativo para funcionários oferece inúmeras vantagens para a empresa, que passa a contar com um planejamento financeiro bem mais organizado.
Confira as principais:
• Melhor organização financeira e controle de gastos;
• Separação entre despesas pessoais e corporativas;
• Centralização de todos os gastos em uma única fatura;
• Maior facilidade na rotina da empresa, visto que cada time tem a liberdade para fazer os seus próprios pagamentos;
• Acesso a benefícios, como programa de milhas, parcelamento de compras, descontos especiais em determinados estabelecimentos e taxas de juros menores.
Conheça o cartão de crédito da Cora
A Cora é uma conta digital PJ gratuita para quem empreende, livre de burocracias e com cadastro em minutos.
Se você quer usufruir dos benefícios do cartão corporativo para funcionários, saiba que, ao se tornar cliente Cora, você pode solicitar um cartão de crédito e débito Visa. Um dos benefícios é o fato de que é possível emitir várias unidades do cartão e separar as faturas por departamento ou colaborador.
E, conforme você aprendeu ao longo do artigo, isso ajuda muito no controle financeiro corporativo, não é mesmo?
Leia também | 4 vantagens do cartão de crédito da Cora que você precisa conhecer
Mas a Cora preza pela transparência acima de tudo, por isso sempre informamos aos nossos atuais e futuros clientes que a liberação de crédito por aqui é feita por meio de uma análise bem minuciosa, com muita responsabilidade.
Por isso, no momento, o cartão está disponível apenas para as seguintes categorias de CNPJ:
• Microempresas (MEs);
• Empresas de Pequeno Porte (EPPs);
• Sociedades de Responsabilidade Limitada (LTDAs);
• Sociedades Limitadas (S/As).
Isso não significa que se a sua empresa não se enquadra em nenhuma delas, nunca vai conseguir a liberação do cartão. Estamos conduzindo estudos para conhecer melhor o perfil de cada cliente. Assim, aos poucos, será possível conceder crédito com segurança a mais pessoas empreendedoras.
Como solicitar o cartão de crédito da Cora?
Primeiramente, você deve abrir uma conta PJ na Cora, o que é feito de maneira simples e rápida. Para começar, veja se:
• Você é uma pessoa sócia ou representante legal da empresa;
• Sua empresa tem CNPJ ativo;
• Você tem um documento com foto em mãos;
• A câmera do seu celular está funcionando para validar documentos.
Então, em seguida:
1. Baixe o aplicativo Cora no Google Play (para Android) ou na App Store (para iOS);
2. Após o download, na tela inicial, clique em Quero fazer parte!;
3. Cadastre sua empresa preenchendo os dados solicitados e, depois, informe seus dados pessoais;
4. Pronto! É só aguardar a aprovação da sua conta, que normalmente só leva alguns minutos.
Bom, assim que a sua conta estiver aberta já é possível acessar os serviços oferecidos pela Cora no aplicativo e, dependendo da categoria da sua empresa, solicitar o cartão de crédito corporativo.
Fácil, não é mesmo?