Quando se decide empreender, é comum ter dúvidas sobre as soluções necessárias, principalmente em relação às finanças e se vale a pena contratar cartão de crédito para abrir empresa.
Este é um momento de muita expectativa, afinal, normalmente é um sonho sendo realizado. Por isso, alguns cuidados devem ser levados em consideração para ajudar no lançamento do novo negócio.
O objetivo deste conteúdo, então, é te apresentar algumas opções onde o cartão de crédito pode ser um bom aliado na sua nova empreitada.
Dessa forma, será possível decidir se vale ou não a pena contratá-lo. Continue a leitura e confira algumas dicas.
Faz sentido ter um cartão de crédito para abrir empresa?
No geral, a resposta para esta pergunta é sim. Quando uma empresa é aberta, alguns desafios passam a fazer parte do dia a dia.
Você provavelmente investiu dinheiro nesse sonho e precisa ter um bom retorno o quanto antes para conseguir mantê-lo em operação.
É aí que o cartão de crédito para abrir empresa pode ser útil, aumentando seu poder de compra, melhorando seu capital de giro e te ajudando a ter um fluxo de caixa organizado.
Neste período também, por ter um CNPJ novo, é comum que sua nova empresa não tenha muito crédito disponível na praça, o que torna mais uma vez o cartão de crédito bem útil.
Outro ponto a ser levado em consideração é que muitas empresas vão à falência por conta de um mau planejamento financeiro.
De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o número de empresas que não passam de 3 anos chega a 48% por motivo de má gestão.
Logo, iniciar a operação de forma organizada e planejada é essencial para um crescimento sustentável. O cartão de crédito – se bem utilizado, claro – é um excelente aliado.
Benefícios do cartão de crédito
Acima, você pôde notar de forma bem resumida como o cartão de crédito pode contribuir com o momento de abertura da sua empresa.
Agora, a ideia é te apresentar isso em mais detalhes para que você já inicie seu negócio sabendo os benefícios desse meio de pagamento.
-
Parcelamento de compras
No início do seu projeto, provavelmente há muita coisa a se comprar, tanto em relação à estrutura, quanto no que diz respeito à matéria-prima, produtos, entre outros.
Neste caso, poder contar com um cartão de crédito para parcelamento dessas compras alivia o fluxo de caixa, tendo em vista que você pode comprar hoje e pagar pelos próximos 10 meses, por exemplo.
Um ponto de atenção é somente em relação a juros e descontos aplicados nessa facilidade de pagamento.
Caso seu fornecedor tenha o hábito de oferecer descontos para pagamentos à vista, analise se o valor economizado é interessante. O mesmo precisa ser feito no caso de juros do parcelamento.
Se o valor total das 10 parcelas for igual ou parecido com o cobrado no pagamento à vista, você pode até mesmo investir o dinheiro e ganhar rentabilidade, o que torna tudo mais interessante.
-
Planejamento mais eficiente
Quando você concentra os gastos da sua empresa num único cartão, o controle financeiro se torna muito mais rápido e eficiente. Afinal, com a fatura em mãos, você consegue identificar os gastos relacionados a cada setor.
Nesta etapa onde você está definindo processos e criando hábitos junto à equipe, começar da forma certa garante uma maior organização ao longo dos próximos anos.
O planejamento, quando bem feito, traz diversos benefícios, entre eles, a tomada de decisão baseada em dados para acontecer de forma mais segura e assertiva.
-
Capital de giro
Limite de cartão de crédito não deve ser considerado um dinheiro seu. Ele funciona como um empréstimo que, se pago na data combinada, não há incidência de juros.
Ou seja, se você tem um bom controle financeiro e um planejamento eficiente, esse limite permite inúmeras vantagens para o seu negócio.
Um deles é a probabilidade de aumentar seu poder de compra atuando no capital de giro. Imagine, por exemplo, que você precisa fazer uma compra de maquinários, mas não tem o valor total em caixa.
Se você utiliza o cartão de crédito para essa compra, é possível receber o equipamento, utilizá-lo na produção, vender à vista aos seus clientes e ter o dinheiro em mãos antes do pagamento da fatura.
Essa é uma prática comum e bem benéfica. Inclusive, há possibilidade de parcelar a compra – como já mencionado acima – e aumentar o capital de giro.
-
Programa de pontos e cashback
Se você já utiliza cartão de crédito na sua vida pessoal, provavelmente já conhece os benefícios do programa de pontos e de cashback.
Eles servem para trocar por produtos, descontos, viagens e, no caso dos pontos, acumulam conforme você gasta. Já o cashback é um valor que você recebe de volta de acordo com a parceria do cartão com a loja que você comprou.
Acontece que esses benefícios, ao olhar para o cartão pessoa jurídica, tem um resultado ainda mais interessante.
No caso do dinheiro de volta, isso torna o preço que você pagou num determinado serviço ou produto ainda mais econômico.
Logo, essa economia pode se transformar em mais dinheiro para o caixa da sua empresa, ou até mesmo em descontos aos clientes, o que te coloca à frente da concorrência.
-
Como solicitar um cartão de crédito?
Pois bem, como você viu, dependendo do seu controle e da estratégia por trás do uso, ter um cartão de crédito para abrir empresa é uma prática favorável para escalar seu negócio.
No entanto, busque entender os benefícios oferecidos pela instituição financeira que você escolher. Algumas, como a Cora, por exemplo, não cobram a anuidade do cartão, o que torna tudo mais econômico.
A Cora é uma conta digital PJ que também não cobra mensalidade e ainda isenta sua empresa da taxa de emissão de boleto bancário, podendo emitir quantos você quiser.
Ou seja, além do cartão de crédito, você tem outros benefícios favoráveis à gestão da sua empresa.
Achou interessante? Veja só como abrir sua conta na Cora para solicitar seu cartão.
- Baixe o aplicativo Cora no Google Play (para Android) ou na App Store (para iOS);
- Após o download, na tela inicial, clique em Quero fazer parte;
- Cadastre sua empresa preenchendo os dados solicitados:
- E-mail;
- CNPJ;
- Nome fantasia/razão social;
- Média de faturamento anual;
- Endereço.
- Em seguida, cadastre seus dados pessoais:
- CPF;
- Nome completo;
- Endereço residencial;
- Foto do seu RG, CNH ou RNE.
- Instruções:
- Retire o documento do plástico;
- Fotografe um lado de cada vez;
- Veja se todas as informações do documento estão legíveis
- Certifique-se de que seu documento foi emitido a partir do ano 2000.