Blog

Cartão de crédito para MEI: como funciona e como escolher o melhor

30 de janeiro de 2022
mulher de blusa azul segurando três cartões de crédito para MEI

O cartão de crédito para MEI abre um leque de oportunidades para quem empreende. Ele pode servir como uma alternativa para antecipar compras importantes e fugir das altas taxas de juros praticadas nos empréstimos; além de favorecer a compra de equipamentos e materiais com pagamento a prazo.

Mas, por ser um cartão empresarial, alguns microempreendedores individuais acabam se sentindo um pouco inseguros em optar por esse meio de pagamento porque não entendem muito bem como o cartão funciona. Nessa situação, muitos decidem ficar com um cartão de pessoa física mesmo.

Se você tem interesse em adquirir um cartão de crédito para MEI, precisa saber que as condições para contratar dependem da emissora do cartão. Quer saber mais sobre como funciona esse processo? Preparamos este conteúdo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tipo de cartão de crédito para MEI agora mesmo. Vamos lá? 

Leia também | Planejamento financeiro empresarial: passo a passo para estruturar um do zero

Afinal, o que há de diferente no cartão de crédito para MEI?

Pode parecer que o cartão de crédito para MEI é como todos os outros cartões para empresas. Em alguns casos realmente é, mas existem exceções e precisamos falar delas, pois isso faz toda diferença na hora de adquirir um cartão PJ.

A categoria do MEI trouxe alguns benefícios para o microempreendedor individual, incluindo algumas facilidades financeiras. Na prática, quem é microempreendedor individual pode encontrar linhas de crédito diferenciadas, serviços mais personalizados e taxas mais baixas do que as oferecidas para negócios de outras categorias.

Considerando tudo isso, na hora de solicitar o seu cartão de crédito para MEI, vale a pena fazer uma comparação entre as opções disponíveis no mercado e analisar se o custo-benefício é real.

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

O cartão de crédito para MEI vale mesmo a pena?

Cada empresa precisa avaliar se um cartão de crédito para MEI se encaixa em sua realidade financeira e atende às suas necessidades no dia a dia. No entanto, o cartão de crédito PJ pode ajudar o seu negócio em alguns aspectos, como a facilitação de compras parceladas, por exemplo.

Além disso, o cartão de crédito também pode ajudar no fluxo de caixa. Com ele, você pode usar o limite disponível para fazer compras maiores sem precisar fazer grandes retiradas. Em resumo, se for bem utilizado, o cartão de crédito funcionará como um aliado das finanças da sua empresa.

A gente sabe que, assim como pessoas físicas, as empresas também precisam ter uma espécie de “reserva de emergência” para lidar com eventualidades, mas em alguns casos poupar esse montante pode levar mais tempo. O cartão de crédito também pode ajudar nesse tipo de situação, servindo para cobrir gastos emergenciais ou não previstos no planejamento. Tudo com muita cautela e responsabilidade.

Outra vantagem interessante é a concentração dos gastos. Ao realizar a maioria das compras com o cartão, os gastos da sua empresa ficam reunidos em uma única fatura, agilizando o pagamento e facilitando a gestão das despesas do negócio. Se o cartão oferecer uma conta MEI também, melhor ainda. Dessa forma, há uma maior segurança na hora de fazer o controle financeiro, já que os relatórios serão emitidos em uma única fonte.

 

Como conseguir um cartão de crédito para MEI?

Basicamente, a liberação de um cartão de crédito para MEI segue o mesmo padrão que o processo para pessoas físicas. Depois de fazer o pedido, o empreendedor passa por uma análise de crédito para que a instituição financeira entenda melhor o seu perfil e ofereça limites alinhados aos rendimentos da empresa.

Alguns bancos já oferecem um cartão com a função crédito ao abrir uma conta para pessoa jurídica, mas a maioria costuma liberar algum limite depois de alguns meses. Mas por que isso acontece? 

É verdade que na análise de crédito os bancos já conseguem avaliar muitas informações sobre você e o seu negócio. No entanto, ao analisar as movimentações financeiras que a sua empresa faz no dia a dia, é possível conhecer mais profundamente o “comportamento” do seu negócio — se as contas são pagas em dia, qual é a capacidade de pagamento da sua empresa e o nível de risco envolvido ao dar crédito a você.

Com base nessas informações, as instituições financeiras conseguem decidir se vão liberar o crédito solicitado e quais serão as condições aplicadas à sua empresa — como o valor do limite disponibilizado e as taxas de juros aplicadas.

Por isso, quanto mais tempo de relacionamento você tiver com um banco oferecendo informações “positivas” sobre o perfil da sua empresa, maiores são as chances de você conseguir ter crédito aprovado ou alcançar o limite que você espera.

Essa dinâmica tem como objetivo proteger as instituições financeiras de altos níveis de inadimplência e oferecer aos consumidores — no caso, microempreendedores individuais — condições de crédito alinhadas à realidade do seu negócio, para que não caiam no superendividamento.

 

Chegou o cartão de crédito Cora!

Assim como a conta PJ, o cartão Cora veio para diminuir as burocracias que envolvem a concessão de crédito. Um serviço completamente gratuito, livre de tarifas e anuidade, do jeito que a gente gosta.

Confira alguns benefícios do cartão de crédito Cora:

  • Bandeira Visa Internacional, aceita em milhares de estabelecimentos no mundo;
  • Possibilidade de solicitar cartões personalizados para sócios, com gestão de limites na mesma fatura;
  • Cartão múltiplo, com função de débito e crédito para facilitar suas compras;
  • Múltiplos cartões virtuais, trazendo mais segurança para suas compras online.

 

Para quem já é cliente Cora, a solicitação do cartão pode ser feita diretamente no aplicativo. A análise pode levar até três meses, mas durante esse período, você pode movimentar sua conta para aumentar as chances de ter o crédito aprovado.

Queremos viabilizar um crédito saudável para o seu negócio avançar e para você crescer junto com ele. Por isso, estamos liberando o serviço aos poucos.

Enquanto aguarda a análise, você pode conferir nosso conteúdo sobre como aumentar o score do seu CNPJ e melhorar as chances de aprovação do seu cartão de crédito para MEI.

 

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

 

O que analisar antes de solicitar o cartão?

Você vai encontrar muitas opções quando estiver procurando por um cartão de crédito para MEI. Por isso, antes de sair pedindo o primeiro que aparecer pela frente, observe alguns pontos para entender melhor se o cartão que você pretende contratar é uma boa opção para a sua empresa. 

Listamos alguns desses pontos para te ajudar:

  • Oferta de conta corrente

Como já mencionamos, as instituições que também oferecem conta PJ possuem uma grande vantagem em relação às outras. Além de facilitar as transações de pagamento de fatura, utilizar a conta vai aumentar as chances de a sua empresa ter um cartão aprovado. Isso porque, como também já dissemos, o banco poderá analisar com mais detalhes as transações que você realiza e oferecer um serviço mais compatível com perfil do seu negócio. 

  • Bandeira do cartão 

Apesar de hoje em dia a maioria das maquininhas aceitar todos os tipos de bandeira, vale analisar outros quesitos, como programa de recompensas, cashback entre outras vantagens oferecidas por cada bandeira. 

  • Taxas de juros

Verifique as taxas de juros cobradas em compras parceladas, atrasos, parcelamentos de fatura e demais casos. Escolha o banco com o melhor custo-benefício, pois no final do mês essas cobranças que parecem “inofensivas” fazem muita diferença para o seu caixa. 

  • Anuidade

A anuidade é uma conta a mais que você paga em seu cartão de crédito. Por isso, priorize cartões sem anuidade e outras taxas que aumentem o valor da sua fatura. Fique de olho!

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.