Ter um cartão pessoa jurídica exclusivo para a sua empresa traz inúmeras vantagens financeiras e administrativas.
Este é um debate cada vez mais popular entre os pequenos empresários. Muitos ainda não sabem se é o momento certo, por medo de aumentar a exposição financeira do negócio e gerar um risco de negativar as despesas da empresa.
No entanto, o cartão PJ te ajudará exatamente no caminho oposto ao risco. Ele permitirá uma gestão financeira ainda mais completa e controlada.
Além de ajudar no controle interno da empresa, o cartão corporativo ainda melhora o relacionamento com o banco, abrindo muitas oportunidades de crédito e facilitando o crescimento do seu negócio.
Ainda está na dúvida entre ter ou não um cartão empresarial? Dá uma olhada nestas vantagens e entenda o porquê você pode investir sem medo nesse benefício!
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Motivos para ter um cartão pessoa física
1 – Processamento de despesas simplificado
Como você controla as despesas da empresa hoje? Para quem é empreendedor individual, essa tarefa é até um pouco menos complexa e arriscada. Só que empresários que têm funcionários com demandas de pagamentos, coberturas de viagens e deslocamento, entre outros tipos de gestão, o processamento de todas essas informações se torna mais atribulado.
Imagine que um dos seus funcionários precise fazer uma atividade externa, na qual todas as despesas sejam cobertas pela sua empresa.
No modelo mais antigo de administração, esse funcionário “prestará contas” com notas fiscais e recibos. Tudo é arquivado manualmente para que a contabilidade gere os relatórios financeiros necessários.
Então perguntamos para você. Quais os riscos de, nesse processo manual, alguma nota se extraviar ou deixar se ser processada? Muitos!
O cartão corporativo facilita toda essa demanda de trabalho e, inclusive, reduz a necessidade de mão de obra. Você, basicamente, precisa apenas puxar um extrato e importá-lo para o relatório de despesas. Muito mais simples e rápido.
2 – Melhora a análise de gastos da empresa
A organização de dados financeiros acontece de uma forma muito mais precisa com o cartão pessoa jurídica.
Todo o extrato da conta da empresa e do cartão pode ser exportado para os relatórios e as despesas são mais facilmente analisadas.
O armazenamento dessas informações garante uma gestão financeira mais assertiva e um planejamento contábil mais favorável.
A partir dos relatórios gerados, você entende melhor quais os setores estão gastando mais, os fornecedores que apresentam as maiores e menores despesas, os funcionários que têm maior fluxo de gastos, etc.
Esses dados podem ser usados de várias maneiras, desde rastrear gastos versus orçamento, negociar descontos por volume com fornecedores e identificar áreas onde os gastos são ineficientes, a fim de fazer mudanças organizacionais.
3 – Reduzir fraudes na empresa
Voltamos ao modelo antigo de prestação de contas. Quando o funcionário precisa executar alguma tarefa externa, pagam pelas próprias despesas e enviam os comprovantes para ressarcimento, sempre há potencial para fraudes.
Não que você tenha hoje funcionários que não sejam de confiança, mas é sempre muito importante se prevenir contra isso.
O cartão de crédito corporativo permite um controle maior das despesas da empresa e do fluxo de caixa, reduzindo o risco de ações fraudulentas.
Primeiramente, você tem o controle instantaneamente sobre todos os gastos. Segundo, não é necessário solicitar comprovante, já que todas as transações estarão arquivadas no extrato da conta da empresa e do cartão de crédito.
As empresas ainda podem aumentar a segurança dos gastos, implementando uma cláusula com políticas de cartão na qual qualquer compra não autorizada é de responsabilidade do funcionário.
4 – Centralização de gastos da empresa
Mais acima, falamos quanto o cartão pessoa jurídica ajuda na administração e processamento de despesas de funcionários, em caso de atividades externas.
Só que a gestão financeira da empresa ganha como um todo. Quando você concentra as compras ao cartão PJ, consegue visualizar melhor o limite de gastos, o fluxo de caixa e outras despesas.
No momento de puxar relatórios e fazer o balanço patrimonial, por exemplo, não será necessário gerar dados de diversas fontes. Com tudo concentrado no mesmo cartão, esse trabalho é muito mais simplificado.
5 – Aumento de limites e redução de taxas bancárias
Como citamos anteriormente, a sua relação com o banco é melhorada com o uso do cartão de crédito PJ.
Quando você tem um cartão para empresas, utiliza-o corretamente e faz a gestão completa, as chances de aumentar o limite de gastos e reduzir as taxas bancárias são grandes.
Com a chegada do Open Banking Brasil, por exemplo, os bancos e financeiras estarão muito mais abertos para oferecerem crédito e benefícios para os empresários.
Dicas importantes para controlar os gastos com o cartão pessoa jurídica
Você viu que as cinco vantagens que deixamos mais acima favorecem muito a contabilidade da sua empresa, independente se você é um empresário mais novo ou já antigo no mercado.
Só que entendemos que ainda há uma certa insegurança, como falamos no início, quando ao controle de gastos.
O uso do cartão corporativo é um dos passos para realizar o controle contábil da empresa e o uso dele pode ser associado a outras duas importantes ferramentas. São elas:
1 – Controle do fluxo de caixa: quando você tem uma ferramenta ou planilha para controlar o fluxo de caixa, tem muito bem documentado todas as entradas e saídas da empresa. O uso do cartão facilita muito esse processo.
2 – Controle de contas a pagar e receber: com o cartão empresarial você consegue administrar todas as contas pagas e os boletos que receberá dos seus clientes. Na sua conta Cora, por exemplo, há uma ferramenta de gestão de cobranças com todas as informações sobre os boletos emitidos e as respectivas datas de vencimento.
Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa