Quem nunca pensou que cartão é tudo igual? Que a gente usa para compras no débito ou no crédito e nessa hora não faz diferença se é um cartão para empresa ou pessoa física?
De repente você está ultrapassando seu limite de gastos e comprometendo o fluxo de caixa sem nem se dar conta porque mistura as despesas da empresa com as despesas pessoais. Além disso, pode estar perdendo uma série de benefícios que somente o cartão PJ oferece.
Não é papo de vendedor, mas há sim diferenças importantes entre um cartão empresarial e um cartão pessoal e queremos te mostrar isso.
Reunimos as principais situações as quais mostram que, para um empreendedor, usar um cartão pessoa jurídica em vez de um cartão pessoa física faz toda diferença. Dá uma olhada e depois nos conta em quais delas você se encaixa!
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Controle do fluxo de caixa
Uma situação muito comum entre os microempreendedores individuais é a não formalização completa da empresa. Isso leva a uma certa confusão entre as contas que em algum momento pode trazer transtornos para o negócio.
Explicamos melhor.
O MEI abre o CNPJ, mas nem sempre se atenta a ter uma conta da empresa para receber pagamentos, quitar as contas e controlar entradas e saídas, tudo de forma organizada.
Em algum momento, pode haver a necessidade de realizar um balanço patrimonial, solicitar uma linha de crédito para ampliação do negócio ou, até mesmo, gerar extratos consolidados para a prestação de contas com a Receita Federal.
São nesses momentos que as dificuldades surgem. Se você concentra compras no cartão de crédito corporativo, se efetua pagamentos da empresa separadamente, ter um relatório contábil de todas essas transações é muito mais simples.
Dá para controlar melhor o fluxo de caixa e não cair na armadilha de usar todo o dinheiro que está na conta, sem saber muito bem o que é da empresa e o que é para seu uso pessoal.
Leia também:
Tipos de CNPJ: como escolher a categoria ideal para o seu negócio
Como abrir um CNPJ? Saiba como formalizar o seu negócio
O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa
Mais soluções financeiras
A maioria das instituições bancárias buscam soluções funcionais para os clientes empresariais, já que são eles que geram mais movimentações financeiras por dia.
Agora, por exemplo, com a chegada do Open Banking no Brasil, essa facilidade gerada por bancos para a gestão financeira da empresa será ainda mais notada. Os pacotes de serviços estarão muito mais personalizados e atrativos
Ter um cartão para empresa é bastante funcional neste momento. Você terá acesso a produtos e serviços exclusivos e que não estarão disponíveis para pessoa física.
Além disso, tendencialmente, as linhas de crédito para um CNPJ são bem maiores, com menores juros e com mais possibilidade de pagamentos do que as que vemos disponíveis para um CPF.
Personalização do serviço
Imagina você ter um cartão totalmente personalizado, com o nome da sua empresa para efetuar suas transações comerciais? Comercialmente, o negócio é muito mais valorizado, visto que aparentemente você é um empreendedor organizado, com tudo formalizado, assim como orienta a Receita Federal.
Administrativamente, o cartão empresarial também beneficiará você em muitos serviços. O maior, provavelmente, é o controle de gastos da empresa. Essa gestão é ainda mais necessária quando mais de um colaborador ou sócio usa a conta bancária empresarial.
Com o uso do cartão corporativo o seu banco ainda consegue traçar um perfil de consumidor e usuário, oferecendo serviços que realmente importam para a empresa e ajudarão no crescimento do seu negócio.
Ter um cartão para empresa é complicado?
Nem um pouco!
Se essa pergunta fosse feita há alguns anos, provavelmente a resposta seria outra. É que a cultura implantada pelos bancos convencionais sempre nos mostrou que formalizar uma empresa era um processo burocrático e pouco acessível.
Com a chegada dos bancos digitais PJ, essa realidade mudou muito, principalmente para os pequenos empresários e para quem está iniciando um negócio.
Hoje desde o microempreendedor individual até a multinacional consegue ter serviços bancários de qualidade e com segurança.
O cartão para empresa tornou-se, portanto, um serviço essencial que pode ser solicitado com o máximo de praticidade, muitas vezes precisando apenas de um aplicativo de celular.
É o que acontece aqui na Cora. Uma das nossas metas é facilitar o processo para você, que ainda não formalizou completamente a sua empresa.
- A nossa conta oferece um cartão corporativo, para compras em diversos estabelecimentos físicos. Além disso, ainda conseguimos gerar um número de cartão apenas para compras online, permitindo que as suas transações pelo computador sejam muito mais seguras.
- O cartão para empresa Cora ainda traz outros benefícios, como:
- não cobra anuidade. Você tem um cartão 100% gratuito e sem surpresas no seu extrato;
- tem a bandeira Visa, que é aceita em milhares de estabelecimentos pelo mundo;
- tecnologia contactless. Os pagamentos feitos por aproximação, o que evita a exposição da sua senha de segurança;
- saque em caixas 24 horas. Caso sinta a necessidade de efetuar alguma compra com dinheiro físico, você pode retirar qualquer valor da sua conta nos caixas eletrônicos, por uma tarifa de R$ 9,90.
Além de todos os benefícios acima, ainda buscamos melhorar mais a rotina dos nossos clientes. Estamos implementando uma plataforma que permitirá a emissão de mais de um cartão para a mesma conta. Isso permitirá ainda mais controle, com extrato individualizado e mais transparência para o financeiro da sua empresa.
Veja como pedir o seu cartão Cora!
Na Cora, além de um cartão empresarial prático, moderno e sem anuidade, você também poderá ter acesso a uma conta digital PJ gratuita e serviços personalizados de gestão de cobrança, para ajudar a reduzir a inadimplência em sua empresa. Aproveite!
Leia também | Chegou o cartão de crédito Cora — a mesma liberdade com novos poderes