Controlar as saídas de dinheiro do caixa da empresa é indispensável para manter as finanças organizadas. E com as categorias de extrato bancário, você consegue fazer um controle financeiro ainda mais preciso.
Assim, é possível mapear quais gastos são recorrentes e aqueles que mais consomem recursos. Com isso, fica mais fácil fazer projeções financeiras e traçar estratégias para reduzir custos.
Continue com a gente para saber mais sobre as categorias de extrato bancário como ferramenta de organização financeira e aprenda a usar esse recurso na gestão do seu negócio.
O que são categorias de extrato bancário?
Categorias de extrato bancário são classificações das entradas e saídas na conta. Nesse sentido, “Pagamento de fornecedor”, “Faturas” e “Impostos” são exemplos de categorias de gastos no extrato da conta PJ.
Portanto, as categorias ajudam a ter uma visão mais detalhada do fluxo de caixa, ao especificar cada entrada ou saída.
Em geral, a identificação das transações é automática, a partir de categorias pré-fixadas na conta empresarial. Além disso, nas compras realizadas via débito ou Pix QR Code, a própria maquininha transmite as informações da transação.
Porém, alguns aplicativos e sistemas permitem editar as categorias, para ter uma classificação mais alinhada às necessidades da empresa.
Por exemplo, a empresa pode atribuir a categoria “fornecedor” a todas os pagamentos desse tipo feitos no mês. Desse jeito, ficará mais simples analisar os gastos com fornecedores.
Em alguns casos, o próprio extrato da conta PJ fornece gráficos de entradas e saídas, com o detalhamento por categoria. Isso torna o processo de análise financeira a partir do extrato ainda mais simples e prático.
Vale dizer que a conta PJ Cora tem esta facilidade, com gráficos de entradas e saídas para descomplicar a sua gestão financeira.
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Como as categorias de extrato bancário auxiliam no controle financeiro?
Como adiantamos, as categorias de extrato bancário tornam o controle financeiro mais preciso. Pois, em vez de analisar somente o montante total de dinheiro que sai da empresa a cada período, existe um detalhamento dos gastos.
Inclusive, as categorias ajudam a entender o impacto real de custos menores no orçamento do negócio. Pois, com a categorização, é possível visualizar a somatória desses “pequenos” gastos no mês.
Como exemplo, imagine um estúdio de fotografia. Nesse caso, analisar categorias como alimentação e transporte fornece uma visão mais abrangente dos custos dos ensaios externos.
E com um cálculo de custos mais preciso, a precificação dos serviços pode ser ajustada para garantir lucro ao negócio.
Aliás, quando se fala em análises financeiras, é comum pensar logo em documentos contábeis como o Balanço Patrimonial e a DRE. Porém, o extrato bancário é uma ferramenta simples e acessível que não deve ser esquecida.
E para ter um controle financeiro ainda mais prático, é recomendável centralizar as operações da empresa em uma única conta PJ. Assim, é possível visualizar todas as movimentações em um só lugar.
Confira a seguir os principais exemplos de como usar as categorias do extrato bancário na gestão financeira:
Agrupar despesas
Com a categorização, é possível agrupar despesas que constariam como gastos isolados no extrato.
Por exemplo, compras de material de escritório para o negócio podem ser categorizadas como “despesas administrativas”. Dessa forma, ficará mais fácil mensurar o impacto desse tipo de gasto no orçamento.
Reduzir custos
Ao analisar as categorias de gastos que mais pesam no orçamento, a busca de soluções para reduzir as saídas é simplificada.
Se os custos com a categoria “Impostos” tem um grande impacto, por exemplo, a empresa pode recorrer ao planejamento tributário. Assim, é possível reduzir legalmente a carga tributária.
Fazer projeções
A categorização também ajuda a estimar os gastos da empresa em períodos futuros. Pois, sabendo o custo médio de cada categoria, é possível fazer projeções mais realistas.
Da mesma forma, a categorização de entradas dá uma visão mais abrangente do fluxo de caixa disponível nos próximos meses.
Analisar custos por área
As categorias também ajudam a identificar os gastos de cada setor da empresa, para fazer ajustes e projeções.
Em alguns casos, a categoria já se refere a uma área específica do negócio (marketing, por exemplo).
Comparar gastos por período
Você também pode usar as categorias do extrato para analisar as variações em cada tipo de gasto. Nesse sentido, é válido comparar como cada categoria consome mais recursos, ou menos, ao longo dos meses.
A partir dessa análise, podem ser elaboradas hipóteses e estratégias para equilibrar o orçamento empresarial.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como funcionam as categorias no extrato da conta PJ Cora?
Todos as entradas e saídas da conta PJ são categorizadas automaticamente no extrato da Cora. Para as saídas, temos as seguintes categorias pré-definidas:
- Alimentação;
- Compras;
- Contabilidade;
- Despesas administrativas;
- Despesas pessoais;
- Estornos;
- Faturas;
- Impostos e encargos;
- Marketing;
- Pagamento de fornecedor;
- Pagamento de funcionários;
- Retirada para a própria conta PF;
- Saque;
- Serviços;
- Transporte e mobilidade.
O extrato inteligente da Cora também permite que você edite a categoria de uma transação.
Por exemplo, você fez um saque para pagar um fornecedor em dinheiro (já que assim teria um desconto).
Então, a retirada vai aparecer no extrato como “Saque”. Mas você pode editar a categoria da transação, alterando-a para “Pagamento de fornecedor”. Desse modo, a despesa será facilmente identificada, garantindo maior controle.
Outro exemplo é quando você faz uma transferência referente ao pró-labore para a sua conta pessoal. Se a transação constar como “Retirada para a própria conta PF”, você pode editar para “Despesas administrativas”.
Viu como as categorias de extrato bancário são úteis para organizar as finanças da empresa? Aproveite para descobrir como usar outras facilidades do Cora Pro. Até a próxima!