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Centros de custos: o que são e como auxiliam o controle financeiro da sua empresa

1 de agosto de 2024
Centros de custos

Fazer um controle de custos eficiente é vital em qualquer negócio. Por isso, quem empreende deve buscar ferramentas para simplificar esse controle, como definir centros de custos na empresa.

Este método permite separar os custos empresariais por áreas ou projetos, oferecendo uma visão segmentada de como os recursos são alocados. Desse modo, fica mais fácil medir os resultados e definir o orçamento de cada área.

Continue lendo para saber mais sobre os centros de custos, seus benefícios para a gestão financeira e como implementar este método na sua empresa.

O que são centros de custos?

Centros de custos é um método de gestão financeira empresarial onde os centros funcionam como “caixinhas” que ajudam a empresa a mapear como está gastando dinheiro em diferentes áreas ou projetos. 

Com ele, podemos ver cada setor ou projeto como uma pequena empresa independente na estrutura do negócio.

Assim, os centros de custos agrupam receitas e despesas, facilitando a análise dos dados e auxiliando nas decisões gerenciais.

Portanto, um centro de custo é uma unidade na empresa (em geral, um departamento ou projeto) que isola suas receitas e despesas do restante dos setores. Isso permite analisar o impacto de cada unidade no orçamento geral.

Tipos de centros de custos

Os centros de custos podem ser divididos em dois tipos principais: produtivos e não produtivos.

Centros de custo produtivos são aqueles com impacto direto na geração de receita e lucro do negócio. Por isso, também são chamados de centros de custos diretos.

Com exemplos de centros de custo produtivos podemos citar os setores de marketing e vendas. Afinal, eles influenciam diretamente a entrada de recursos na empresa.

Já os centros de custo não produtivos (ou indiretos) não influenciam diretamente a obtenção de receitas e lucro. Isso porque são setores responsáveis pela administração geral e financeira da empresa.

Portanto, ao avaliar o resultado individual desse tipo de centro, em geral, encontramos prejuízo.

Porém, como eles são necessários para a operação do negócio, é recomendável distribuir seus gastos entre os centros produtivos.

Exemplos de centros de custos

Abaixo, você confere alguns exemplos de centros de custos, separados por setores (comércio, indústria e serviços). Também é possível aplicar o método a filiais, para separar a contabilidade da empresa. 

Indústria

Na indústria, os centros de custo são geralmente relacionados às diferentes áreas de produção e gestão. Os exemplos incluem:

Produção: custos relacionados ao processo de fabricação, como matérias-primas, energia, manutenção de máquinas e mão de obra;

Qualidade: despesas com controle de qualidade, testes de produtos e melhorias de processos;

Logística: custos de transporte, armazenagem e distribuição dos produtos;

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): gastos com inovação, desenvolvimento de novos produtos e melhoria dos existentes.

Comércio

No setor de comércio, os centros de custos podem ser definidos pelas áreas operacionais da loja, incluindo:

Vendas: salários de vendedores, comissões e promoções;

Estoque: armazenamento, perdas de produtos e logística de reposição;

Marketing: campanhas publicitárias, eventos promocionais e ações de marketing digital;

Administração: salários do pessoal administrativo, aluguel, despesas com escritório e serviços públicos.

Serviços

Empresas de serviços também podem definir centros de custo para sua gestão financeira. São exemplos:

Atendimento ao cliente: despesas com salários de atendentes, treinamento e sistemas de suporte ao cliente;

Consultoria: custos com consultores, viagens e hospedagens relacionadas aos serviços prestados;

Tecnologia da Informação (TI): manutenção de sistemas, desenvolvimento de software e suporte técnico;

Marketing e vendas: custos com campanhas de marketing e relacionados às vendas.

Filiais

Como adiantamos, empresas com filiais podem definir cada uma como um centro de custo separado. Isso facilita o controle das despesas específicas de cada unidade e permite comparar a eficiência entre elas. 

Leia também | Como escolher e usar uma plataforma de controle financeiro para a empresa?

Por que utilizar esse método na gestão financeira empresarial?

Ao implantar centros de custo na gestão financeira do seu negócio, você pode obter como benefícios principais:

Maior controle sobre os gastos

Com centros de custo, você pode categorizar os gastos da empresa em áreas específicas, como vimos.

Isso permite monitorar quanto dinheiro está sendo alocado em cada setor. Logo, se os custos estão aumentando em uma área, você pode investigar e tomar medidas para controlá-los.

Melhoria na análise de desempenho e rentabilidade

Com centros de custo, você pode avaliar o desempenho de cada área.  Essa análise ajuda a identificar áreas de alto desempenho e aquelas que precisam de ajustes. Assim, você pode tomar decisões estratégicas com base nas conclusões.

Mais dados para a tomada de decisões

Informações detalhadas sobre os custos por centro na empresa permitem decisões mais embasadas. 

Portanto, a análise de dados dos centros de custo ajuda a evitar decisões baseadas em “achismos” e a direcionar os recursos de forma estratégica.

Planejamento financeiro mais preciso

Compreender como os recursos são utilizados em cada setor contribui para um planejamento mais efetivo. Portanto, você pode criar orçamentos específicos para cada centro de custo.

Isso ajuda a evitar surpresas financeiras e permite ajustes ao longo do ano, se necessário.

Leia mais | Planejamento financeiro empresarial: passo a passo para estruturar um do zero

Como definir centros de custos na empresa em 4 passos

Após apresentar o conceito, exemplos e principais benefícios, preparamos algumas dicas práticas para implementar centros de custo no seu negócio:

1. Identifique seus centros de custo

Comece identificando os principais setores, departamentos ou projetos da sua empresa. 

Cada um deles será um centro de custo independente. Por exemplo: você pode ter centros de custo para vendas, marketing, produção, logística, etc.

2. Agrupe receitas e despesas

Dentro de cada centro de custo, agrupe todas as receitas e despesas relacionadas a ele. Isso facilita a análise dos dados e ajuda nas decisões gerenciais.

3. Defina o orçamento para cada centro 

Entenda as necessidades de cada área e defina um orçamento adequado para ela. Isso permite a alocação eficiente de recursos onde o retorno será maior.

4. Acompanhe, avalie e faça ajustes

Monitore regularmente os gastos de cada centro de custo. Avalie o desempenho de todas as áreas, compare os resultados e faça ajustes, conforme necessário.

Esperamos que as informações deste conteúdo ajudem a simplificar sua gestão financeira aplicando o método de centros de custos. 

Fique à vontade para continuar aprendendo sobre finanças para pequenas e médias empresas no blog da Cora. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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