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Meu cliente não quer pagar o que deve. O que fazer? 

16 de maio de 2023
cliente não quer pagar

Um dos maiores desafios para quem empreende é lidar com um cliente que não quer pagar o que deve. Como conduzir uma situação desse tipo de maneira eficaz e inteligente?

A inadimplência é um problema capaz de interferir na balança financeira de qualquer negócio. Por isso, deve ser muito bem administrada. Para ajudar quem tem uma empresa e enfrenta esta questão diariamente, reunimos algumas orientações importantes sobre o assunto.

Não deixe de ler até o final para aprender o que fazer com clientes que não estão pagando o que devem!

Comece entendendo o motivo por trás da inadimplência

Um dos primeiros passos para lidar com consumidores inadimplentes é entender os motivos por trás dos atrasos no pagamento. Só assim é possível encontrar a melhor solução para ambos os lados.

Há contextos em que o cliente está em uma situação muito ruim financeiramente e sem condições de arcar com todas as suas dívidas de uma só vez. Nesses casos, é indicado que a comunicação da empresa seja amigável e proponha uma negociação, oferecendo novos prazos e formas de pagamento.

Por outro lado, se o cliente demonstrar que não tem interesse em negociar para chegar a uma solução, então as atitudes da empresa devem ser outras.

Pode ser o caso de entrar em contato para ressaltar o que pode acontecer se a dívida não for paga, como a negativação e o protesto.

Leia também | Como negativar um cliente devedor: tudo o que você precisa saber

As diferenças entre negativação e protesto

Estas duas ações podem ser um estímulo para que as pessoas paguem o que devem. Por isso, é fundamental entender as diferenças entre elas.

A negativação se trata da indicação da dívida vencida a birôs de crédito, como Serasa, Boa Vista, SPC e Quod. A partir do momento em que o indivíduo está negativado, ou seja, com o “nome sujo”, sofre uma queda no seu score (pontuação de crédito) e passa a ter grandes dificuldades para conseguir crédito no mercado.

O processo de negativação de um inadimplente está disponível para empresas de todos os portes. Geralmente, é necessário que a empresa tenha em mãos os seguintes dados para identificar o inadimplente:

  • nome completo ou razão social;
  • endereço;
  • CPF ou CNPJ;
  • telefone;
  • documento de comprovação da dívida, como contratos, notas promissórias, duplicatas mercantis etc.

 

Além disso, outro ponto importante é que, de acordo com a lei, não há um momento específico no qual se deve realizar a negativação. Após apenas um dia de inadimplência já é possível conduzir o processo.

No entanto, o indicado é sempre tentar uma negociação amigável antes de chegar a este ponto.

Já o protesto também é um mecanismo para tentar recuperar o valor devido. No entanto, é realizado no cartório de protestos. Trata-se, portanto, da criação de um documento público sinalizando que não houve determinado pagamento e quem é o devedor em questão.

Com a documentação correta e adequada, o cartório é responsável por emitir uma carta, comunicando quem tem a dívida em aberto e informando que é necessário se apresentar para realizar o pagamento.

Assim como no caso da negativação, antes de fechar um contrato ou oferecer crédito, também há a possibilidade de verificar se a pessoa tem um protesto em seu nome.

Leia também | Como funciona o protesto em cartório e quando recorrer a ele?

O que acontece após cinco anos de dívida em aberto?

Muitas pessoas ainda acreditam que, após cinco anos, quando uma dívida “caduca”, ela não impacta mais negativamente as suas vidas, mas será que é verdade mesmo?

Na realidade, a dívida em aberto por mais de cinco anos não deixa de existir e pode até mesmo ser cobrada após este prazo.

O que acontece é que após este prazo ela não pode mais gerar negativação. Isso significa que o devedor deixa de ter o “nome sujo” por conta daquele pagamento em aberto.

Mesmo assim, a dívida ainda pode ser cobrada informalmente. Lembrando que, dia após dia, ela aumenta com multas e juros.

Além disso, não há prazo para protestar um título. De acordo com a lei, não é responsabilidade do cartório averiguar a caducidade do documento e nem a ocorrência de prescrição.

Mesmo que a dívida não possa ser cobrada judicialmente e o nome do devedor não esteja mais sujo, o protesto só será cancelado com o pagamento da dívida e a carta de anuência do credor que autoriza o levantamento do protesto.

As empresas, por sua vez, devem informar estes fatos de maneira objetiva aos clientes inadimplentes, deixando claro que, mesmo após cinco anos, há consequências negativas e a possibilidade de continuar as cobranças.

O que fazer quando um cliente não quer pagar?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os bastidores da inadimplência, que tal conferir algumas dicas focadas no dia a dia da empresa e em como lidar com clientes que não querem pagar?

Afinal, antes de entrar com processos de negativação e protesto, vale tentar uma negociação de forma amigável para evitar conflitos.

1. Faça cobranças preventivas

Isso significa ter uma régua de comunicação pautada em lembretes sobre o pagamento, algo que deve ser feito antes, durante e depois do vencimento.

Por meio de e-mails e SMS, a empresa deve enviar lembretes comunicando que a data de vencimento está próxima ou que já venceu há alguns dias, sempre se colocando à disposição para tirar dúvidas e negociar.

Para facilitar este processo, é interessante contar com ferramentas que enviam esses lembretes de forma automática.

Os clientes da Cora, por exemplo, podem usufruir desse tipo de ferramenta no dashboard de gestão de cobranças. A possibilidade de enviar notificações automáticas de lembretes para o pagamento de boletos está disponível para todos os usuários.

Leia também | Conheça as novidades da Cora para facilitar a cobrança de seus clientes

2. Previna-se com a emissão de boletos que podem ser protestados

O protesto de um boleto pode ser realizado quando o mesmo está vencido e não foi pago. É um recurso indicado apenas no caso de tentativas de negociação falhas, quando o cliente demonstra falta de interesse em resolver a situação.

Mesmo assim, boletos que podem ser protestados são um recurso interessante para evitar a inadimplência. Afinal,  tornam-se mais uma ferramenta a favor da empresa.

Na Cora, além dessa possibilidade, os boletos são emitidos de forma ilimitada e gratuita, o que é mais um benefício para quem está gerindo um negócio.

Lembrando que, para realizar o protesto, é necessário ir ao Cartório de Protestos com o título vencido e os comprovantes da dívida, como contratos e notas fiscais.

Feito todo o procedimento, a pessoa devedora recebe um aviso de protesto no boleto e tem um prazo para quitar o valor em aberto.

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3. Facilite o pagamento

Dentro das possibilidades da empresa, é importante oferecer opções para facilitar o pagamento da dívida.

Lembre-se de que negociar é sempre o melhor caminho antes de partir para a negativação ou o protesto. 

O cliente pode estar com dificuldades para honrar todos os seus compromissos em dia. Por isso, coloque-se à disposição para conversar sobre extensão do prazo, parcelamento ou diferentes formas de pagamento.

O recomendado é encontrar um ponto de equilíbrio entre o que beneficia a sua empresa e o consumidor.

E aí, depois desta leitura ficou mais claro como cobrar um cliente que não quer pagar? Por mais desafiador que seja este processo, lembre-se de que sempre há alternativas. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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