O clube de assinatura é um modelo de negócio no qual o cliente escolhe produtos para receber em casa todo mês, pagando uma assinatura fixa. Livros, café, vinhos, artigos para pets e revistas são alguns nichos populares neste setor.
Inclusive, o formato já movimenta cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira, segundo uma pesquisa realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Se você está buscando informações sobre como montar um clube de assinatura de sucesso, continue conosco e confira as dicas práticas que preparamos.
9 dicas para montar um clube de assinatura
As dicas abaixo abordam as principais etapas na criação de um clube de assinatura, desde a escolha do nicho, passando pela estrutura digital até a logística. Acompanhe e aprenda a estruturar seu clube de assinatura do zero.
1. Defina seu nicho
Comece determinando o público-alvo do clube de assinatura. Lembrando que, quando o público é segmentado, fica mais fácil identificar suas necessidades e entregar benefícios que realmente façam sentido.
A propósito, as assinaturas de vinhos e livros vêm tendo um crescimento relevante, segundo a pesquisa Assinaturas no Brasil 2024, da Opinion Box em parceria com a Vindi.
De todo modo, vale focar em um grupo que tenha interesses comuns e oferta reduzida de produtos específicos. E mesmo em nichos de maior concorrência, você pode se destacar encontrando diferenciais.
2. Ofereça vantagens e personalizações
Produtos padronizados, sem personalização, têm menos chances de reter clientes, já que não agregam valor ao público.
Mas, conhecendo bem o seu nicho, você pode adaptar a oferta e agregar elementos personalizados, como brindes especiais ou conteúdos únicos.
Nesse aspecto, investir numa boa curadoria para selecionar os melhores produtos também faz a diferença.
Adicionalmente, pense em formas de surpreender o cliente. Por exemplo: dar brindes inesperados ou itens que não estão disponíveis em lojas tradicionais.
3. Tenha um modelo de assinatura atrativo
O clube de assinatura deve ser atraente do ponto de vista financeiro para o cliente, gerando uma percepção positiva de custo-benefício.
Se o consumidor perceber que pagar pela assinatura é menos vantajoso do que comprar os produtos avulsos em lojas, por exemplo, pode ser um fator de desistência.
Além disso, pense em incentivos financeiros para os membros do clube, como frete grátis, descontos progressivos e promoções periódicas.
4. Fidelize com benefícios e experiências
Para os clientes continuarem renovando as assinaturas, é essencial manter uma experiência de valor.
Então, além dos produtos, o clube deve entregar algo a mais, como um atendimento diferenciado e envios rápidos.
Inclusive, você pode criar um programa de fidelidade para o clube de assinatura. Assim, os membros vão acumulando pontos a cada mês de renovação. E os pontos podem ser trocados por recompensas, após atingir um limite mínimo.
5. Crie uma comunidade em torno do clube
Um dos grandes diferenciais de um clube de assinatura bem-sucedido é a criação de uma comunidade.
Na prática, isso significa construir um ambiente onde os membros interajam entre si, compartilhem experiências e promovam o clube organicamente.
Nesse aspecto, a presença ativa da marca nas redes sociais, como Instagram e YouTube, é uma excelente forma de alimentar essa comunidade.
Leia mais | Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais: confira o passo a passo
6. Escolha sua plataforma de vendas
A plataforma de vendas é o site e/ou aplicativo por onde o cliente pode conhecer o clube e fazer a assinatura. Aqui, você pode optar por desenvolver uma estrutura ou utilizar sistemas customizáveis.
De qualquer forma, a plataforma de vendas do clube deve cumprir requisitos como:
- Responsividade: funcionar bem tanto em dispositivos móveis quanto em computadores;
- Navegação intuitiva: o processo de assinatura deve ser fácil de encontrar e navegar. Além disso, deve reduzir o número de cliques necessários para concluir a compra e evitar etapas que confundam o usuário;
- Elementos de segurança digital: certificados SSL e criptografia, sistema de pagamento seguro e selos de segurança.
7. Estruture seus canais de atendimento
Oferecer um bom atendimento ao cliente é essencial para transmitir confiança e solucionar problemas rapidamente.
Além disso, oferecer diferentes canais de comunicação aumenta as chances de resolver dúvidas e problemas com eficiência.
Nesse sentido, uma opção é integrar um chat ao site para responder perguntas em tempo real. Para dúvidas mais comuns, chatbots programados podem agilizar o atendimento, oferecendo respostas automáticas 24/7.
Também é recomendável oferecer suporte por e-mail e nas redes sociais. Lembre-se: os clientes querem soluções rápidas, e estar acessível em diferentes plataformas melhora a experiência.
8. Faça o controle de estoque
Uma gestão de estoque eficiente é necessária para garantir que os produtos estejam disponíveis no momento certo para o envio.
Aqui, existem diferentes abordagens para lidar com o estoque, dependendo do modelo de clube de assinatura.
Para clubes que oferecem produtos recorrentes e padronizados (como caixas de vinhos ou livros), é possível trabalhar com estoque fixo. Nesse formato, a empresa mantém um volume regular de produtos para cada ciclo de assinaturas.
Assim, a vantagem do estoque fixo é que ele facilita o planejamento e a previsão de demanda. Porém, essa abordagem exige um espaço de armazenagem maior, podendo gerar mais custos.
Já no formato just-in-time (produção sob demanda), os produtos são adquiridos ou preparados conforme as assinaturas são feitas. Sendo assim, este modelo funciona bem para clubes com produtos personalizáveis.
O modelo sob demanda pode reduzir os custos com armazenagem, por um lado. Porém, a necessidade de um processo de produção ou envio rápido pelo fornecedor é uma desvantagem.
9. Organize o sistema de envios
A expedição é um dos pontos críticos na logística de um clube de assinatura. Afinal, ela envolve garantir que os produtos cheguem aos assinantes no prazo e com a qualidade prometida.
Nesse aspecto, uma alternativa é concentrar toda a expedição em um período específico do mês.
Isso simplifica a operação, pois todos os pedidos são processados de uma só vez, otimizando o uso de recursos e reduzindo os custos com armazenagem.
Porém, essa opção requer uma boa estrutura de equipe para lidar com um grande volume de envios em poucos dias.
Também é possível usar a expedição contínua, à medida que novos pedidos são feitos. Esta abordagem distribui o fluxo de trabalho ao longo do mês, mas exige uma estrutura logística mais ágil.
A escolha de uma boa transportadora também é essencial para garantir que os produtos cheguem no prazo e em perfeito estado.
Inclusive, empresas com experiência em lidar com grandes volumes de entrega ou produtos específicos (como alimentos perecíveis) são indicadas para clubes de assinatura.
Afinal, elas já possuem sistemas otimizados para gerenciar grandes fluxos de envios e podem oferecer custos mais baixos.
Essas foram as dicas para montar um clube de assinatura. Esperamos que a leitura do artigo seja o primeiro passo para a sua empresa lançar um projeto de sucesso!
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