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Como fazer cobrança por mensagem de celular: passo a passo e boas práticas 

25 de agosto de 2023
renda variável

Cobrar clientes é uma daquelas tarefas chatas, mas necessárias para quem tem uma empresa. E uma das maneiras mais interessantes de fazer isso é enviar lembretes por SMS. Mas você sabe como fazer cobrança por mensagem de celular e como tornar essa comunicação eficiente? 

É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Vem com a gente! 

Como fazer cobrança por mensagem de celular de forma eficiente? 

A mensagem de cobrança pode servir para muito mais do que informar o cliente de que existe algum pagamento em aberto. 

Para ser eficaz, ela pode ser enviada até mesmo antes do vencimento da conta, como um lembrete, no dia do vencimento, como um alerta, e após o vencimento, como uma cobrança de fato. 

Utilizar este recurso é uma boa estratégia para reduzir a inadimplência. Isso porque, por incrível que pareça, muitas pessoas deixam de pagar alguma conta por mero esquecimento. 

Um levantamento feito pela Serasa Experian revelou que sete em cada dez consumidores pagam suas dívidas após receberem cobranças por SMS. O estudo, divulgado em outubro de 2021, mostrou que mais de 67% das pendências são regularizadas em no máximo 60 dias. 

Assim, enviar uma cobrança por mensagem de celular pode ajudar tanto o cliente quanto a empresa. Afinal, juros costumam ser aplicados quando uma conta deixa de ser paga na data certa do vencimento e, quando um cliente deixa de pagar um boleto, o caixa da empresa é impactado.

Por isso, saber como fazer cobrança por mensagem de celular é muito importante, para que o recado seja bem recebido pelo cliente, sem causar constrangimentos. 

Dessa forma, uma mensagem efetiva precisa informar o débito do cliente e fornecer opções de pagamento, sempre de forma cordial e educada, para não prejudicar o relacionamento com o consumidor ou até enfrentar problemas judiciais. 

Isso porque o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor estabelece como crime “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro constrangimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”. A pena para tais ações é detenção de três meses a um ano e multa.

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Como criar uma mensagem de cobrança eficaz e educada?

Quem escreve textos no dia a dia sabe que escolher as palavras certas é fundamental. É preciso tomar cuidado para ser claro e passar a mensagem de forma objetiva. 

Assim, quem quer escrever uma cobrança por mensagem de celular que seja educada e eficiente, pode seguir as dicas abaixo: 

1. Seja cordial com seu cliente

A ideia é receber o pagamento e manter o relacionamento com seu cliente. Não “brigar” ou ofendê-lo. Portanto, busque ser educado, cordial, gentil e compreensivo. Além de manter a boa relação, como já mencionamos, isso reduz as chances de infringir o Código de Defesa do Consumidor.

2. Escolha as palavras com cuidado

Leia e releia a mensagem antes de enviar e verifique se ela está escrita de forma clara. Procure também utilizar termos positivos e deixar claro que o objetivo é chegar a um acordo bom para os dois lados. 

3. Seja objetivo e facilite as formas de pagamento

É preciso facilitar a vida do seu cliente. Ofereça possibilidades de pagamento e envie o link de pagamento, chave Pix ou linha digitável do boleto quantas vezes forem necessárias. 

4. Abra-se para negociações

Muitas vezes o cliente precisa de um prazo maior para conseguir pagar o débito. Esteja pronto para ouvir e negociar com ele. Avalie, por exemplo, se é possível oferecer um parcelamento para ajudar na quitação da dívida. 

5. Crie seus modelos de mensagem e utilize a tecnologia a seu favor

Para otimizar seus processos de cobrança, o ideal é que você tenha modelos de mensagens prontos para cada situação. Mas, claro, que possa adaptar para cada cliente quando for necessário. 

Neste conteúdo, listamos diferentes exemplos de mensagens de cobrança por SMS. E, nesta página, reunimos modelos de mensagens prontas e dicas para cobrar um cliente por WhatsApp. É só clicar e conferir 😉 

Como fazer cobrança por mensagem de celular de forma automática? 

A gente sabe que quem empreende tem muitas preocupações — mas escrever e enviar mensagens de cobrança não precisa ser mais uma delas. 

Com a Cora, você pode enviar notificações automáticas de cobrança para os seus clientes via SMS para reduzir os índices de inadimplência na sua empresa. 

A novidade é um dos serviços disponíveis para assinantes do Cora Pro, o novo plano da Cora. Com ele, por R$ 44,90 mensais, você tem acesso a ferramentas exclusivas na sua conta, desenvolvidas para simplificar a rotina do seu negócio. 

Leia também | Conheça as vantagens do Cora Pro, o novo plano da Cora 

Passo a passo 

Para ativar as notificações de cobrança por SMS na sua conta, o primeiro passo é baixar o app da Cora e abrir sua conta PJ. Leva poucos minutos e você não paga nada por isso. 

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Em seguida, basta fazer a contratação do Cora Pro no aplicativo ou desktop e, em seguida, você já poderá começar a emitir boletos de cobrança com a opção de envio de notificações por SMS. Siga estes passos:

1. Ao emitir um boleto de cobrança, ative o botão de Notificação de cobrança e clique no botão Próximo.

2. Em seguida, basta escolher os períodos em que deseja enviar as notificações automáticas e incluir o número de celular e/ou e-mail do seu cliente. Você pode cadastrar diversos lembretes:

 

  • 15 dias antes do vencimento;
  • 10 dias antes do vencimento;
  • 7 dias antes do vencimento;
  • 5 dias antes do vencimento;
  • 2 dias antes do vencimento;
  • No dia do vencimento;
  • Quando o pagamento for confirmado; 
  • 5 dias depois do vencimento;
  • 7 dias depois do vencimento;
  • 10 dias depois do vencimento;
  • 15 dias depois do vencimento. 

 

Na tela de confirmação das informações do boleto, vão aparecer todas as notificações selecionadas. 

3. Pronto! Agora, é só seguir o fluxo de emissão do seu boleto de cobrança e confirmar no final. 

O resto é com a gente: vamos enviar as notificações de cobrança com o nome da sua empresa, o valor da cobrança gerada e link do boleto em PDF para o seu cliente fazer o download. 

Posso enviar lembretes de cobrança gratuitamente? 

Sim! Se você não puder assinar o Cora Pro neste momento, ainda pode enviar lembretes de cobrança automáticos para o e-mail de seus clientes. Quantas vezes quiser e sem pagar nada. Além dessa vantagem, a conta Cora oferece diversos serviços gratuitos: 

  • Emissão ilimitada e compensação de até 100 boletos por mês (a partir do 101°, será cobrado R$ 1,90 por boleto compensado); 
  • Configuração de juros, multas e descontos; 
  • Gráfico com a gestão dos seus recebimentos;
  • Pix ilimitado; 
  • Perfis de acesso para a equipe; 
  • Pagamento ilimitado de boletos e impostos; 
  • Envio de extrato automático para a contabilidade;
  • Atendimento 24 horas em nossos canais.

 

Gostou? Você pode abrir sua conta agora mesmo, em poucos minutos, para começar a experimentar todas as facilidades que a Cora desenvolveu para facilitar a rotina da sua empresa. 

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Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e ajudado você a aprimorar a estratégia de cobrança do seu negócio. Até a próxima! 

Por Equipe Cora
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