A cobrança por QR Code é um dos meios de pagamento que se apresenta como uma ótima solução para quem quer vender com praticidade e taxas mais baixas.
Além do mais, o uso de QR Code também é uma excelente saída em tempos de distanciamento social, já que empreendedores(as) procuram reduzir despesas e clientes evitam comprar com dinheiro físico, por questões de higiene.
Tendo isso em vista, preparamos esse conteúdo para você que gosta de oferecer o melhor para o seu cliente e quer começar a fazer uso dessa tecnologia. Nessa leitura você irá entender o que é cobrança com QR Code, quais são as opções desse tipo de cobrança e todas as vantagens de adotar esse meio de pagamento no seu empreendimento.
O que é a cobrança por QR Code?
A sigla QR Code, significa Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta Rápida. A ideia por trás dele é idêntica ao do código de barras. Você escaneia o código para receber a informação que ele quer passar. As vantagens do QR Code comparado ao código de barras convencional são: facilidade de escaneamento, capacidade de armazenar muitas informações e versatilidade.
A grande questão é que, apesar dessa tecnologia ser antiga, pois foi criada em 1994, com utilização em celular desde 2003, ela ainda tem pouco espaço no mercado brasileiro. A resistência se dá devido às dificuldades na adoção do dispositivo de pagamento por meio dos comerciantes e pelo receio de começar a utilizar uma nova tecnologia.
Contudo, apesar da adoção acontecer de uma forma lenta, esse meio de pagamento tem grandes chances de crescer e se tornar tão comum quanto é a utilização de cartão de crédito e débito! Isso acontece porque a forma de cobrança por QR Code é muito fácil: basta que o empreendedor(a) utilize uma das seguintes opções que aceite receber pagamento por QR Code, sendo elas: carteiras digitais, maquininhas digitais ou contas digitais.
Além disso, para os clientes o processo é ainda mais simples: é necessário que ele escaneie o código pelo celular ou aproxime o celular da maquininha. Ao ser acessado e lido, os padrões verticais e horizontais que compõem sua matriz formam uma série de caracteres que são o comando do código. Nesse caso, o comando do código direciona as informações do pagamento que podem ser: acesso aos dados bancários do(a) vendedor(a) e/ou valor da compra do serviço/produto.
Quais são as opções de cobrança por QR Code?
Você pode escolher entre a opção estática e a dinâmica. Basicamente, o modelo estático pode ser utilizado em diversas transações, pois geralmente contém a informação da conta bancária do(a) vendedor(a), ficando a cargo do cliente inserir o valor do produto ou serviço adquirido.
Em contrapartida, o modelo dinâmico pode ser usado em apenas uma transferência, ou seja, é exclusivo para cada transação e funciona para pagamento de contas específicas, que só serão pagas uma única vez. Por meio dele é possível incluir, além do valor, outras formações como a própria identificação do(a) recebedor(a).
Leia também | Crie agora um QR Code Pix para sua conta Cora!
Como funciona a cobrança por QR Code no Pix?
O Pix Cobrança é uma alternativa ao boleto bancário anunciada pelo Banco Central destinado a pessoas jurídicas que foi lançado no dia 14 de maio de 2021. Essa funcionalidade permite que qualquer empreendedor(a) emita QR Codes para realizar cobranças imediatas ou com vencimento em data futura.
Para explicar melhor como funciona o QR Code no Pix Cobrança é interessante entender que esse sistema tem a função de gerar QR Codes dinâmicos. Ou seja, o QR gerado é exclusivo para cada transação. Neste caso, o(a) empreendedor(a) pode emitir um Pix Cobrança e acrescentar as mesmas informações que contém em um boleto bancário: valor, data de vencimento, descontos, juros e multas.
Portanto, para pagar a conta o cliente precisa apenas escanear o QR Code, usando o aplicativo do banco, fintech ou internet banking e o pagamento é instantâneo. O sistema do Pix Cobrança se encarrega de realizar a transferência do dinheiro da conta de quem paga para a conta de quem recebe. Muito bom, não é mesmo?!
Entretanto, segundo o Banco Central, já foi estabelecido que para pessoas jurídicas pode existir tarifação sobre o Pix dependendo da instituição financeira e em alguns casos é o que já acontece. Porém, a notícia boa é que na Cora, assim como todo envio e recebimento de Pix já são gratuitos, o Pix Cobrança também será! Aguarde mais novidades sobre o Pix Cobrança da Cora.
Leia também | Adeus boletos? Saiba porque o Pix Cobrança é uma alternativa para o boleto bancário
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
6 vantagens de usar a cobrança por QR Code
1. Redução de custos
Um dos principais estímulos para empreendedores(as) adotarem esse meio de pagamento está nas taxas! Ao pagar com QR Code, as tarifas cobradas são muito menores do que nas vendas com cartão de crédito, por exemplo.
No pagamento de crédito, à vista, para recebimento após 30 dias, a taxa costuma ser de 3,6% do valor total da venda. Já no QR Code, as tarifas são consideravelmente menores, podendo ser de 2%, 1% ou até gratuitas. Ah, e aqui na Cora o Pix e todas as suas funcionalidades são gratuitas, inclusive o QR Code!
Leia também | Chegou o Pix na Cora! Entenda como funciona
Moral da história: com custos menores, é mais fácil para o empreendedor(a) aumentar a competitividade do seu negócio e tornar mais atrativo suas vendas, gerando mais sucesso para seu empreendimento! Ou seja, um preço mais barato para o lojista também recai sobre o cliente, é uma vitória para ambos os lados!
2. Agilidade
Outra grande vantagem do uso do QR Code, tanto para os lojistas quanto para os usuários, é a agilidade no pagamento. Para os usuários, não é preciso usar o cartão, ou mesmo levá-lo. Basta sacar o celular, apontado para o QR Code, e o programa abre e acessa o pagamento automaticamente.
Não existe o trabalho de digitar a senha e nem a inconveniência do cartão não passar por algum motivo. Ele pode estar arranhado, a máquina estar sem sinal ou qualquer outro problema. O QR Code demanda apenas uma conexão com a internet e pronto.
Essa também é uma vantagem para o lojista. Afinal, quanto mais fácil for fazer o pagamento, maior é a chance de ele ser realizado. Oferecer uma experiência de compra que seja simples, rápida e eficiente é a melhor forma de garantir a fidelidade dos clientes e incentivá-los a voltar para a loja.
3. Otimização de processos
O pagamento por QR Code é simples, não tem necessidade de andar com dinheiro ou cartão, seguro e tem uma taxa consideravelmente menor. Além disso, para o empreendedor(a), o pagamento pode cair na conta no mesmo dia, ou até no dia seguinte. Ao contrário dos pagamentos em cartão de crédito, que são feitos a partir de 30 dias, o recurso demora muito menos tempo para cair na conta, o que otimiza o fluxo de caixa.
Ademais, outra vantagem na otimização de processo se dá quando o empreendedor(a) pode deixar de fazer uso das famosas maquininhas de cartão. Ou seja, é mais dinheiro economizado por ele, já que ele não precisa gastar nada para alugá-las ou comprá-las. Só é necessário que ele utilize o app de pagamentos (o aplicativo da Cora, por exemplo) e já está tudo resolvido!
4. Acessibilidade
Para usar o QR Code é preciso de muito pouca coisa. Para o usuário, apenas a câmera do celular já é o suficiente para algumas das funcionalidades mais simples do QR Code. Praticamente qualquer modelo de smartphone, que esteja atualizado, consegue ler este código. Quanto ao comerciante que quiser usá-lo, é preciso apenas ter alguma forma de criá-lo e uma integração com algum app que receba o pagamento.
5. Segurança
A cobrança por QR é segura porque o usuário tem total controle sobre a operação, sem precisar revelar nenhuma informação. Não é preciso que ele forneça o número do cartão ou que o mesmo entre em contato com qualquer pessoa, ou equipamento dentro da loja. O processo é direto pelo app do QR Code. Assim, o risco de fraude é menor. Não existe nenhum risco de o cartão ser clonado, por exemplo.
Ademais, esse é um modelo que permite encriptar as informações. Ou seja, os dados são lidos de forma totalmente segura, sendo praticamente impossível interferir nos mesmos. E como o QR Code pode ser lido mesmo com uma parte danificada, e é muito difícil de ler a olho nu, é praticamente impossível que ele seja manipulado após ser impresso ou criado.
Contudo, existem algumas dicas de segurança que tornam este meio de pagamento ainda mais confiável:
- Busque sempre garantir que as informações entre quem está enviando e recebendo o dinheiro estão corretas.
- Confie apenas no envio de QR Code que vêm de fontes confiáveis. Se receber um QR Code por e-mail e não tiver certeza da veracidade da informação, desconfie!
- Caso faça o pagamento através de um sistema online, confira o nome do domínio e garanta que é um ambiente seguro, conferindo se existe o pequeno cadeado ao lado do link. Esta dica vale para qualquer tipo de pagamento, seja por QR Code, cartão ou qualquer outro.
6. Fácil implementação
Como citado, para implementar no seu estabelecimento é muito fácil! Basta adotar um sistema que aceite o pagamento por QR Code e para o seu cliente só será necessário que ele escaneie o código usando a câmera do smartphone. Em alguns casos, pode ser necessário que ele coloque o valor a ser cobrado e pronto, compra finalizada!
Uma dica para implementar o uso do QR Code no seu estabelecimento é fazer uma boa divulgação de que você aceita este método de pagamento! Para isso você pode deixar essa informação clara nas suas redes sociais, por exemplo. Assim, quem estiver procurando pela sua página pode se sentir mais propenso a conhecer o produto/serviço e optar por pagar com QR Code.
Depois de todas essas vantagens, podemos concluir que a cobrança por QR Code é a solução para qualquer empreendedor(a) que busca diversificar os seus meios de pagamentos, tanto do ponto de vista do quanto é ganho, como da conveniência para o cliente. E a nossa dica final para você é: aproveite para conhecer mais sobre como cobrar por QR Code e comece hoje mesmo a aderir essa tecnologia no seu negócio!