Com o crescimento de serviços e produtos que são comercializados digitalmente, é cada vez mais comum que os meios de pagamento possibilitem formas mais fáceis, transparentes e seguras de cobrança online.
Um modelo automatizado, como a cobrança recorrente, oferece comodidade ao cliente e segurança à empresa. Também é um aliado na hora de cobrar seus clientes em contratos com pagamentos recorrentes.
Saiba mais sobre este método de cobrança e como ele pode ajudar a sua empresa a ter mais previsibilidade.
Veja o passo a passo para fazer cobrança recorrente:
O que é cobrança recorrente?
A cobrança recorrente é normalmente utilizada para o pagamento de produtos e serviços prestados por meio de contratos ou em modelos de assinatura.
Dependendo do acordo firmado entre empresa e cliente, o pagamento pode ser:
- mensal,
- bimestral,
- trimestral,
- semestral ou
- anual.
O pagamento recorrente é uma forma eficaz de cobrar por produtos e serviços que possuem um longo ciclo de vida, como clubes de assinatura, por exemplo. Esse meio de pagamento traz o benefício da conveniência, além de reduzir o risco de inadimplência.
Você já deve ter reparado que de uns tempos para cá, muito dos serviços que você consome está atrelado a uma mensalidade, o que faz parte da economia de recorrência. Uma vez que você faz a primeira compra, os dados usados são utilizados nas cobranças futuras, sem a necessidade de uma nova autorização ou pedido.
Este é o modelo de cobrança usado pelos serviços de streaming (de música, vídeos, séries) e aplicativos e assinaturas (de vinho, cafés, produtos naturais), por exemplo.
Profissionais autônomos, escritórios de advocacia ou contabilidade, escolas, e outros negócios também podem se beneficiar de pagamentos recorrentes para facilitar o fluxo de cobrança da empresa, assim sobra mais tempo para investir na captação de novos clientes e no crescimento do negócio.
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Meios de pagamentos recorrentes
Num sistema de cobrança recorrente é possível utilizar diferentes formas de pagamento para atender seus clientes, veja abaixo alguns destes métodos:
Boleto bancário
O pagamento por boleto bancário é uma excelente opção para as pessoas que não têm cartão de crédito ou conta em banco. É também uma opção prática para os clientes que preferem controlar os pagamentos através de comprovantes.
Num serviço com cobrança mensal, por exemplo, todo mês seu cliente irá receber um novo boleto para pagamento, que ele poderá realizar online se tiver conta bancária ou em uma agência ou casa lotérica.
Para o empreendedor, o boleto também é uma boa opção por ser prático e ter um custo baixo de emissão. Na conta Cora, por exemplo, a emissão e a compensação de boletos é 100% gratuita.
Além disso, ao configurar a opção do Boleto Recorrente da Cora, você consegue definir por quanto tempo a cobrança se repetirá, o valor, os juros (em caso de atraso), a data de vencimento da fatura e o envio automático dos boletos para o e-mail dos seus clientes ou para o seu, caso prefira realizar a cobrança.
Assim, o processo de emissão, envio, recebimento e pagamento recorrente fica extremamente simples e você ainda consegue reduzir a inadimplência da sua empresa com os lembretes automáticos de cobrança.
Leia mais | Chegou o Boleto Recorrente da Cora
Cartão de crédito
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais comum para as empresas que desejam vender neste tipo de modalidade.
Para quem vende, garante que o pagamento será feito em um determinado período de tempo e, como o cliente pode salvar os dados do cartão, este meio de pagamento também evita atrasos e inadimplência.
Para a empresa, o pagamento cai em até 30 dias, mas se for necessário, é possível antecipar o recebimento do valor pagando uma taxa.
Para o cliente, a vantagem é a comodidade de não ter que pagar o serviço a cada ciclo, uma vez que ele será debitado automaticamente. Só é importante garantir o limite no cartão que, durante o tempo contratado, a cobrança será feita automaticamente.
Transferências
Uma outra opção é utilizar a transferência recorrente. Neste caso, o cliente permite que a empresa faça um débito em conta na data e valor acordado, como se fosse uma transferência agendada.
O cliente não precisa se preocupar com o agendamento e a empresa tem a segurança de receber o valor em uma data fixa.
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Cobrança recorrente manual X automatizada: quais as diferenças?
Se a sua empresa presta um serviço de recorrência, é importante investir na cobrança recorrente para garantir a previsibilidade de faturamento e ter mais segurança no dia a dia da empresa. Isto pode ser feito tanto de forma manual quanto automatizada.
De forma manual, a cada novo ciclo de pagamento, você irá enviar aos seus clientes a cobrança no valor e meio de pagamento acordado. E caso você não tenha ainda muitos clientes, é possível realizar a cobrança manualmente.
Por exemplo, num plano mensal, você irá emitir um boleto no mesmo valor a cada mês e enviar para que seu cliente faça o pagamento. No entanto, conforme a sua empresa cresce e você adquire novos clientes é importante pensar num sistema automatizado.
Desta forma, eles serão cobrados nas datas corretas de forma programada, ou seja, você vai emitir a primeira cobrança apenas, e nos próximos ciclos, ela se repetirá no mesmo valor e meio de pagamento definido da primeira vez.
Se o meio de pagamento for cartão de crédito ou transferência bancária, o valor será debitado da fatura do cartão ou da conta bancária informada, já o boleto bancário será enviado automaticamente pelo sistema de cobranças.
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Vale a pena investir em um sistema de cobrança recorrente?
Caso você esteja investindo na prospecção e captação de novos clientes para sua empresa, é importante pensar em como o crescimento da empresa pode afetar o dia a dia e a dinâmica dos seus processos de cobrança.
Por isto, investir em um sistema de cobrança recorrente é a melhor escolha, já que ela garante:
- previsibilidade financeira para sua empresa
- segurança de que as cobranças serão feitas na data correta
- menos atrasos e inadimplência
- praticidade para seus clientes
- aumento da retenção
- ajuda com o fluxo de caixa
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