Nos dias atuais, entender como abordar um cliente pelo WhatsApp se tornou algo essencial para as empresas que desejam fazer parte do dia a dia dos consumidores.
Afinal, esse canal está muito presente na rotina da grande maioria das pessoas, oferecendo excelentes oportunidades para a venda de produtos e serviços. Contanto, claro, que seja utilizado com planejamento e estratégia.
Neste artigo, separamos as principais orientações na hora de preparar as comunicações que serão enviadas para a sua base e alguns exemplos. Confira!
Como abordar um cliente pelo WhatsApp: 5 dicas essenciais
Ainda que este aplicativo esteja muito relacionado com conversas mais informais entre familiares e amigos, a sua acessibilidade e facilidade abrem portas valiosas para que as empresas consigam fechar negócio com o seu público.
O mais importante é que você não só use essa ferramenta com parcimônia (afinal, ninguém gosta de notificações insistentes, não é mesmo?), mas também preste bastante atenção na linguagem que está sendo utilizada.
Vamos às dicas:
1. No primeiro contato, informe ao cliente como você conseguiu o número do celular
O WhatsApp é algo bastante pessoal, portanto, é comum que os usuários se assustem ao receber mensagens de números desconhecidos. Inclusive, podem acabar bloqueando por medo de golpes, spam ou até importunação.
Para evitar que esse problema aconteça, deixe claro para a pessoa como você chegou até o seu contato. Também explique quais vantagens existem de vocês manterem uma conversa usando esse aplicativo.
Também explique como ela pode fazer caso não queira mais receber notificações da sua empresa.
Exemplo:
“Olá, [nome do cliente], tudo bem?
Meu nome é [nome do atendente], eu trabalho na [nome da empresa] e consegui seu contato por meio do último cadastro que você fez com a gente.
Estou abrindo este canal de comunicação entre nós para que possamos atender você com mais rapidez, além de tirar suas dúvidas e enviar avisos de promoções e lançamentos que possam ser do seu interesse.
Estamos sempre buscando novas formas de melhorar a sua experiência conosco!
Caso não deseje mais receber mensagens, basta me informar, que eu retiro o seu contato da nossa lista, combinado?”
2. Evite textos longos e muito técnicos
Na correria do dia a dia, é comum que os consumidores priorizem mensagens mais rápidas e que sejam de fácil assimilação, sobretudo quando estão no meio do expediente de trabalho.
Por isso, sempre que possível, priorize comunicações curtas e que transmitam apenas o necessário. Se precisar dar mais detalhes, envie mais de uma mensagem, o que facilita a sua legibilidade.
E lembre-se: áudios somente se o seu contato der abertura ou diga que é uma preferência. Caso contrário, o melhor é sempre enviar textos escritos.
Exemplo:
“Olá, [nome do cliente], tudo bem?
Passando para avisar que, como estamos no mês do seu aniversário, até o dia xx/xx, você ganhará R$ 25 de desconto na compra de qualquer produto da nossa loja. Basta acessar o nosso site e usar o cupom MEUANIVERSÁRIO.
Caso tenha alguma dúvida, é só me avisar. Aproveite seu presente!”.
3. Personalize suas mensagens ao máximo
Lembra quando falamos que o WhatsApp é um aplicativo que está muito próximo do seu cliente?
Ainda que você utilize textos prontos para facilitar o seu fluxo de prospecção, tente personalizá-lo utilizando o nome do usuário e outros detalhes que mostrem que você tem a preocupação de oferecer um atendimento completo.
Exemplo:
“Olá, [nome do cliente], tudo bem?
Na sua última compra conosco, vimos que você deu preferência para os nossos acessórios dourados.
Esta semana, diversas peças nesse acabamento entraram na promoção e nós fizemos uma seleção especialmente pensada para você. Para conferir, basta clicar aqui: [link do site].
Se você tiver alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar.”
4. Use materiais de apoio caso o cliente queira saber mais sobre os seus produtos ou serviços
Ao conversar com um consumidor e perceber que ele deseja receber mais informações sobre a sua empresa, vale a pena fazer uso de conteúdos mais completos e que ajudem a sanar dúvidas.
Catálogos, apresentações, e-books e vídeos são alguns desses materiais que contribuem para fazer com que a pessoa mergulhe ainda mais no universo do seu negócio. Se eles tiverem uma comunicação visual chamativa, isso aumenta ainda mais as chances de fidelizar o usuário.
Exemplo:
“Olá, [nome do cliente], tudo bem?
Conforme solicitado na sua última visita ao nosso espaço, estamos compartilhando com você o catálogo completo do nosso SPA com as explicações completas sobre cada um dos tratamentos disponíveis.
Dessa forma, você consegue escolher com calma o próximo serviço que fará conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre ele.
Seguimos à disposição!”.
Leia também | Como cobrar um cliente por WhatsApp: 3 modelos de mensagens e dicas
5. Ajude os consumidores a se protegerem de golpes
Infelizmente, os golpes envolvendo o WhatsApp estão cada vez mais comuns. Nesses casos, os criminosos se passam por familiares, amigos ou empresas conhecidas e solicitam transferências urgentes para uma conta específica.
Assim, se o seu empreendimento está fazendo uso desse canal para se comunicar com os clientes, é interessante fazer a sua parte para que não caiam nesse tipo de situação. Isso mostra a sua preocupação com a segurança deles.
Exemplo:
“Olá, [nome do cliente], tudo bem?
Estamos enviando este alerta para lembrá-lo(a) que a [nome da empresa] JAMAIS entra em contato com os clientes por meio do WhatsApp solicitando transferências ou orientando sobre procedimentos.
Caso você receba uma mensagem estranha em nosso nome, fale com a nossa equipe o quanto antes para evitar golpes.
Estamos à disposição em caso de dúvidas.”
Leia mais | A Cora manda mensagem para clientes e não-clientes no WhatsApp?
Dica extra: utilize o WhatsApp Business para fortalecer a sua credibilidade
Por fim, quando falamos sobre utilizar essa ferramenta para falar com o seu público-alvo, nossa última sugestão é apostar no chamado WhatsApp Business. Esse recurso disponibiliza funcionalidades exclusivas para empresas.
As principais incluem: catálogo de produtos, mensagens automáticas, respostas rápidas, etiquetas para categorizar contatos e pagamentos pela plataforma.
Além de simplificar os processos de prospecção, compra e venda, essa opção profissionaliza a sua conta, transmitindo mais segurança para seus clientes na hora das conversas.
Seguindo essas orientações, você conseguirá utilizar esse aplicativo de uma forma muito mais estratégica e assertiva, fortalecendo a imagem do seu empreendimento no mercado.
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