Acompanhar as finanças da sua empresa de perto é um cuidado fundamental para manter o seu negócio no mercado atuando de forma saudável. E abrir uma conta corrente PJ é um passo importante que irá ajudar você (e muito) nesse objetivo.
A falta de gestão e planejamento e a desorganização com as finanças são as principais causas de fechamento das empresas brasileiras nos primeiros três anos de vida. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), isso ocorre com 48% dos negócios e, sem dúvida, ninguém deseja fazer parte dessa triste estatística.
Neste conteúdo, vamos explicar o passo a passo para abrir uma conta PJ gratuita e ajudar você a entender por que esse recurso é tão importante. Vamos lá?
Como escolher um banco para abrir conta corrente PJ?
É verdade que com o avanço tecnológico as opções de bancos para abrir conta corrente PJ aumentaram muito. Por isso, escolher a melhor opção para o seu negócio nem sempre é fácil.
Mas, se você está com essa sensação de não saber como escolher um banco para ter sua conta PJ e quer descobrir qual o melhor, a primeira informação que você deve ter é que não existe exatamente “o melhor” ou “o pior” banco. A melhor instituição financeira para você ter sua conta PJ vai ser sempre aquela que melhor atende suas necessidades.
Quer um exemplo? Vamos supor que você use boletos mensalmente para cobrar seus clientes, mas para emiti-los precisa pagar taxas extras. Neste caso, este banco não está sendo o melhor para você, já que existem instituições, como a Cora, por exemplo, que permitem que você emita quantos boletos quiser gratuitamente.
Portanto, faça uma análise das necessidades da sua empresa para conseguir fazer a melhor escolha para o seu caso e direcione sua pesquisa. E lembre-se que uma conta PJ pode ser muito mais que um simples registro de entradas e saídas: ela pode oferecer uma diversidade de benefícios que irão ajudar de verdade no dia a dia do seu negócio.
Abaixo, a gente cita alguns oferecidos pela conta PJ da Cora. Confira!
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Quais são as vantagens da conta PJ Cora?
A Cora é uma conta digital PJ gratuita que oferece tudo o que você precisa para gerenciar as finanças do seu negócio. Com ela, você pode ter acesso a diversos serviços gratuitos, como:
- Transferências TED e PIX;
- Emissão ilimitada de boletos — incluindo boletos recorrentes, que facilitam a cobrança e podem ajudar a reduzir a inadimplência;
- Projeção do fluxo de caixa;
- Pagamento online de contas e impostos;
- Cartão de crédito empresarial Visa sem anuidade;
- Integração com sua contabilidade, para exportar seus extratos com mais facilidade;
- Suporte especializado no aplicativo;
- Acesso múltiplo para sócios.
Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia
Como abrir conta corrente PJ em 3 passos
Agora que você conhece algumas vantagens da Cora, quer saber como fazer para abrir nossa conta corrente PJ? Veja como funciona!
- Baixe o aplicativo Cora no Google Play (para Android) ou na App Store (para iOS);
- Após o download, na tela inicial, clique em Quero fazer parte;
- Cadastre sua empresa preenchendo os dados do seu negócio e pessoais e pronto! Basta aguardar a aprovação, que normalmente ocorre em poucos minutos.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Lembrando que, para abrir uma conta na Cora, é preciso que você seja o sócio ou representante legal da empresa, que seu negócio tenha CNPJ ativo e que você tenha um documento com foto em mãos. Ah! Confirme se a câmera do seu smartphone está funcionando bem para validar documentos, certo?
Viu como é simples, prático e rápido abrir uma conta corrente PJ na Cora? E agora que você já conhece um pouco mais sobre a gente, fique à vontade para tirar todas dúvidas sobre nós e descobrir por que somos uma instituição financeira confiável.
Por que abrir uma conta corrente PJ?
Imagine que, assim como muitos brasileiros, você sonhou por anos e anos em abrir seu próprio negócio. E, um belo dia, depois de muito trabalho, pesquisa e investimento, você tirou seus planos do papel e abriu sua empresa.
Saiba que este momento , que parece o fim (afinal o objetivo foi alcançado), é só o começo de tudo. A partir de agora você é o responsável por fazer sua empresa dar certo! Ela nasceu e para crescer precisa ser bem conduzida, bem cuidada, bem observada, bem administrada.
E é nessa fase que os erros devem ser evitados ao máximo, pois se a sobrevida das empresas costuma ser tão curta e se já sabemos que problemas de gestão são os principais responsáveis pela falência dos negócios, dá para ter ideia do que fazer e como agir para ficar bem longe daqueles números assustadores do IBGE.
Um dos principais erros de quem está começando a empreender é misturar as contas da empresa (conta PJ) com as contas pessoais (conta PF). Ao fazer isso, fica muito mais difícil entender a realidade do seu negócio e saber se ele está lucrando, se o caixa está saudável, se está tudo indo bem. Você fica, praticamente, às escuras.
Mesmo que sua única renda seja proveniente do seu negócio, ainda assim não dá para simplesmente tirar dinheiro do caixa da sua empresa para pagar a conta de luz da sua casa. A orientação dos especialistas é que quem empreende tenha sempre o seu pró-labore, um salário, e com ele sim as contas pessoais sejam pagas.
E para facilitar toda a administração da sua vida e do seu negócio, o recomendado é que você tenha uma conta corrente da pessoa física e uma conta corrente da pessoa jurídica. Hoje em dia, com tantas contas digitais gratuitas, nem taxa você precisa pagar para nenhuma delas. Ou seja, não tem porque não dar esse passo!
Para além da questão da separação das finanças da empresa e das pessoais, existem muitas outras razões para você ter uma conta corrente exclusiva para a sua empresa desde o início. Objetivamente, abrir uma conta corrente PJ permite que você:
- Previna erros e confusões na declaração do Imposto de Renda, evitando cair na malha fina e ter problemas com a Receita Federal;
- Facilite as movimentações financeiras com seus clientes, principalmente em relação a cobranças;
- Pague suas despesas de forma simplificada;
- Reduza custos com a as taxas de manutenção da conta corrente, caso escolha uma conta jurídica sem cobrança de tarifas;
- Transmita mais credibilidade ao fazer cobranças em nome da sua empresa.
Agora que você já sabe como abrir uma conta corrente PJ e as vantagens que essa decisão podem trazer para o seu negócio, chegou a hora de dar esse passo. Conte com a Cora para ser a sua parceira nessa jornada!
E se quiser, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Cora. Até a próxima e bons negócios!