Tem dúvidas sobre como abrir um escritório de arquitetura? O sonho de boa parte dos profissionais que atuam com Arquitetura é a abertura do próprio escritório. Esse desejo representa um passo muito importante na carreira e, por isso, deve ser tomado com base em planejamento, organização e clareza de objetivos.
Como você deve saber, independentemente do setor de atuação, empreender é sempre um desafio. Então, apesar de saber que a abertura do próprio escritório de arquitetura pode trazer diversas recompensas, não dá para minimizar o esforço necessário para isso.
Mas não se preocupe! Nesse conteúdo te daremos todas as dicas práticas necessárias para você dar os primeiros passos rumo ao sonho de abrir o próprio escritório de arquitetura. Vamos lá?
Como abrir um escritório de arquitetura: primeiros passos
A abertura da empresa em si, em termos burocráticos, não tem muitos segredos. É bem semelhante ao processo de abertura de empresas de outros ramos.
Antes de partir para os aspectos burocráticos, entretanto, recomendamos que você reflita sobre alguns pontos importantes.
Primeiramente, empreender não significa trabalhar apenas com a parte técnica, criativa e projetos. Pelo menos no início, quando você decide abrir um escritório de arquitetura, você precisa ter disposição para fazer atividades relacionadas à contabilidade, aquisição de clientes, marketing, contratos, entre outras.
Tendo clareza sobre esses aspectos ficará mais fácil enfrentar os desafios que, certamente, virão.
Em seguida, recomendamos que pense bem sobre o diferencial que o seu escritório de arquitetura pode oferecer ao mercado. Mesmo com uma estrutura reduzida, é interessante se diferenciar para conseguir se destacar no mar de concorrentes e atrair clientes que estejam alinhados aos seus valores e principais habilidades.
Em seguida, avalie quais tipos de serviços serão oferecidos no seu escritório de arquitetura. De acordo com o Sebrae, “os serviços prestados por um escritório de arquitetura vão desde a consultoria e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de arquitetura de interiores, podendo chegar à coordenação de obras, de paisagismo, planejamento urbano”, e muitos outros.
Essa clareza te ajudará a focar seus esforços, a vender melhor seus serviços e a se posicionar no mercado. Esses passos, por sua vez, são essenciais para que seu negócio se sustente e cresça com o passar do tempo.
Por fim, mas não menos importante que as etapas anteriores, está o orçamento necessário para a abertura do escritório de arquitetura. O valor que você precisará investir dependerá de alguns fatores, tais como:
- Localização e estrutura física
- Contratação de colaboradores e serviços terceirizados
- Documentação necessária
- Divulgação e publicidade inicial
5 dicas práticas para abrir seu escritório de arquitetura
Os primeiros passos que apresentamos representam as reflexões iniciais que, apesar de não serem tão práticas, são essenciais para que você comece seu escritório de arquitetura com o pé direito.
Mas nós sabemos que você ainda deve estar com muitas dúvidas nesse momento: Onde montar o escritório? Quanto preciso investir? Quais equipamentos são necessários? Como alcançar os primeiros clientes? É necessário abrir uma conta bancária PJ?
Agora vem a parte mais prática do conteúdo. Continue com a gente!
1. Busque referências de precificação
Uma das coisas mais difíceis de fazer no início da vida empreendedora é a precificação dos serviços. Por isso, para reduzir a possibilidade de cobrar muito menos – ou muito mais – do que o praticado no mercado pelos seus serviços, converse com colegas de profissão que já têm experiência na área.
2. Formalize o negócio
Nós sabemos que esse processo é chato. Mas, não deixe-o de lado. A formalização, além de trazer maior segurança para seus clientes, também serve como uma garantia para você.
Entre as documentações importantes para a formalização estão:
- Registro na Junta Comercial
- Abertura do CNPJ
- Registro no CAU/BR ou CREA
- Registro da marca no INPI
- Cadastro na Previdência Social
- Pedido de autorização para emissão de nota fiscal.
Leia também | Como abrir um CNPJ? Saiba como formalizar o seu negócio
3. Abra uma conta bancária para Pessoa Jurídica
A organização financeira do seu negócio precisa ser uma prioridade. Por isso, recomendamos fortemente que você separe as contas da empresa das contas pessoais.
Um passo importante nesse processo é a abertura de uma conta PJ para que você centralize os recebimentos, processos de cobrança e gastos do escritório.
Aqui na Cora é super fácil abrir uma conta PJ gratuita e totalmente digital. Nossa conta é ideal para apoiar você que está começando a empreender e não quer comprometer seu orçamento com tarifas abusivas.
Você consegue abrir sua conta em poucos minutos e tem acesso a serviços super práticos, sem pagar nada a mais:
- Transferências do tipo TED e PIX
- Emissão de boletos ilimitada
- Projeção do fluxo de caixa
- Pagamento de contas e impostos
- Cartão Visa Internacional sem anuidade
- Integração com a contabilidade
- Suporte descomplicado no aplicativo, whatsapp e e-mail
- Acesso múltiplo para sócios
4. Aprenda sobre marketing
Aprender sobre marketing te dará ferramentas poderosas para atrair, reter e fidelizar os clientes do seu escritório de arquitetura. E se engana quem pensa que marketing só acontece nas redes sociais!
Na verdade, ter uma estratégia de marketing te permitirá ter clareza sobre seu público-alvo, sobre o seu discurso de vendas, sobre a estruturação do seu site e outros canais de comunicação, e muito mais.
Leia também | Como fidelizar clientes para sua empresa: 7 dicas eficientes
5. Busque ajuda junto aos conselhos de classe e instituições que apoiem empreendedores
Não há nada como ouvir a experiência de quem já fez! Por isso, vale a pena buscar ajuda com instituições que estão preparadas para dar suporte a empreendedores de primeira viagem.
Você pode, por exemplo, ir até ao local de atendimento do seu conselho de classe para entender melhor sobre o mercado, precificação e outros aspectos regulatórios da profissão. Ou, ainda, buscar materiais e cursos do Sebrae, que são bastante interessantes e, certamente, contribuirão para a estruturação do seu negócio.
E aí? Que tal dar os primeiros passos para abrir seu escritório de arquitetura? Conte com a Cora para ficar livre das taxas bancárias nesse processo!