A abertura de qualquer negócio exige planejamento e estratégia, mas talvez essa responsabilidade seja ainda maior quando o assunto é como abrir uma escola. Além de todas as questões burocráticas e financeiras que envolvem uma empresa, a instituição de ensino também exige outras especificações.
Antes mesmo de você começar a pensar em captar alunos, é necessário que o seu negócio consiga se destacar da concorrência. Por isso, um dos primeiros passos é refletir sobre o que sua escola pode oferecer de diferente, como um meio de ganhar mais a atenção das pessoas e, aos poucos, receber credibilidade.
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Existe um passo a passo de como abrir uma escola?
Na realidade, não há nenhuma receita que ensina como deve ser feita a abertura de uma instituição escolar. De início, as orientações são semelhantes a qualquer outro tipo de empresa: faça uma pesquisa de mercado eficiente, priorizando informações sobre os futuros concorrentes, as principais dificuldades da área de atuação, qual será o impacto do seu negócio na realidade regional, dentre outros pontos.
Nessa etapa, também é válida a definição de alguns detalhes importantes, como qual será o seu público alvo, qual nível de educação você irá oferecer e, principalmente, o capital inicial de investimento. Ao fazer esse levantamento, anote desde gastos com a regularização da escola, até expectativas em relação à propaganda que será feita futuramente.
Principais pontos a serem considerados ao abrir uma escola
Em primeiro lugar, liste todos os fatores relacionados à estrutura da escola: você começará ela do zero ou prefere alugar/comprar um espaço já pronto? Mesmo que opte por um imóvel pronto, veja os investimentos que deverão ser feitos para que o local atenda às exigências, como por exemplo a garantia de que cada aluno terá 1,2m² na sala de aula – condição determinada pelo governo brasileiro.
O ambiente deve ser seguro para os alunos e colaboradores, além de oferecer espaços voltados para atividades físicas (pátio), laboratórios, biblioteca, banheiros e outros tipos de salas à disposição dos funcionários. Não se esqueça de avaliar bem a localização da escola para que ela seja favorável ao seu investimento.
Depois de considerar toda a estrutura escolar, alinhe as exigências referentes aos materiais oferecidos: livros na biblioteca, itens esportivos para aulas de educação física, computadores, mesas, cadeiras, lousas e até objetos que serão utilizados e repostos com frequência, como produtos de limpeza, de higiene, apagadores, canetas e lápis, entre outros.
Dedique um tempo especial para a escolha das pessoas que trabalharão na escola
A contratação de colaboradores também tem que ser planejada antes. Deve-se considerar todos os funcionários que atuam em uma escola, desde professores, até a equipe administrativa e da limpeza. Não deixe essa etapa por último, afinal, a sua instituição de ensino só poderá atuar depois que tudo estiver dentro dos conformes.
Ao escolher os professores que trabalharão no dia a dia escolar, tenha em mente já qual será a linha pedagógica abordada na sua instituição. Existem diversos sistemas de ensino disponíveis e que podem oferecer diferentes propostas no desenvolvimento educacional. Considere aquele que mais se aplica à sua vontade e expectativa.
Vale lembrar que qualquer instituição de ensino, para funcionar corretamente, precisa contar com o seguinte quadro de funcionários:
- Profissionais de administração executiva,
- Profissionais do setor financeiro,
- Encarregados da limpeza e segurança,
- Profissional da psicologia,
- Profissionais habilitados em primeiros socorros,
- Corpo docente, que compreende profissionais de diversas formações em licenciatura.
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Quais documentos são necessários?
Conhecer a legislação é fundamental para quem está pesquisando sobre como abrir uma escola. Ou seja, você precisar conhecer bem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as demais leis da sua localidade (nos âmbitos estadual e municipal).
Isso porque a instituição deverá ser registrada na prefeitura da sua cidade, afinal, ela é uma empresa. Como se trata de uma empresa do setor educacional, os órgãos que estarão envolvidos no processo serão a Secretaria de Educação, o Ministério da Educação e a Delegacia de Ensino do município.
O registro de um escola pode variar de região para região, mas, em geral, os documentos necessários para a regularização do negócio são:
- Requerimento da Secretaria de Educação assinado pelo representante (evidência de a solicitação da regularização da instituição de ensino foi feita);
- Cópia autenticada do cartão de CNPJ e do contrato social da instituição;
- Certidões Negativas dos Cartórios de Protesto do seu município (cópias ou originais);
- Termo de responsabilidade, também assinado pelo representante;
- Declaração de Idoneidade (você pode encontrar o modelo no site da Secretaria da Educação);
- Escritura do imóvel ou comprovação do aluguel onde será instalada a escola;
- Planta completa do imóvel, incluindo com a legenda descritiva do que será cada área da instituição;
- Documentação completa do quadro de funcionários (com funções descritas e horários);
- Projeto político-pedagógico (em duas vias);
- Regimento escolar (em duas vias).
E por falar nisso, mantenha a documentação em dia, para que a escola esteja sempre regularizada e não haja problemas com a fiscalização. Esse é um tipo de compromisso que garante segurança não só para a empresa, como também para os estudantes e profissionais que ali atuam.
Tudo pronto para abrir a escola!
Depois que a parte mais burocrática for concluída, sua escola já estará pronta para começar o período letivo. No começo, a tendência é que seja mais difícil captar alunos, por isso é essencial investir em um bom plano de marketing. Nesse sentido, ter na sua equipe de profissionais da área da comunicação pode ajudar muito a sua instituição de ensino a ganhar mais visibilidade.
Além disso, outra forma de garantir maior visibilidade e captar mais alunos é através de marketplaces como o Melhor Escola, que possui mais de 8 mil escolas parceiras que oferecem vagas com bolsas de estudos de 20% até 80%. O alcance do portal ajuda na captação de alunos porque as escolas conseguem se apresentar para novas famílias e expor todos os seus diferenciais.
Um bom plano de comunicação, além de divulgar o seu colégio, também pode fazer com que ele tenha uma imagem positiva perante o público. Com o tempo, a credibilidade da escola aumenta a partir dos feedbacks, mas até que isso aconteça, mantenha uma estratégia de propaganda apropriada para o seu público alvo.
De maneira organizada, é possível alcançar esse objetivo e contribuir para o desenvolvimento das gerações mais novas, a partir do ensino básico. Os resultados são vistos não apenas no lucro, mas também nas habilidades que os alunos irão adquirir com o suporte oferecido pela sua instituição.